Exercícios de Platelmintos

Voltar para Platelmintos

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Platelmintos dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - CFTMG 2013
    A figura abaixo representa o ciclo de vida de um determinado verme. Fonte:http://www.bvsalutz.coc.fiocruz.br/html/pt/static/galerateen/viagens.htm Acesso em 28 set.2012. Uma das principais medidas de controle da doença provocada pelo verme em foco é:
  2. 2. ENEM 2005
    Cândido Portinari (1903-1962), um dos mais importantes artistas brasileiros do século XX, tratou de diferentes aspectos da nossa realidade em seus quadros. Sobre a temática dos "Retirantes", Portinari também escreveu o seguinte poema: "(...) Os retirantes vêm vindo com trouxas e embrulhos Vêm das terras secas e escuras; pedregulhos Doloridos como fagulhas de carvão aceso Corpos disformes, uns panos sujos, Rasgados e sem cor, dependurados Homens de enorme ventre bojudo Mulheres com trouxas caídas para o lado Pançudas, carregando ao colo um garoto Choramingando, remelento (...)"     (Cândido Portinari. "Poemas". Rio de Janeiro: J. Olympio, 1964.) No texto de Portinari, algumas das pessoas descritas provavelmente estão infectadas com o verme Schistosoma mansoni. Os "homens de enorme ventre bojudo" corresponderiam aos doentes da chamada "barriga d'água". O ciclo de vida do Schistosoma mansoni e as condições socioambientais de um local são fatores determinantes para maior ou menor incidência dessa doença. O aumento da incidência da esquistossomose deve-se à presença de
  3. 3. ENEM 2013
    Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros. ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988. O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de
  4. 4. FGV 2014
    A difilobotríase é uma parasitose adquirida pela ingestão de carne de peixe crua, mal cozida, congelada ou defumada em temperaturas inadequadas, contaminada pela forma larval do agente etiológico. O ciclo do parasita envolve a liberação de proglotes pelas fezes humanas repletas de ovos, que eclodem na água e passam a se hospedar sequencialmente em pequenos crustáceos, em pequenos peixes e, finalmente, em peixes maiores que, ao serem ingeridos nas condições citadas, contaminam os seres humanos. As informações descritas sobre o ciclo da difilobotríase permite notar semelhanças com o ciclo da:
  5. 5. ENEM 2015
    Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L. MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3. 2010 (adaptado). O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da
  6. 6. UERJ 1998
    A neurocisticercose, uma doença cerebral fácil de ser erradicada, mas praticamente incurável em sua fase crônica, esta crescendo no Brasil. O parasita que provoca a neurocisticercose infesta o organismo através da:
  7. 7. MACKENZIE 2002
    A respeito dos platelmintos é INCORRETO afirmar que:
  8. 8. CEFET-MG 2015
    Analise a seguinte ilustração. A parasitose que pode ter sua incidência reduzida por esse simples hábito é a
  9. 9. UNICAMP 2011
    A teníase e a cisticercose são doenças parasitárias que ainda preocupam as entidades sanitaristas. São medidas que controlam a incidência de casos dessas parasitoses: lavar bem os alimentos e tomar água fervida ou filtrada, para evitar a:
  10. 10. UNISINOS 2016
    Os platelmintos (Filo Platyhelmintes) são animais invertebrados que possuem o corpo achatado. As características que os diferenciam dos outros invertebrados são: sistema circulatório __________; sistema digestivo __________; e excreção realizada através de __________. Sobre as características diferenciais dos platelmintos descritas acima, qual das alternativas abaixo preenche correta e respectivamente as lacunas?
  11. 11. UFRN 2012
    Leia o texto que segue: "A esquistossomose mansônica é uma endemia mundial, ocorrendo em 52 países e territórios, principalmente na América do Sul, Caribe, África e Leste do Mediterrâneo, onde atinge as regiões do Delta do Nilo, além de países como Egito e Sudão. No Brasil, a transmissão ocorre em 19 estados, numa faixa contínua ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, na região Nordeste, alcançando o interior do Espírito Santo e Minas Gerais, no Sudeste." Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde. 6ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. O texto ressalta a grande ocorrência da esquistossomose no Mundo e no Brasil, permitindo pensar suas formas de prevenção. Sabe-se que as ações de educação em saúde e a mobilização comunitária são muito importantes no controle desse mal, e que o saneamento ambiental é da maior eficacia para as modificações de caráter permanente das condições de transmissão da esquistossomose. Com o objetivo de quebrar o ciclo de vida do parasita, para prevenir essa doença, deve-se:
  12. 12. UFJF 2011
    A esquistossomose intestinal é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni (Platyhelminthes, Trematoda, Digenea), também conhecida como “xistose” ou “barriga-d’água”. O Brasil é um foco endêmico da esquistossomose, com mais de seis milhões de pessoas infectadas. O ciclo do Schistosoma mansoni envolve dois hospedeiros; o homem é o hospedeiro definitivo e os caramujos aquáticos do gênero Biomphalaria são os hospedeiros intermediários. As formas de controle da doença envolvem o tratamento das pessoas doentes, a implantação de medidas de saneamento básico e a eliminação dos moluscos hospedeiros intermediários. Sobre as formas de controle da doença mencionadas acima, leia as seguintes afirmativas: I. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicação anti-helmíntica visa à eliminação das formas adultas do parasito, as quais só estão presentes no hospedeiro definitivo. II. O tratamento das pessoas doentes por meio do uso de medicação anti-helmíntica visa à eliminação das formas larvais do parasito, que só estão presentes no hospedeiro definitivo. III. A implantação de medidas de saneamento básico impede que os ovos do parasito, eliminados com as fezes do hospedeiro definitivo, cheguem aos corpos de água (rios, açudes, córregos) e liberem os miracídios, que são larvas infectantes para os hospedeiros intermediários. IV. A eliminação dos moluscos visa à interrupção do ciclo do parasito, uma vez que as cercárias, que são as formas infectantes para os humanos, só se desenvolvem nos moluscos hospedeiros intermediários. V. A eliminação dos moluscos visa à interrupção do ciclo do parasito, uma vez que os ovos do Schistosoma mansoni, que são as formas infectantes para os humanos, são eliminados com as fezes dos moluscos. Estão corretas:
  13. 13. FATEC 1992
    No ciclo evolutivo da 'Taenia solium', o homem fará o papel de hospedeiro intermediário quando:
  14. 14. UNEMAT 2010
    Sobre os pIateImintos, é correto afirmar que todos são:
  15. 15. UFSJ 2013
    Leia atentamente o texto abaixo, que apresenta algumas informações sobre os platelmintos. Os platelmintos são animais acelomados. Nesses animais, a mesoderme preenche o espaço da blastocele, formando um tecido chamado mesênquima ou parênquima. Outra característica marcante nos platelmintos é que eles possuem o corpo achatado dorsoventralmente. Como não existem sistemas que permitam a circulação de substâncias, as mesmas são veiculadas por difusão célula a célula no mesênquima. Sobre os platelmintos, assinale a alternativa CORRETA.
  16. 16. UEL 2013
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A figura mostra um modelo de organismo com simetria bilateral. Nos grupos animais, o aparecimento da biIateraIidade está associado às seguintes características morfofisiológicas:
  17. 17. UFRRJ 2003
    No ciclo evolutivo da 'Taenia solium' (tênia) o homem pode atuar tanto como hospedeiro intermediário como hospedeiro definitivo. A forma de infestação nessas duas situações ocorre, respectivamente, ao
  18. 18. G1 - UTFPR 2011
    A tênia ou solitária é um verme chato causador de uma doença humana conhecida como teníase. No ciclo normal da doença, uma pessoa adquire o verme através da ingestão de carne mal cozida. O verme se desenvolve no sistema digestório do ser humano, que é o hospedeiro definitivo do verme, se reproduz e elimina ovos que saem com as fezes. Um ambiente contaminado com fezes de uma pessoa doente pode transmitir ovos para um animal, que é o hospedeiro intermediário da doença. Em um ciclo anormal da doença, uma pessoa pode se contaminar com os ovos que estão no ambiente, sem que eles passem pelo hospedeiro intermediário. Esse ciclo anormal desenvolve uma doença chamada de cisticercose. Assinale a alternativa que contenha o nome do verme causador da cisticercose e seu hospedeiro intermediário.
  19. 19. UECE 2007
    A denominação células-flama provém da aparência destes tipos de células, as quais apresentam tufos de cílios que se assemelham à chama de uma vela. Estão presentes nos platelmintos, funcionando no processo de
  20. 20. UFSCAR 2003
    Uma pessoa vegetariana estrita e que nunca teve contato com água onde vivem caramujos foi diagnosticada como portadora de larvas de tênia encistadas em seu cérebro. Isso é
  21. 21. UFC 2004
    Assinale a alternativa que apresenta o conjunto celular mais primitivo que se assemelha, em função, ao tecido conjuntivo de um animal cordado vertebrado.
  22. 22. PUC-SP 2002
    Em vários córregos existentes na periferia de uma cidade, foram encontradas larvas denominadas miracídios. Essas larvas dariam segmento ao ciclo de vida do verme ___(1)___ se pudessem se instalar no corpo de um ___(2)___. No trecho acima, as lacunas 1 e 2 devem ser preenchidas corretamente e respectivamente por
  23. 23. UFES 2004
    No ciclo de vida do animal ilustrado acima, os humanos podem assumir o papel de hospedeiro intermediário. Essa situação pode ocorrer, se o homem
  24. 24. PUC-MG 2006
    O 'Schistosoma mansoni' provoca no homem a esquistossomose ou barriga d'água (ascite), muito comum no Brasil. Esse Trematódeo parasita as veias do intestino, afetando também o fígado e vias urinárias. É CORRETO afirmar sobre a esquistossomose:
  25. 25. PUC-MG 2005
    No Brasil, a esquistossomose encontra-se em expansão, com focos surgindo nas cidades do sul e noroeste de Minas Gerais. Assinale a opção INCORRETA.
  26. 26. UESC 2011
    As espécies do gênero Schistosoma que afetam o homem chegaram às Américas durante o tráfico de escravos (S. mansoni) e com os imigrantes orientais e asiáticos (S. haematobium e S. japonicum). Entretanto, apenas o S. mansoni aqui se fixou, seguramente pelo encontro de bons hospedeiros intermediários e pelas condições ambientais semelhantes às da região de origem. NEVES, David Pereira. Parasitologia Humana. 10a ed. São Paulo: Atheneu, 2002. p 175. Considerando-se as informações apresentadas a respeito da biologia desse parasita, é correto afirmar:
  27. 27. PUC-MG 2007
    Dentre os seres vivos, as planárias são conhecidas pela sua grande capacidade regenerativa. Sobre esses animais, é correto afirmar, EXCETO:
  28. 28. UESPI 2012
    A Tenia saginata e a Tenia solium são vermes prevalentes em comunidades humanas de várias partes do mundo. Considerando o ciclo de vida das tênias, ilustrado abaixo, é correto concluir que:  
  29. 29. FUVEST 2002
    Uma criança foi internada em um hospital com convulsões e problemas neurológicos. Após vários exames, foi diagnosticada cisticercose cerebral. A mãe da criança iniciou, então, um processo contra o açougue do qual comprava carne todos os dias, alegando que este lhe forneceu carne contaminada com o verme causador da cisticercose. A acusação contra o açougue
  30. 30. PUC-PR 2003
    O 'Phylum Platyhelminthes' engloba milhares de espécies animais, na maioria das vezes, com corpo achatado dorsiventralmente, em forma de fita. Muito deles são de vida livre, como as planárias, outros importantes parasitas de vertebrados. Assinale a alternativa que apresenta espécies de platelmintos que podem parasitar o homem:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login