UFPEL 2007

Uma doença que vence o tempo amarra a Pelotas do final do século 19 e das primeiras décadas do século 20. Após causar a morte de milhares de pessoas entre 1890 e 1930, a tuberculose ainda contamina e preocupa as autoridades médicas. A enfermidade atinge de 15 a 30 pessoas por mês na cidade.
A Aids contribuiu para o retorno, com força, da tuberculose. O Brasil já registra casos de tuberculose multirresistente, em que o variante do microrganismo patogênico não e sensível aos medicamentos habituais.
"Diário Popular", 03/09/2006 [adapt.].

Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmativas.

I. A resistência que alguns bacilos da tuberculose têm apresentado deve-se principalmente à variação genética deste organismo, originária principalmente pela troca de DNA entre bactérias no processo de reprodução por divisão binária.
II. Para combater a tuberculose utilizam-se medidas como a imunização, através da vacina BCG - anticorpos contra o bacilo de Koch injetados nas pessoas -, além da higiene e saneamento.
III. A tuberculose e causada por uma bactéria - seres unicelulares procarióticos - que se instala preferencialmente nos pulmões, podendo, entretanto, afetar outros órgãos.
IV. A Aids contribui para o aumento dos casos de tuberculose, pois o vírus HIV ataca os linfócitos - células responsáveis pela defesa imunitária do organismo -, facilitando a infecção por agentes causadores de doenças oportunistas, como a tuberculose.

Estão corretas as afirmativas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login