Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

PUC-PR 2008

Com o processo de colonização no país e com a intensa devastação da cobertura vegetal, ocorre o desequilíbrio ambiental. Ao se retirar a vegetação, os animais silvestres que vivem nas matas se afugentam para outras áreas ou até mesmo entram em extinção. Por isso, os insetos vetores de doenças que se alimentam de sangue destes animais, encontram abrigos nas habitações humanas e alimento em abundância, ou seja, o sangue dos animais domésticos e do homem, levando o aumento na incidência de doenças infecto-parasitárias.
(Caminhos de Geografia 2(3)57-73, mar 2001, p. 58).

Sobre estas doenças, analise as afirmações a seguir

I. Uma das medidas mais eficazes no combate a tripanossomíase no Brasil é a melhoria das condições de habitação associada ao combate ao agente transmissor invertebrado.
II. Insetos dípteros do gênero Aedes sp são os principais vetores da Leishmaniose tegumentar no Brasil. Neste caso, as fêmeas desse inseto têm o hábito de evacuar próximo ao ponto da picada, após a ingestão de sangue.
III. Alguns hemípteros do gênero Triatoma sp são conhecidos transmissores do protozoário flagelado Trypanosoma cruzi causador da doença conhecida como "barriga d'água". O saneamento básico é fundamental no combate a esta doença.
IV. A filariose e uma doença transmitida ao homem por picada de mosquitos pium ou pólvora do gênero Culex sp contaminados com o nematoide Onchocerca volvulus.
V. A malária, maleita ou impaludismo é uma doença causada por protozoário esporozoário e transmitida ao homem por insetos dípteros que possuem hábitos noturnos e cujas fêmeas são hematófagas.

Estão corretas:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login