Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Sistema Cardiovascular ou Circulatório

Voltar para Sistema Cardiovascular ou Circulatório

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistema Cardiovascular ou Circulatório dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UERJ 2016
    Um morador de uma cidade situada no nível do mar decidiu passar um período de férias em uma cidade com altitude de 2500m. Antes da viagem, os resultados de seu exame de sangue eram compatíveis com a normalidade em todos os parâmetros medidos. No entanto, logo nos primeiros dias da viagem, sentiu fortes tonturas e dores de cabeça, apesar de não ter entrado em contato com agentes infecciosos ou com substâncias químicas nocivas ao organismo. As condições ambientais responsáveis pelo surgimento desses sintomas são também responsáveis por estimular o organismo dessa pessoa a produzir um maior número de células denominadas: 
  2. 2. UEMA 2015
    O ar que respiramos torna-se cada vez mais rarefeito à medida que aumentamos de altitude. Pessoas que se deslocam para cidades com altitude mais elevada podem apresentar distúrbios como dores de cabeça, tontura e sangramento nasal em virtude da baixa oferta de O2. Para a realização de uma partida de futebol entre a seleção do Brasil e a seleção da Bolívia na cidade de La Paz, situada a 3.660m acima do nível do mar, os jogadores brasileiros necessitaram de um período de adaptação na cidade boliviana com o objetivo de obter um melhor rendimento em campo. Essa adaptação gerou no organismo dos jogadores o aumento da produção de
  3. 3. ENEM 2011
    A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor desejado, é realizada a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são devolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria. Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado). A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
  4. 4. FATEC 2000
    Dentre os elementos flgurados do sangue, as plaquetas são responsáveis por
  5. 5. PUC-RJ 2006
    Ao fazer um exame sanguíneo, um indivíduo constata em seu resultado que sua taxa de hemoglobina está mais baixa que o normal, e que sua taxa de açúcar está acima do nível considerado normal. Seu médico suspeitará imediatamente de que este indivíduo pode estar com as seguintes alterações metabólicas, respectivamente:
  6. 6. UFRGS 2011
    Um reduzido suprimento de sangue no músculo cardíaco de mamíferos acarreta
  7. 7. UFRN 2013
    Uma pessoa foi fazer um hemograma e obteve o resultado abaixo. Considerando os valores obtidos, apresentados no resultado do hemograma, é correto afirmar que
  8. 8. UEL 2000
    Os esquemas a seguir referem-se à circulação de três grupos de vertebrados. A partir deles foram feitas as aflrmações seguintes: I. Nos peixes, o sangue passa uma só vez pelo coração a cada ciclo. II. No ventrículo dos anfíbios, ha mistura de sangue arterial com venoso. III. Nos mamíferos, não há mistura entre sangue arterial e venoso. É correto o que se aflrma em:
  9. 9. UNESP 2013
    Leia. Quando abrirem meu coração Vão achar Sinalização De mão e contramão. (Millôr Fernandes. Veja, 04.04.2012.) No contexto da biologia, os versos de Millôr Fernandes, falecido em 2012, podem ser usados para ilustrar, de maneira poética, as características de um sistema circulatório em que os sangues arterial e venoso seguem fluxos distintos, sem se misturarem. Nessas condições, o protagonista desses versos poderia ser
  10. 10. FATEC 2013
    Os trilhões de células que constituem o corpo humano precisam de água e de variados tipos de nutrientes, além de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Os nutrientes absorvidos nas células intestinais e o gás oxigênio absorvido nos pulmões são distribuídos as células do corpo pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de vasos sanguíneos, pela qual circula o sangue impulsionado pelo coração. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
  11. 11. FUVEST 2013
    Nos mamíferos, o tamanho do coração é proporcional ao tamanho do corpo e corresponde a aproximadamente 0,6% da massa corporal. O gráfico abaixo mostra a relação entre a frequência cardíaca e a massa corporal de vários mamíferos. O quadro abaixo traz uma relação de mamíferos e o resultado da pesagem de indivíduos adultos. Considerando esse conjunto de informações, analise as afirmações seguintes: I. No intervalo de um minuto, a cuíca tem mais batimentos cardíacos do que a capivara. II. A frequência cardíaca do gambá é maior do que a do bugio e menor do que a do sagui. III. Animais com coração maior têm frequência cardíaca maior. Está correto apenas o que se afirma em
  12. 12. ENEM 2013
    Milhares de pessoas estavam morrendo de varíola humana no final do século XVIII. Em 1796, o médico Edward Jenner (1749-1823) inoculou em um menino de 8 anos o pus extraído de feridas de vacas contaminadas com o vírus da varíola bovina, que causa uma doença branda em humanos. O garoto contraiu uma infecção benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculou, no mesmo menino, o pus varioloso humano, que causava muitas mortes. O menino não adoeceu. Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 5 dez. 2012 (adaptado). Considerando o resultado do experimento, qual a contribuição desse médico para a saúde humana?
  13. 13. UNESP 2014
    Três pacientes recorreram a um laboratório de análises clínicas para fazer um hemograma, exame que registra informações sobre os componentes celulares do sangue. O paciente 1, bastante pálido, apresentava cansaço constante; o paciente 2 era portador do vírus HIV e apresentava baixa imunidade; o paciente 3 trazia relatos de sangramentos por causa ainda a ser investigada. As fichas de registro, A. B e C, apresentam alguns resultados dos exames desses três pacientes: É correto afirmar que as fichas A, B e C correspondem, respectivamente, aos pacientes:
  14. 14. UDESC 2014
    Analise as proposições em relação à circulação humana. I. O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito por meio da válvula mitral, e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo pela válvula tricúspide. II. O coração é envolto pelo pericárdio (membrana dupla) e possui quatro câmaras: dois átrios e dois ventrículos. III. O coração se contrai e relaxa. A fase de contração denomina-se sístole e a de relaxamento, diástole. IV. A artéria aorta está ligada ao ventrículo direito pelo qual sai o sangue rico em gás carbônico. Assinale a alternativa correta.
  15. 15. UERJ 2017
    Em avaliações físicas, é comum a análise conjunta de duas variáveis: 1. débito cardíaco – volume de sangue que o coração é capaz de bombear em determinado período de tempo; 2. frequência cardíaca – número de batimentos do coração nesse mesmo período de tempo. Em geral, atletas apresentam elevado débito cardíaco, ou seja, o coração bombeia um volume maior de sangue com menos batimentos, se comparado a um indivíduo sedentário. Admita que quatro homens não fumantes, sem diagnóstico de patologia cardíaca, com mesmo peso corporal e idade, foram submetidos à corrida em uma mesma esteira. Durante esse processo, foi registrado o débito cardíaco de cada um, obtendo-se os resultados indicados no gráfico. De acordo com os resultados apresentados, a curva que representa o indivíduo com maior frequência cardíaca é:
  16. 16. UNICAMP 2012
    A pressão parcial do gás O2 (pO2) e a do gás CO2 (pCO2) foram medidas em duas amostras (I e II) de sangue colhidas simultaneamente de um homem normal. A amostra I teve pO2 = 104 mm Hg e pCO2 = 40 mm Hg, enquanto a amostra II teve pO2 = 40 mm Hg e pCO2 = 45 mm Hg. Em relação ao caso em análise, é correto afirmar que:
  17. 17. UFSM 2007
    No tipo mais comum de hemofilia, há a incapacidade de produção do fator VIII, necessário ao processo de coagulação sanguínea. Esse processo envolve enzimas que, para seu funcionamento, devem estar associadas a(à)
  18. 18. UDESC 2013
    Analise as proposições em relação à circulação sanguínea humana. I. As veias possuem uma camada espessa de tecido conjuntivo e muscular para poder suportar a pressão sanguínea vinda do coração, que aumenta na medida em que o sangue se afasta do coração. II. No coração, o sangue que sai do ventrículo esquerdo pela artéria aorta é rico em oxigênio. III. A circulação que leva o sangue rico em oxigênio para os pulmões e o coração é chamada de pequena circulação. IV. O sangue rico em gás carbônico passa do átrio para o ventrículo direito. Depois, o sangue é bombeado para as artérias pulmonares, direita e esquerda, que levam o sangue para os pulmões para que ocorra a hematose. Assinale a alternativa correta.
  19. 19. PUC-SP 2012
    “Por meio de _____(I)_____, o sangue _____(II)_____ chega ao coração e sai deste para os tecidos por meio da _____(III)_____”. No trecho acima, as lacunas I, II e III, podem ser preenchidas correta e respectivamente, por
  20. 20. PUCRJ 1999
    Alguns jogos da Taça Libertadores da América são realizados na cidade de La Paz, situada a 3635m de altitude. Os jogadores do Rio de Janeiro transportados para esta cidade podem apresentar o seguinte processo:
  21. 21. ENEM 2016
    O eletrocardiograma, exame utilizado para avaliar o estado do coração de um paciente, trata-se do registro da atividade elétrica do coração ao longo de um certo intervalo de tempo. A figura representa o eletrocardiograma de um paciente adulto, descansado, não fumante, em um ambiente com temperatura agradável. Nessas condições, é considerado normal um ritmo cardíaco entre 60 e 100 batimentos por minuto. Com base no eletrocardiograma apresentado, identifica-se que a frequência cardíaca do paciente é  
  22. 22. UNESP 2013
    O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condições, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimento respiratório, trocam com o meio exterior, em média, apenas 0,5 litro de ar. Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos. Desse modo, considerando a fisiologia e a anatomia do aparelho respiratório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui
  23. 23. ENEM 2013
    A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O). ` A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e
  24. 24. FGV 2014
    Um dos procedimentos médicos em casos de obstrução de vasos sanguíneos cardíacos, causada geralmente por acúmulo de placas de gordura nas paredes (Figura 1), é a colocação de um tubo metálico expansível em forma de malha, denominado stent (Figura 2). evitando o infarto do miocárdio. Tal procedimento, quando realizado nas artérias coronárias, tem como objetivo desbloquear o fluxo sanguíneo responsável pela condução de gás oxigênIo:
  25. 25. UEMG 2013
    O líquido extracelular é transportado por todo o corpo em duas etapas: na primeira, por meio do movimento do sangue pelos vasos sanguíneos, e, na segunda, pelo movimento do líquido entre os capilares sanguíneos e as células. A medida que o sangue atravessa os capilares, produz-se também um intercâmbio contínuo de líquido extracelular entre a porção de plasma de sangue e o líquido intersticial que ocupa os espaços entre as células. Os capilares são permeáveis à maioria das moléculas presentes no plasma sanguíneo, podendo tais moléculas se difundir em ambos os sentidos entre o sangue e os espaços tissulares, com exceção de proteínas. Desse modo, o líquido extracelular de qualquer zona do corpo, tanto do plasma quanto dos espaços intersticiais, se encontra em um processo de mesclagem contínua, mantendo assim uma homogeneidade quase completa em todo o corpo. O fluxo dos líquidos corpóreos é determinado pelas pressões:
  26. 26. ALBERT EINSTEIN 2017
    O esquema abaixo representa, de forma simplificada, o coração humano. Há grandes vasos que levam sangue dos órgãos e tecidos para o coração e outros que levam sangue desse órgão para outras partes do corpo. No coração humano
  27. 27. UNIFOR 2018
    Observe a tabela abaixo sobre os efeitos da exposição a baixas pressões atmosféricas sobre as concentrações de gases alveolares e a saturação de oxigênio. Interpretando a tabela acima, pode-se afirmar que:
  28. 28. UEPA 2017
    O corpo humano é capaz de realizar diversas atividades em decorrência de ser constituído por estruturas teciduais e sistêmicas compostas por tecidos e órgãos diferenciados, que atuam juntos para garantir o funcionamento adequado do organismo. Esses sistemas, que podem ser definidos como conjuntos de órgãos e que apesar de estarem ligados, realizam atividades específicas e bem definidas. Modificado: Principais sistemas do corpo humano. Acessado em 03/04/2017.Disponível: http//: http://biologianet.uol.com.br /anatomiafisiologia-animal/principais-sistemas-corpo-humano.htm   Com base no tema abordado no Texto, leia as alternativas abaixo e assinale a correta:
  29. 29. UNIRG 2018
    O processo respiratório é essencial para a absorção da energia química dos alimentos ingeridos, que será utilizada em diversas atividades metabólicas. No sistema circulatório humano, a troca gasosa relativa ao oxigênio, ocorre (marque a alternativa correta):
  30. 30. UFAM 2017
    O sistema vascular permite o transporte e a troca de metabólitos e gases através do corpo dos metazoários. Há uma hierarquia quanto ao diâmetro da vasculatura e a efetividade dessas trocas. Pergunta-se: (i) a que nível da hierarquia vascular ocorrem as trocas gasosas? e (ii) que camada em uma artéria é composta principalmente por músculo liso? Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA que responde às perguntas (i) e (ii), respectivamente:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login