Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistema Endócrino dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    CEFET-MG 2014

    Analise o seguinte esquema O hormônio responsável pelos eventos indicados é a(o)

  2. 2

    FGV 2008

    Flávio, que e portador do vírus da AIDS, mantém uma relação estável com Simone, que não é portadora do vírus. O casal não pretende ter filhos e deseja se precaver contra o risco de Simone também adquirir o vírus. Neste caso, o procedimento mais adequado é

  3. 3

    UFSM 2015

    As modificações no consumo de alimentos da população brasileira − baixa quantidade de fibras, aumento da proporção de gorduras e açúcares da dieta − associadas a um estilo sedentário levam, entre outros fatores, a um aumento no índice de obesidade e diabetes. Nesse último caso, o(a) ________________ diminui ou cessa totalmente a produção de ________________, que reduz o nível de glicose no sangue. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas

  4. 4

    UNICHRISTUS 2018

    Utilize a ilustração para responder à questão As ilustrações das células A e B, relacionadas ao organismo humano, apresentam informações que podem ser associadas ao desempenho da função

  5. 5

    UERJ 2012

    Uma das consequências do acidente nuclear ocorrido no Japão em março de 2011 foi o vazamento de isótopos radioativos que podem aumentar a incidência de certos tumores glandulares. Para minimizar essa probabilidade, foram prescritas pastilhas de iodeto de potássio à população mais atingida pela radiação.  O consumo dessas pastilhas de iodeto de potássio pode diminuir a incidência de tumores na seguinte glândula:

  6. 6

    ENEM 2017

    Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humano, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluírem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio. Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana?

  7. 7

    UNICAMP 2017

    O gráfico a seguir representa a variação do índice glicêmico após a ingestão de dois alimentos (mesma quantidade, pela mesma pessoa, mas em momentos diferentes). A linha pontilhada representa o alimento A enquanto a linha contínua representa o alimento B A análise do gráfico nos permite afirmar corretamente que:

  8. 8

    MACKENZIE 2011

    O quadro abaixo apresenta algumas doenças provocadas por alterações hormonais. Os espaços, A, B, C, D, E e F serão preenchidos correta e respectivamente por

  9. 9

    UDESC 2012

    Os hormônios agem como mensageiros químicos e atuam em receptores específlcos nas membranas celulares. Associe as colunas abaixo: Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

  10. 10

    UFRGS 2014

    O quadro abaixo apresenta, na primeira coluna, tipos de hormônios; na segunda, glândulas que os produzem; e, na terceira, as funções desses hormônios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de termos e funções que correspondem, respectivamente, a I, II e III no quadro.

  11. 11

    UFSJ 2012

    Considerando que nas relações entre as glândulas hipófise e a tireoide há uma realimentação negativa, é CORRETO afirmar que

  12. 12

    MACKENZIE 2013

    Com relação a diabetes melito, é correto afirmar que:

  13. 13

    UFU 2010

    Nos dias atuais, nota-se que a liberdade sexual é algo comum e que vem sendo disseminada em várias culturas. É importante ressaltar que, além de uma gravidez indesejada, o risco de se adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) aumenta quando a prática sexual acontece de maneira desprotegida. Tendo em vista que as DSTs são tratadas de diferentes maneiras, analise as tabelas a seguir e assinale a opção que, corretamente, as correlaciona.

  14. 14

    UNESP 2016

    Um hormônio foi injetado na circulação sanguínea de uma pessoa. O gráfico mostra como a concentração de cálcio no sangue variou ao longo do tempo após a injeção. É correto afirmar que o hormônio injetado na circulação sanguínea dessa pessoa foi

  15. 15

    UFF 2010

    Na paixão, ocorre a desativação de áreas ligadas ao juízo crítico (André Palmini. neurocientista). Conjuntamente, os batimentos cardíacos aumentam e diferentes sensações têm sido descritas na literatura científica e poética em resposta ao estímulo da pessoa amada. Nesse processo, moléculas como a ocitocina, consideradas o hormônio do amor, atuam para que essas diferentes sensações atraiam os indivíduos. Um pesquisador, estudando esse tipo de sinalização, aplicou uma concentração fixa de três hormônios em três grupos experimentais, separadamente, e observou o efeito de cada hormônio sobre alguns parâmetros fisiológicos, apresentado nos gráficos a seguir. A linha tracejada marca o nível basal do parÂmetro avaliado antes do tratamento. Observando os resultados acima, pode-se afirmar que os hormônios X, Y e Z, avaliados pelo pesqu¡sador, são, respectivamente:

  16. 16

    UEG 2013

    Imagine o sistema hormonal como uma orquestra. O hipotálamo, no centro do cérebro, é o diretor artístico, e a hipófise, na base do crânio, o maestro. Nesse conjunto, os hormônios sintetizados por outros órgãos e as glândulas equivalem as orquestras de câmara. Como em um concerto, em que todos os músicos tocam juntos, os hormônios interagem entre si e o bom funcionamento de um depende da ação precisa do outro. LOPES, A. D.; CUMINALE, N. Hormônios. Veja, São Paulo, ed. 2283, ano 45 n. 34, 22 ago. 2012. p.91. Sobre os hormônios animais e suas relações, como substâncias-alvo no concerto, pode-se deduzir a seguinte comparação:

  17. 17

    UFF 2001

    'Milharais brasileiros podem ajudar crianças com problemas de crescimento a levar uma vida normal. O milho em questão foi geneticamente modificado por pesquisadores brasileiros e produz sementes com uma proteína humana, no caso, o hormônio do crescimento' ('O Globo', 17/10/99). Uma das principais ações do hormônio do crescimento (GH) está representada pelo gráfico:

  18. 18

    UEM 2015

    Observe a figura que ilustra algumas glândulas produtoras de hormônio. , Relacione adequadamente os hormônios produzidos pelas estruturas endócrinas apresentadas. (     ) Prolactina. (     ) Paratormônio. (     ) Calcitonina. (     ) Ocitocina. A sequência está correta em

  19. 19

    UEG 2013

    As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são consideradas como um dos problemas de saúde pública mais comum em todo o mundo. Em ambos os sexos, tornam o organismo mais vulnerável a outras doenças, inclusive à Aids, além de terem relação com a mortalidade materna e infantil. No Brasil, as estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) de infecções de transmissão sexual na população sexualmente ativa, a cada ano, estão representadas no grafico a seguir. Após a análise do gráfico e do conhecimento acerca das possíveis formas de contágio das DSTs apresentadas, pode-se afirmar

  20. 20

    PUCMG 2005

    O esquema a seguir representa um processo de regulação endócrina por fatores internos e externos ao organismo. De acordo com o esquema e seus conhecimentos, é correto afirmar, EXCETO:

  21. 21

    FUVEST 1991

    Recentemente descobriu-se que, quando aumenta a pressão nos átrios (aurículas) cardíacos, estes secretam um hormônio - o fator atrial - que tem ação direta sobre os néfrons, as unidades filtradoras dos rins. Entre outros efeitos, o fator atrial produz dilatação da arteríola aferente, combinada com a constrição da arteríola eferente (veja o esquema a seguir que representa um néfron). Dessas informações, pode-se deduzir que a secreção de fator atrial provoca:

  22. 22

    UERJ 2015

    Para a realização de um exame, os indivíduos A e B ingeriram uma solução contendo glicose. Após a ingestão, foram registradas as alterações da concentração plasmática da glicose e dos hormônios X e Y em ambos os Indivíduos. Observe os resultados das medições nos gráficos: Com base na análise dos gráficos, é possível identificar que um dos indivíduos apresenta diabetes tipo II e que um dos hormônios testados é o glucagon. O indivíduo diabético e o hormônio glucagon estão representados, respectivamente, pelas seguintes letras:

  23. 23

    UECE 2014

    Analise as afirmações abaixo. I. A tireoide é uma glândula exócrina responsável pela liberação de dois hormônios, o T3 e o T4; é controlada principalmente pelo TSH secretado pela hipófise. II. A progesterona é um hormônio feminino produzido pelo corpo lúteo responsável pela manutenção das células de revestimento do útero e também pela produção de leite. III. A melatonina, substância produzida pela glândula pineal, é responsável pela regulação do sono. IV. A insulina produzida pelo pâncreas atua no aumento da taxa de glicose no sangue. Está correto o que se afirma somente em:

  24. 24

    FAMERP 2017

    O fluxograma ilustra a participação de alguns órgãos e substâncias (angiotensinogênio, angiotensina, renina e aldosterona) no controle da pressão arterial humana. Considere que os números 1, 2 e 3 indicados no fluxograma representem uma ação do tipo estimulante (+) ou uma ação do tipo inibidora (-) e que o aumento da reabsorção de sódio nos túbulos renais promova um deslocamento hídrico nos túbulos renais. De acordo com essas informações, assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, o tipo da ação representada pelos números 1, 2 e 3 e o resultado do deslocamento hídrico.

  25. 25

    UFAM 2017

    Durante um súbito momento de estresse, como no início de um exame na escola, que hormônio,secretado pelas adrenais, está envolvido com as respostas iniciais da fase de alarme:

  26. 26

    UNITINS 2016

    Considere os hormônios. Adrenalina Insulina Tiroxina Cortisol Paratormônio As glândulas responsáveis pela secreção desses hormônios são, respectivamente:

  27. 27

    UNICHRISTUS 2018

    Utilize a ilustração para responder à questão Os hormônios I e II apresentados nas ilustrações das células A e B são secretados por células que formam

  28. 28

    UFSM 2013

    Muitos dos escoteiros estavam em idade reprodutiva e, então, o chefe separou as barracas das meninas das dos meninos para não incentivar a formação de casais. Com isso, procurou evitar futuras gestações indesejadas, pois sabia que os hormônios deles estavam bastante ativos. Os hormônios que promovem os impulsos sexuais no homem e na mulher são as gonadotrofinas. Esses hormônios são produzidos pelo(a)

  29. 29

    UEPA 2017

    A bomba de infusão de insulina, que causa conforto ao usuário, é um equipamento pequeno e portátil que auxilia a terapia para liberação de insulina, hormônio que controla a glicose no sangue. Tal equipamento de tamanho aproximado de um telefone celular libera a insulina por meio de um pequeno tubo e uma cânula (conhecidos como o conjunto de infusão) colocados sob a pele. A quantidade de insulina liberada pode ser adaptada para satisfazer às necessidades humanas diárias do hormônio. Modificado de: http://www.medtronicbrasil.com.br/yourhealth/ diabetes/device/insulin-pump/what-is-it/. Acesso:16/09/2016.   Sobre o hormônio citado no Texto, analise as afirmativas abaixo. I. Impede a entrada da glicose, que está no sangue, nas várias células do corpo, como a dos músculos e as do tecido adiposo. II. É produzido na parte endócrina do pâncreas, pelas células do tipo beta. III. Provoca o aumento do nível de glicose no sangue pela transformação do glicogênio do fígado. IV. Tem ação hipoglicemiante porque diminui o nível de glicose no sangue. V. Sua ausência ou deficiência aumenta o nível de glicose no sangue e causa a diabetes do Tipo 1 ou diabetes melito. A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

  30. 30

    UNICAMP 2011

    Os gráficos A, B e C mostram as variações da secreção de insulina e glucagon em função da concentração de glicose, e as variações da concentração de glicose no sangue, após uma refeição rica em carboidratos. Com base nos gráficos acima, pode-se afirmar que

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos