Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Sistema Excretor dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    G1 - CFTMG 2011

    Na hemodiálise, o sangue do doente é filtrado para retirar as impurezas e substâncias tóxicas nele acumuladas. Esse processo clínico substitui a função do

  2. 2

    CESGRANRIO 1990

    A manutenção da estabilidade do ambiente fisiológico interno de um organismo é exercida por diversos órgãos. Por exemplo, os rins são responsáveis, entre outras coisas, pela estabilidade dos níveis de sais, água e açúcar do sangue. Assinale a opção que indica corretamente o nome do mecanismo referido anteriormente:

  3. 3

    UPF 2015

    No sistema urinário do corpo humano, são ________________ que realizam a filtração do sangue. O processo de eliminação de urina acontece em duas etapas: primeiro, a urina trazida ________________ acumula-se ________________; depois, ocorre a micção, com a eliminação da urina através ________________. As informações que completam corretamente os espaços estão na alternativa:

  4. 4

    FUVEST 2009

    No esquema a seguir, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos de animais. O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenados. A amônia, a ureia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente.   As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:

  5. 5

    EEWB 2011

    Durante uma série de exercícios aeróbicos, um estudante de enfermagem observou suas roupas intensamente molhadas de suor. Em condições normais, o aumento da perda de água por transpiração tem como principal consequência:

  6. 6

    UERJ 2009

    Os répteis se adaptam com facilidade à vida em regiões desérticas. Por excretarem o nitrogênio pela urina incorporado em uma substância pouco solúvel em água, seu volume de urina diário é pequeno e, consequentemente, sua ingestão de água é menor. Esse não é o caso do homem, que excreta o nitrogênio através de um produto muito solúvel em água. Os gráficos a seguir representam a excreção urinária de produtos nitrogenados. Em cada um deles, no eixo da abscissa, estão indicados os produtos eliminados e, no eixo da ordenada, as respectivas quantidades excretadas em 24 horas. Os gráficos que correspondem, respectivamente, aos seres humanos e aos répteis são os de números:

  7. 7

    UEL 2011

    A flgura a seguir representa a estrutura renal de um néfron de mamífero. Os números indicam os processos básicos que ocorrem para a formação da urina Assinale a alternativa que contém a ordem sequencial dos números correspondentes aos processos indicados.

  8. 8

    G1 - IFSP 2011

    Todo sangue do corpo humano passa mais de 250 vezes pelos rins durante um dia. Isso significa que esses órgãos filtram cerca de 1400 litros de sangue a cada 24 horas. Desse material filtrado (por volta de 180 litros, que saem dos glomérulos renais e vão para os túbulos) é produzido 1,5 litro de urina por dia. Assinale a alternativa que contém as informações corretas sobre o processo de produção de urina.

  9. 9

    ENEM 2015

    Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais. Nessa situação o sistema excretor dos estudantes

  10. 10

    UFLA 2010

    O consumo excessivo de saI e de açúcar tem despertado a atenção dos meios de comunicação em razão dos problemas de saúde, como pressão alta, obesidade e diabetes. o controle fisiológico desses solutos é feito pelo rim, que reabsorve, em condições normais, toda a glicose presente no filtrado renal proveniente do sangue. A concentração da glicose no sangue humano é cerca de 1,0 mg/ml e o rim tem capacidade de reabsorver até 320 mg/min. Acima desse valor, parte da glicose é perdida na urina. Sabe-se também que o rim, em condições normais, filtra cerca de 120 mI/min de sangue. Caso uma pessoa apresente taxa glicêmica, no sangue, de 3,0 mg/ ml, qual seria a quantidade de glicose filtrada em 10 min e o que aconteceria com esse soluto do filtrado?

  11. 11

    UERJ 2010

    Uricotélicos são animais que excretam nitrogênio através de sua incorporação em ácido úrico, substância pouco solúvel em água. Já os mamíferos excretam o nitrogênio sob a forma de ureia, composto muito solúvel em água. Considere a hipótese de que, em algum momento do futuro da Terra. a água se torne progressivamente escassa. No gráfico abaixo, as curvas representam as taxas de crescimento populacional de diversos grupos animais em função da crescente dificuldade de obtenção de água. Com base no conceito de seleção natural, a curva que poderia representar os animais uricotélioos é a identificada por

  12. 12

    UEL 2015

    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o texto a seguir e responda à(s) próxima(s) questão(ões). De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas. Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.43-44. Ambientes dulcícolas e marinhos possuem condições físico-químicas distintas que influenciaram a seleção natural para dar origem, respectivamente, aos peixes de água doce e aos peixes de água salgada, os quais possuem adaptações fisiológicas para sobreviverem no ambiente em que surgiram. Considerando a regulação da concentração hidrossalina para a manutenção do metabolismo desses peixes, pode-se afirmar que os peixes de água doce eliminam ____________ quantidade de urina ____________ em comparação com os peixes marinhos, que eliminam ____________ quantidade de urina ____________. Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.

  13. 13

    UNICAMP 2015

    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Seca faz cidades do interior de SP decretarem emergência. A falta de água enfrentada pelo Sudeste do país tem feito cada vez mais cidades de São Paulo e de Minas Gerais adotarem o racionamento, para reduzir o consumo de água, ou decretarem estado de emergência. Além do desabastecimento, a seca tem prejudicado também setores como a agricultura, a indústria, a saúde e o turismo dessas cidades. Adaptado de http://noticias.uoI.com.br/uItimas-noticias/agencia-estado/2014/07/07/seca-faz-cidades-do-interior-decretarem-emergencia htm. Acessado em 16/07/2014. O hormônio ADH (antidiurético), produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise, é o principal regulador fisiológico do equilibrio hídrico no corpo humano. Assinale a alternativa correta.

  14. 14

    UDESC 2012

    Analise as proposições em relação ao problema osmótico nos peixes. I. Os peixes ósseos marinhos possuem o sangue com pressão osmótica superior a da água do mar. Sendo assim, os peixes ganham água e perdem sais minerais por osmose. II. Os peixes de água doce perdem sais minerais por difusão nas brânquias, pelo fato de a pressão osmótica ser menor na água doce do que a pressão do sangue dos peixes. Sendo assim, a água entra, por osmose, no sangue dos peixes. III. Para que as hemácias do sangue dos peixes de água doce não sofram hemólise, eles eliminam muita urina diluída. IV. Os peixes ósseos marinhos não bebem muita água, pelo fato de a pressão osmótica do sangue ser superior à da água do mar. Assinale a alternativa correta:

  15. 15

    UFPEL 2007

    Constantemente os organismos precisam eliminar substâncias tóxicas ou que estão em excesso, bem como reter substâncias necessárias ou que estão em baixa concentração. Por essas razões todos os organismos possuem uma estrutura ou sistema que e responsável por essas funções. As figuras a seguir mostram diferentes estruturas, órgãos e/ou sistemas de excrecão: PAULINO, W.R. Biologia Atual, Vol. 2, Ed. Ática, 2002. [adapt.].   Analise as afirmativas. I. No caso do animal representado na figura l, toda excreção é realizada por uma organela específica, o vacúolo pulsátil. II. Nos insetos (figura 2), o excreta predominante é a amônia, que é coletada pelos tubos de Malpighi e transportada até o intestino, onde se mistura com as fezes e é eliminada juntamente com elas. III. Nos vertebrados a função de excreção é realizada pelos rins. O sistema urinário do vertebrado representado na figura 3 é formado pelos rins (A), pelas uretras (B), pela bexiga (C) e pelo ureter (D). IV. Os portadores da doença 'Diabetes Melito' apresentam glicose em sua urina, pois a concentração dessa molécula no plasma é elevada e a sua reabsorção pelos túbulos renais não é completa. V. Amônia, ureia e ácido úrico são excretas nitrogenados. O mais tóxico é a amônia, por isso deve ser eliminada à medida que vai sendo produzida. Estão corretas as afirmativas:

  16. 16

    FGV 2012

    No interior dos rins existem milhares de néfrons que, a partir da filtragem do sangue, têm como função a formação da urina. Um exame de urina específico pode detectar substâncias ilícitas utilizadas por atletas, usuários de drogas e dependentes químicos. A figura traz o processo de formação da urina no néfron. A droga A apresenta peso molecular que permite sua passagem pelos capilares sanguíneos, e a droga B é eliminada somente em função de gasto energético. As drogas A e B são encontradas no interior do néfron, respectlvamente. a partir

  17. 17

    PUCMG 2009

    Na figura, está representada a estrutura anatômica de um rim humano e de um néfron. Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o funcionamento renal, é correto afirmar, EXCETO:

  18. 18

    MACKENZIE 2001

    A hemodiálise é um processo no qual o sangue de um paciente é desviado para uma máquina que o filtra artificialmente, retirando, entre outras coisas, a ureia. Conclui-se que essa máquina realiza funções desempenhadas:

  19. 19

    UNISC 2012

    Os túbulos de Malpighi são órgãos encontrados nos insetos com a função:

  20. 20

    UFAM 2017

    O principal resíduo nitrogenado excretado pelo homem, pelos peixes e pelos répteis são, respectivamente:

  21. 21

    UNICAMP 2016

    Em relação à forma predominante de excreção dos animais, é correto afirmar que

  22. 22

    PUC-RJ 2010

    No esquema a seguir, podem ser observadas as partes componentes de um néfron humano. Assinale a única opção que indica o trecho do néfron com o evento fisiológico a ele relacionado.

  23. 23

    UFOP 2010

    O esquema abaixo ilustra as diferentes regiões que compõem o néfron. Cada número representa uma dessas regiões. Assinale a alternativa em que se associam corretamente regiões do néfron e suas principais funções.

  24. 24

    FUVEST 2018

    Borboleta, lula e avestruz têm como principal excreta nitrogenado, respectivamente,

  25. 25

    UDESC 2009

    No esquema a seguir, as setas 1, 2, 3, 4, 5 e 6 indicam as estruturas da unidade fisiológica do sistema excretor de um mamífero. Com base no esquema acima, assinale a alternativa correta:

  26. 26

    UNIOESTE 2012

    Um animal apresenta um sistema excretor formado por um saco alongado e tubular, com uma das extremidades ligada ao intestino e outra que termina em fundo cego. O sistema excretor descrito acima se refere

  27. 27

    PUC-SP 2012

    A baixa liberação do hormônio antidiurético pela _____I_____ provoca uma diminuição da reabsorção de água nos _____II_____ e, consequentemente, eliminação de _____III_____ volume de urina. No trecho acima, as lacunas I, II e III podem ser preenchidas correta e, respectivamente, por

  28. 28

    PUC-RJ 2010

    A presença de ureia na urina de humanos é consequência direta da:

  29. 29

    UERJ 2012

    Em um experimento em que se mediu a concentração de glicose no sangue, no filtrado glomerular e na urina de um mesmo paciente, os seguintes resultados foram encontrados: Esses resultados mostram que as células epiteliais dos túbulos renais do paciente estavam reabsorvendo a glicose pelo mecanismo denominado:

  30. 30

    ALBERT EINSTEIN 2017

    Os peixes cartilaginosos são animais ureotélicos, uma vez que produzem ureia como excreta nitrogenada. Entretanto, os rins desses peixes reabsorvem a ureia em vez de eliminá-la na urina, como fazem os mamíferos. Dessa forma, a concentração de ureia no sangue de tubarões e raias chega a ser 100 vezes maior que a observada no sangue de mamíferos. Isso explica o fato de os fluídos corporais desses peixes serem ligeiramente mais concentrados que a própria água do mar. Assim, é correto afirmar que os peixes cartilaginosos

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos