Exercícios de Tecido Conjuntivo

Voltar para Tecido Conjuntivo

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tecido Conjuntivo dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFG 2010
    Leia o trecho de reportagem a seguir. Os riscos da lipoaspiração Já existe até consórcio para fazer plástica. Mas casos recentes lembram que toda cirurgia pode trazer perigo. Recentemente foi noticiada a morte de uma paciente após intervenção cirúrgica para retirada de umas gordurinhas do abdome e das costas. Disponível em: . Acesso em: 3 mar. 2010. (Adaptado). Quando se realiza uma cirurgia como a mencionada no texto, retira-se do organismo do paciente, principalmente, células do tecido
  2. 2. ENEM 2011
    Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela: Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que
  3. 3. UNEMAT 2010
    Dois amigos estão estudando para a prova de histologia e se deparara com a figura abaixo. Após a análise da figura chegaram à conclusão de que se trata de tecido conjuntivo. De acordo com o modo de organização de suas fibras e células, é correto afirmar.
  4. 4. UFPR 2012
    A vitamina C atua na reação de hidroxilação enzimática da prolina em hidroxiprolina, aminoácidos essenciais para a formação do colágeno. A partir dessa informação, é possível afirmar que a vitamina C está relacionada à manutenção de qual tipo de tecido dos organismos multicelulares?
  5. 5. UPE 2011
    Analise a figura de um corte histológico de um tipo especial de tecido conjuntivo e as suas características descritas no texto. É um tipo de tecido conjuntivo de consistência rígida, que tem função de sustentação e de revestimento de superfícies articulares. Suas células, condrócitos e condroblastos são responsáveis pela formação das fibras colágenas e da substância intercelular, denominada de matriz Assinale a alternativa que indica corretamente o tecido correspondente
  6. 6. G1 - IFCE 2014
    "Os leucócitos fazem parte do nosso sistema imunológico, atuando nas defesas do nosso corpo. Na corrente sanguínea, os leucócitos englobam e digerem corpos estranhos, na tentativa de acabar com a presença desses invasores." O método utilizado pelos leucócitos, para eliminar os corpos estranhos, é conhecido como:
  7. 7. UFG 2010
    Analise a Tabela a seguir, na qual é apresentado o resultado de parte de um hemograma de um indivíduo adulto do sexo masculino, com peso e altura compatíveis. O resultado apresentado indica que esse indivíduo tem uma predisposição à
  8. 8. UECE 2009
    O sangue pode ser considerado um tecido conjuntivo, pois
  9. 9. ENEM 2017
    Pesquisadores criaram um tipo de plaqueta artificial, feita com um polímero gelatinoso coberto por anticorpos, que promete agilizar o processo de coagulação quando injetada no corpo. Se houver sangramento, esses anticorpos fazem com que a plaqueta mude sua forma e se transforme em uma espécie de rede que gruda nas lesões dos vasos sanguíneos e da pele. MOUTINHO, S. Coagulação acelerada. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado). Qual a doença cujos pacientes teriam melhora de seu estado de saúde com o uso desse material?
  10. 10. UECE 2015
    A Obesidade Infantil já é considerada o distúrbio nutricional mais comum na infância. Em 1998, a Organização Mundial de Saúde declarou a Obesidade Infantil uma "epidemia global": mais de 22 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos apresentam excesso de peso ou obesidade franca. Mais de 2/3 destas crianças se tornarão adultos obesos e terão sua expectativa de vida reduzida em 5 a 20 anos. Disponível em:http://www.boasaude.com.br/artigos-de saude/5321/-1/obesidade-infantil-causas-e-complicacoes.html Sobre o tecido adiposo, é correto afirmar que
  11. 11. UEPB 2011
    Leia atentamente as proposições abaixo, referentes aos tecidos animais. I. Os tecidos conjuntivos derivam do mesoderma do embrião. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em grande quantidade de material extracelular ou matriz, sendo este material formado por uma parte não estruturada, chamada substância fundamental amorfa, e uma parte fibrosa, que são as fibras do conjuntivo. II. Os tecidos epiteliais são formados por células justapostas, com muita substância intercelular. Podem ser originados de qualquer dos três folhetos germinativos do embrião. III. As células que compõem os tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos; têm características tão peculiares que seus elementos estruturais recebem nomes especiais: a membrana plasmática é chamada de sarcolema, o citoplasma de sarcoplasma e o retículo endoplasmático não-granuloso de retículo sarcoplasmático. Assinale a alternativa que apresenta a(s) proposição(ões) correta(s).
  12. 12. UNICAMP 2012
    A osteoporose, principal causa de quedas entre idosos, é resultado da perda gradual da densidade da matriz óssea, que é remodelada por osteoblastos e osteoclastos. Segundo os especialistas, a prevenção contra a osteoporose deve começar na infância, com alimentação rica em cálcio e em vitamina D, exposição diária ao sol e exercícios físicos. Sobre os vários fatores envolvidos na formação do osso, é correto afirmar que:
  13. 13. UNIOESTE 2012
    Um estudante visualizando uma lâmina ao microscópio óptico observa um tecido que contém feixes espessos e ondulados de fibras colágenas dispostos irregularmente. Observa também o núcleo oval de fibroblastos separados por feixes de colágeno. O material observado pelo aluno é o tecido:
  14. 14. UECE 2015
    Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha a partir das células indiferenciadas, mas ao final do processo de diferenciação celular, assumem formas e funções especializadas. Dentre as células sanguíneas listadas abaixo, as que possuem a função de defesa, de coagulação e de transporte de oxigênio, respectivamente, são:
  15. 15. MACKENZIE 2011
    Um grupo de substâncias conhecidas como polissacarídeos sulfatados estão envolvidos em diversos processos como adesão, proliferação e diferenciação celular. Além disso, apresentam propriedades farmacológicas, podendo agir como anticoagulantes, anti-inflamatórios e antitumorais. Essas substâncias vêm sendo pesquisadas em animais, como ouriços-do-mar, pepinos-do-mar e ascídias. Um dos mecanismos pesquisados está relacionado com o fato de que um espermatozoide de ouriço só fecunda um óvulo da mesma espécie. Em outro estudo, foi descoberto em ascídias, uma substância semelhante à heparina, utilizada no tratamento de trombose. Agência FAPESP, 10/09/2010 Assinale a alternativa correta:
  16. 16. UEL 2006
    O osso, apesar da aparente dureza, é considerado um tecido plástico, em vista da constante renovação de sua matriz. Utilizando-se dessa propriedade, ortodontistas corrigem as posições dos dentes, ortopedistas orientam as consolidações de fraturas e fisioterapeutas corrigem defeitos ósseos decorrentes de posturas inadequadas. A matriz dos ossos tem uma parte orgânica proteica constituída principalmente por colágeno, e uma parte inorgânica constituída por cristais de fosfato de cálcio, na forma de hidroxiapatita. Com base no texto e nos conhecimentos sobre tecido ósseo, é correto afirmar
  17. 17. UFRGS 2011
    O esquema abaixo mostra alguns dos componentes do tecido conjuntivo frouxo. Assinale a alternativa correta em relação ao tecido conjuntivo frouxo.  
  18. 18. G1 - CPS 2011
    Hoje em dia não se pode falar em medicina esportiva sem falar em ressonância magnética, especialmente no diagnóstico das lesões das articulações. O joelho, por exemplo, é uma das articulações que mais preocupam preparadores físicos e esportistas, pois os afastamentos por lesões costumam tirar os atletas de circulação por vários meses. O joelho constitui uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, pois é formado por ossos, tendões, cartilagens, meniscos e ligamentos que permitem a movimentação, a estabilidade e a resistência para suportar, aproximadamente, 70% do total da massa corporal. Assim, baseado no exame de ressonância magnética do joelho de um atleta, que apresentava perfeitas condições nessa articulação, um médico fez os esquemas A e B, conforme a figura: (http://aparelholocomotor.blogspot.com/ Acesso em: 10.09.2010. Adaptado) Visão lateral da articulação do joelho: (A) não flexionado e (B) flexionado Sobre os componentes estruturais dos esquemas A e B, assinale a alternativa correta.
  19. 19. UEPB 2012
    Aquiles, guerreiro mitológico e um semideus, é o maior dos heróis gregos, sétimo filho de Peleu, rei dos Mirmidões, com Tétis, a mais bela das nereidas, ninfa marinha e neta da Terra e do Mar. Uma das versões correntes conta que, inconformada com a mortalidade dos filhos que gerava, Tétis mergulhou seu filho nas águas do rio Estige, o rio infernal, segurando-o pelo calcanhar, para torná-lo invulnerável. Assim, este ponto ficou vulnerável, visto que não havia sido mergulhado naquelas águas imortalizantes. Aquiles cresceu e se tomou um dos principais heróis gregos da Guerra de Troia, sendo, ao final, atingido e morto por Páris, com uma flecha no calcanhar. Daí se falar hoje em tendão de Aquiles, uma denominação vulgar para o tendão calcâneo, que se encontra na parte inferior e posterior da perna. Do ponto de vista histológico, o tendão calcâneo é formado por:  
  20. 20. UFC 2009
    A doação de sangue é um ato de solidariedade e pode salvar a vida de muitas pessoas. Sobre os componentes desse tecido, assinale a alternativa correta.
  21. 21. UDESC 2014
    O tecido cartilaginoso pode ser encontrado na orelha, no nariz, na traqueia e nas articulações e possui algumas características que são comuns aos demais tecidos conjuntivos. Analise as proposições abaixo, quanto ao tecido cartilaginoso: I. As células jovens do tecido cartilaginoso são chamadas de condroblastos e as células adultas de condrócitos. II. As fibras colágenas e as fibras elásticas, em associação com proteínas e carboidratos, conferem consistência e flexibilidade ao tecido. III. O tecido cartilaginoso adulto é calcificado e apresenta os canais de Havers, responsáveis pela nutrição das células. IV. A abundância de glândulas mucosas, nervos e vasos sanguíneos permite a fácil regeneração deste tecido. Assinale a alternativa correta:
  22. 22. UFU 2011
    A respeito da constituição do sangue humano, assinale a alternativa correta.
  23. 23. UNISC 2015
    Os aparelhos ortodônticos exercem forças diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos. Nos pontos em que há pressão ocorre reabsorção óssea, enquanto no lado oposto há deposição. Desse modo, o dente é deslocado na arcada dentária, à medida que o osso alveolar é remodelado. Este é um exemplo da plasticidade do tecido ósseo, apesar das características de rigidez deste tecido. O processo de reabsorção acima descrito ocorre através da atividade dos
  24. 24. G1 - CFTMG 2011
    TEXT O PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A(s) questão(ões) refere(m)-se a figura abaixo, que mostra os diversos tipos de tecidos encontrados no braço humano. Os tecidos 6 e 7 possuem em comum: 
  25. 25. CESGRANRIO 2010
    Dos vários tipos de colágeno presentes no corpo humano, o colágeno do Tipo I é o mais abundante. Uma doença genética caracterizada por problemas na produção de colágeno do Tipo I é a chamada Osteogenesis Imperfecta, ou doença dos ossos de cristal. Pessoas acometidas dessa doença apresentam fragilidade óssea, ossos curvados e baixa estatura, entre outros sintomas. Os acometimentos do tecido ósseo na Osteogenesis Imperfecta se devem ao fato de que o colágeno:
  26. 26. UNISC 2012
    A ação dos mastócitos do tecido conjuntivo propriamente dito pode ser relacionada com
  27. 27. UFRGS 2013
    Considere a figura abaixo, que representa uma vista lateral de um joelho humano: Assinale a alternativa que apresenta os tipos dos tecidos conjuntivos que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 da figura.
  28. 28. UFF 2012
    O sistema imune apresenta um tipo de célula que passa do vaso sanguíneo para o tecido conjuntivo onde irá exercer sua função de defesa. A célula e a passagem são, respectivamente, identificadas como 
  29. 29. UESPI 2012
    São funções desempenhadas pelo tecido sanguíneo, exceto:
  30. 30. IFSUL 2011
    Podemos classificar os tecidos conjuntivos de acordo com suas funções. Com relação aos diferentes tipos de tecido conjuntivo, considere as afirmativas abaixo. I. O tecido conjuntivo propriamente dito frouxo é muito flexível, possui poucas fibras de colágeno e as células características estão imersas na substância fundamental amorfa. II. O tecido conjuntivo propriamente dito denso possui grande resistência a trações e pode ser de três tipos: modelado, não modelado e fibroso. III. O tecido conjuntivo denso não modelado compõe os tendões e os ligamentos. IV. O tecido conjuntivo denso fibroso forma a derme e os envoltórios de cartilagens. Estão corretas apenas as afirmativas
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login