Tenha acesso completo ao Stoodi

Plano de estudos, correção de redação, todas as aulas e muito mais!

Exercícios de Tecido Nervoso

Voltar para Tecido Nervoso

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tecido Nervoso dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - IFCE 2014
    As células apresentam formas e estruturas diferentes para cada tipo de especialidade celular. Axônio, dendritos e telodendritos são estruturas pertencentes a células do tecido:
  2. 2. PUC-MG 1997
    A sinapse é:
  3. 3. UECE 1999
    São células MAIS DIFERENCIADAS e com MENOR capacidade de reprodução:
  4. 4. UFMG 1997
    O filme "O óleo de Lorenzo" conta a história de um menino afetado por uma doença chamada leucodistrofia, que leva a deficiências auditivas, visuais e motoras. Essas deficiências devem-se à destruição da bainha de mielina das células nervosas. Analise a figura a seguir, referente a uma célula nervosa na qual alguns componentes foram numerados de 1 a 4. Assinale a alternativa que contém o número correspondente à bainha de mielina.
  5. 5. UFG 2011
    O reino animal é constituído por uma grande variedade de organismos, distribuídos em diversos filos com características peculiares. Uma característica apresentada por esse reino, que o distingue dos demais seres vivos, é a
  6. 6. UFV 2000
    (UFV - pases - 2000) A figura a seguir representa uma célula de um tecido humano que coordena funções importantes para a vida do indivíduo. Essa célula NÃO tem participação efetiva no ato de:
  7. 7. PUC-PR 2010
    Os neurônios são células extremamente especializadas do sistema nervoso. Cada neurônio é formado essencialmente por:
  8. 8. FATEC 2006
    Analise a tabela a seguir: Assinale a sequência de cultura de tecidos de neurônios, do mais veloz para o menos veloz.
  9. 9. UNIRIO 1998
    Sabemos que a fibra nervosa é formada pelo axônio e dobras envoltórias de diferentes células no SNC e no SNP, que são, respectivamente:
  10. 10. UFPB 2006
    As células que compõem o sistema nervoso são os neurônios e os gliócitos (antes denominados neuróglia), as primeiras as unidades de recepção e transmissão de estímulos. O termo inócitos é uma denominação conjunta de células que atuam de várias formas no sistema nervoso. Nesse sentido, observe a figura a seguir, que representa células do tecido nervoso. O texto a seguir contém lacunas que devem ser preenchidas por termos relacionados as estruturas numeradas na figura. Células que atuam na fagocitose interna ao tecido nervoso são denominadas __________(1). Células que potencializam a transmissão de impulso envolvem os axônios. Axônios internos ao sistema nervoso central têm um envoltório mielínico produzido por células denominadas __________(2). Axônios que estão no sistema nervoso periférico têm envoltório mielínico produzido por células denominadas __________(3). As lacunas são preenchidas corretamente por:
  11. 11. UFPI 2003
    No tecido nervoso dos vertebrados, o neurônio é a unidade funcional básica. Entretanto, no desempenho de suas funções, essa célula é sustentada por outros tipos celulares denominados: I. astrócitos. II. oligodendrócitos. III. fibrócitos. IV. queratinócitos. V. células de Schwann. A alternativa que apresenta todos os tipos celulares que dão sustentação ao neurônio é:
  12. 12. G1 - CFTRJ 2012
    Algumas doenças neurodegenerativas podem ser resultado da degradação progressiva da bainha de mielina dos neurônios pela ação do próprio sistema de defesa. Um exemplo é a adrenoleucodistrofia (ou ALD), uma doença hereditária na qual os portadores apresentam um acúmulo de grandes quantidades de um determinado tipo de gordura nos neurônios, o que estimula o ataque por leucócitos do próprio organismo. Outro exemplo de doença desmielinizante é a esclerose múltipla (figura a seguir) que apresenta características semelhantes a ALD, mas possui causas distintas. Embora os estudos já realizados não permitam uma conclusão definitiva, acredita-se que a esclerose múltipla tenha um componente genético, mas que a expressão da doença seja desencadeada pela ação de determinados micro-organismos. A partir do texto lido e dos seus conhecimentos sobre tecido nervoso e doenças relacionadas, analise as seguintes afirmativas e aponte a que apresenta um ERRO:
  13. 13. FGV 2013
    O tecido nervoso do ser humano é composto por bilhões de células, desempenhando diversas funções, entre elas a condução do impulso nervoso. A figura ilustra uma organização sequencial de neurônios nos quais a sinapse é química, e mediada por neurotransmissores. Tal organização é fundamental, pois o percurso celular de um impulso nervoso, neste caso, é:
  14. 14. UFSJ 2013
    Observe a imagem abaixo. A partir dessa imagem assinale a alternativa CORRETA.
  15. 15. UFJF 2006
    A figura a seguir ilustra o processo de transmissão do impulso nervoso. Sobre esse processo, é CORRETO afirmar que:
  16. 16. Stoodi
    A respeito do tecido nervoso, encontre a alternativa INCORRETA:
  17. 17. FATEC 1997
    O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado. O potencial de ação para um determinado neurônio:
  18. 18. UEPB 2014
    Sobre o tecido nervoso são apresentadas as proposições a seguir. I. O tecido nervoso é composto pelos neurônios, que são células especializadas na condução de impulsos nervosos, e pelos gliócitos, cuja função é envolver, proteger e nutrir os neurônios. II. Quanto à função geral, os neurônios podem ser classificados em sensitivos, motores e associativas. III. As sinapses nervosas geralmente ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro, mas também podem ocorrer sinapses entre um axônio e um corpo celular, entre dois axônios ou entre um axônio e uma célula muscular. Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões):
  19. 19. G1 - CFTMG 2005
    Analise a figura a seguir. A célula representada é característica do tecido:
  20. 20. G1 - IFCE 2014
    As células apresentam formas e estruturas diferentes para cada tipo de especialidade celular. Axônio, dendritos e telodendritos são estruturas pertencentes a células
  21. 21. UFC 1999
    Considere o texto a seguir: "Um implante de células nervosas, já testado com sucesso em ratos para recuperar lesões cerebrais, foi feito pela primeira vez em seres humanos nos EUA, por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, segundo informou ontem o jornal "The Washington Post". [...] O material implantado, extraído de um tumor de testículo, foi cultivado em laboratório por 20 anos. Nesse período, os cientistas foram capazes de 'forçar' quimicamente a transformação das células cancerosas em neurônios. As células de tumor foram escolhidas porque têm grande poder de multiplicação. [...] Cerca de 2 milhões de novas células nervosas foram aplicadas na região lesada de uma mulher de 62 anos, parcialmente paralisada por um derrame cerebral ocorrido há 19 anos. [...] Segundo os pesquisadores, a eficácia da operação só poderá ser comprovada em alguns meses" (FOLHA DE SÃO PAULO, 3 de julho de 1998). Ao transformar células cancerosas em células nervosas, os cientistas conseguiram que estas últimas passassem a ter a seguinte constituição básica:
  22. 22. G1 - CFTMG 2010
    A questão refere-se ao neurônio a seguir. A sequencia que apresenta o sentido correto de propagação do impulso nervoso em um neurônio é
  23. 23. G1 - CFTMG 2008
    A questão a seguir refere-se à caracterização de tecidos animais. Os tecidos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
  24. 24. UFRN 2005
    A extremidade do axônio da célula nervosa apresenta grande atividade metabólica durante a passagem do impulso nervoso para os dendritos da célula seguinte. Essa atividade metabólica elevada é possível devido à presença de um grande número de
  25. 25. G1 - CFTMG 2008
    O tecido nervoso, responsável pela recepção e escolha da resposta adequada às condições do ambiente, é constituído por um tipo especial de célula, o neurônio, que recebe os estímulos do meio e de outras células através do (a)
  26. 26. UFPE 2003
    Nas alternativas a seguir, estão correlacionados alguns tipos de células e os tecidos onde as mesmas são encontradas. Uma destas associações está INCORRETA. Assinale-a.
  27. 27. MACKENZIE 1998
    A respeito da sinapse representada anteriormente, é correto afirmar que:
  28. 28. UECE 2010
    Na cadeia de propagação do impulso nervoso, na ordem de passagem do impulso pelo neurônio, podemos afirmar corretamente que o corpo celular é a estrutura neuronal que o recebe
  29. 29. MACKENZIE 2014
    Assinale a alternativa correta a respeito da célula representada acima.
  30. 30. UFRGS 1997
    Para que um impulso nervoso possa ser transmitido de um neurônio a outro, é necessária a liberação, na fenda sináptica, de mediadores químicos. Um desses mediadores é a
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login