Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Tecidos Vegetais

Voltar para Tecidos Vegetais

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tecidos Vegetais dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UEL 2001
    São importantes tecidos de sustentação dos vegetais:
  2. 2. UNESP 2004
    Nos vegetais, estômatos, xilema, floema e lenticelas têm suas funções relacionadas, respectivamente, a:
  3. 3. UFLA 2010
    Tecido de revestimento do corpo vegetal, tecido de condução de água e sais, e tecido de sustentação constituído de células vivas e paredes celulares espessadas são, respectivamente:
  4. 4. PUCCAMP 2004
    ENERGIA A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. Uma parte é aproveitada diretamente dessas radiações (iluminação, aquecedores e baterias solares, etc.) e outra parte, bem mais ampla, é transformada e armazenada sob diversas formas antes de ser usada (carvão, petróleo, energia eólica, hidráulica, etc). A energia - incluindo a luz visível e as radiações ultravioleta e infravermelha - é um dos componentes abióticos dos ecossistemas e juntamente com a atmosfera e o solo deve ser considerada no estudo dos diversos níveis de organização dos ecossistemas, desde moléculas orgânicas, células, tecidos, organismos, populações e comunidades. (Adaptado de Antônio Máximo e Beatriz Alvarenga. Curso de Física. v. 2. S. Paulo: Scipione, 1997. p. 433) As árvores possuem vários tipos de tecidos. Para completar corretamente a tabela acima, deve-se substituir I, II, III e IV, respectivamente, por
  5. 5. UFSM 2012
    Segundo alguns autores, o “Abaporu”, de Tarsila do Amaral, homenageia o povo sofrido dos trabalhadores da época; o sol inclemente e o cacto representam, ali, sua dura rotina. Essa planta se adapta bem ao meio ambiente. Em geral, dispensa as folhas para a fotossíntese e armazena água para sobreviver. Que tecido vegetal está envolvido nesses dois processos fisiológicos?
  6. 6. UFSM 2007
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: A EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) possui a tecnologia para manipulação de espécies vegetais que, além de alimentos, garantem a saúde dos consumidores. Veja alguns exemplos: - tomate com mais pigmento do tipo licopeno, que previne o câncer de próstata, além de ser poderoso antioxidante; - melancias de cores variadas, sem sementes e ricas em vitamina A e antioxidantes, que amenizam o envelhecimento da pele; - cenoura com 80% a mais de betacaroteno, pigmento que se converte em vitamina A no organismo humano. Revista Isto É, Junho de 2006, p. 84. (adaptado) O betacaroteno, além de ser encontrado nas cenouras, ocorre em verduras como agrião, espinafre, couve, entre outras. Considerando a anatomia foliar, e fácil concluir que esse pigmento vegetal está concentrado nos cloroplastos das células do(s) .......... , adaptado(s) ao desempenho da principal função desse órgão vegetal. Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna.
  7. 7. UEL 2007
    Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta. O crescimento em espessura da raiz e do caule de vegetais dicotiledôneos e gimnospermas, denominado crescimento secundário, se deve fundamentalmente:
  8. 8. UFRGS 2008
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo a seguir, na ordem em que aparecem. A __________ das plantas é composta por diferentes estruturas que fazem parte do seu sistema de revestimento ou proteção. Nela podem ser encontrados o __________ e o __________ que atuam no controle da perda de água pela planta.
  9. 9. UFRGS 2005
    No processo de crescimento das plantas vasculares, as células dos meristemas apicais do caule e da raiz dividem-se ativamente. A partir disso, desenvolvem-se os meristemas primários, responsáveis pelo crescimento longitudinal da planta. Os meristemas secundários, formados posteriormente, relacionam-se com o crescimento em espessura. Relacione adequadamente as plantas referidas na coluna 2 com o respectivo tipo de crescimento, indicado na coluna 1. Coluna 1 1. Crescimento primário 2. Crescimento primário e secundário Coluna 2 (  ) samambaia (  ) pinheiro (  ) abacateiro (  ) milho (  ) ipê A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  10. 10. PUCRJ 2012
    Considerando a histologia vegetal – ciência que estuda os tecidos biológicos vegetais – é errado afirmar que:
  11. 11. UEL 2009
    A história da evolução das plantas está relacionada com a ocupação progressiva do ambiente terrestre e o aumento de sua independência da água para a reprodução. O aparecimento do floema e do xilema solucionou o problema do transporte de água e dos alimentos nas plantas que crescem em ambientes terrestres. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa CORRETA.
  12. 12. UCS 2012
    O corpo de uma planta apresenta basicamente três partes: a raiz, as folhas e o caule. Em relação à morfofisiologia vegetal, assinale a alternativa correta.
  13. 13. UECE 2008
    Com relação as células e tecidos das plantas vasculares, são feitas as seguintes afirmações, numeradas de 1 a 6. 1. Na periderme das plantas vasculares podem ser encontrados estômatos e tricomas. 2. O xilema é responsável pelo transporte de alimentos dissolvidos. 3. O floema encontra-se relacionado ã condução de água e solutos, sendo responsável pelo movimento ascendente. 4. Os nectários florais e extra-florais são exemplos de estruturas secretoras. 5. As células do esclerênquima apresentam paredes celulares espessas e, geralmente, lignificadas. 6. O conjunto xilema-floema forma um sistema vascular contínuo que percorre a planta inteira. Assinale o correto.
  14. 14. UFSM 2002
    Ao relacionar cada característica expressa nas alternativas a seguir com a vida vegetal, pode-se dizer que uma típica angiosperma aquática, crescendo totalmente submersa, apresenta, provavelmente,
  15. 15. PUC-MG 2009
    O esquema mostra a retirada de um anel completo da casca, que pode ser executada tanto no caule principal como em apenas um galho de uma árvore frutífera. É INCORRETO afirmar que, com a remoção do anel de Malpighi:
  16. 16. UFRRJ 2006
    Tal como acontece com os animais, os vegetais superiores também apresentam células com uma organização estrutural formando tecidos. Existe uma certa analogia entre alguns tecidos vegetais e determinados tecidos animais. Esta analogia existe entre:
  17. 17. UEG 2012
    Na maioria das plantas terrestres, a água é absorvida pelas raízes, deslocando-se pelo corpo do vegetal como ilustrado na figura a seguir. A respeito das células e dos tecidos envolvidos no deslocamento da água, é correto afirmar:
  18. 18. UEL 2005
    A peroba-rosa ('Aspidosperma polyneuron'), símbolo presente no logotipo da Universidade Estadual de Londrina, foi intensamente explorada pela construção civil no início do povoamento de Londrina, devido à rigidez e a qualidade da madeira. Com relação à constituição do tronco de uma árvore, considere as afirmativas a seguir. I. Os três tecidos mais periféricos no tronco de uma árvore são: câmbio, floema e casca. II. O tecido encontrado no centro do tronco é formado por vasos lenhosos mais antigos. III. O tecido adjacente ao câmbio vascular apresenta vasos lenhosos ainda em atividade. IV. O alburno, diferentemente do cerne, é duro e resistente ao ataque de decompositores. Estão corretas apenas as afirmativas:
  19. 19. PUC-RJ 2013
    As plantas, assim como os animais, apresentam órgãos compostos de diferentes tecidos, e esses tecidos apresentam diferentes funções: revestimento; assimilação e reserva; sustentação; condução. Os tecidos que desempenham essas funções são, respectivamente:
  20. 20. UFJF 2011
    Se fizermos uma analogia funcional entre as estruturas animais e vegetais, podemos afirmar que a pele, os ossos, os vasos sanguíneos e o sangue podem equivaler, nas plantas, respectivamente, a:
  21. 21. UFJF 2010
    Para a sua sobrevivência, as plantas vasculares precisam superar condições ambientais adversas. Alguns problemas encontrados pelas plantas e as soluções utilizadas por elas para superar tais limitações são apresentados a seguir. Problema: I. Proteção contra agentes lesivos e contra a perda de água II. Sustentação III. Preenchimento de espaços IV. Transporte de materiais V. Execução de movimentos orientados Solução: 1) Esclerênquima e colênquima 2) Fitormônios 3) Xilema e floema 4) Epiderme e súber 5) Parênquimas A associação correta entre o Problema e a Solução encontrada pelas plantas é:
  22. 22. UEM 2015
    Em relação às funções dos parênquimas vegetais, relacione adequadamente as colunas. 1. Cortical. 2. Aquífero. 3. Aerífico. 4. Amilífero. (     ) Reserva de água. (     ) Flutuação e, às vezes, respiração. (     ) Reserva de alimento. (     ) Preenchimento de espaço. A sequência está correta em
  23. 23. PUCRS 2008
    A fotossíntese dos vegetais superiores é normalmente executada nas folhas. O _________ é o tecido responsável pela condução de água e sais minerais do solo para as folhas, enquanto o _________ se encarrega da distribuição dos produtos resultantes do processo fotossintético para os demais tecidos vegetais.
  24. 24. UNISC 2012
    Relacione os tecidos vegetais com sua respectiva função. 1. Floema 2. Colênquima 3. Meristema 4. Esclerênquima 5. Xilema (     ) Formado por células de natureza ainda indiferenciada que se destinam a formar todos os demais tecidos das plantas. (     ) Tecido de sustentação formado por células com formato de fibra, porém curtas e ainda vivas. Os feixes desse tecido são superficiais, fornecendo pequena rigidez que não impede a flexibilidade de caules finos. (     ) Transporte de água das raízes para os caules e as folhas. (     ) As células deste tecido fornecem suporte rígido após morrerem. (     ) Transloca carboidratos e outros nutrientes. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  25. 25. UFSCAR 2007
    Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo. Nesse transporte estão envolvidos
  26. 26. UFU 2015
    Considere o quadro a seguir em que os algarismos romanos de I a IV representam os principais tecidos vegetais, e os algarismos arábicos de 1 a 4 indicam algumas características, a constituição e as funções desses tecidos. Tecidos Características, constituição e funções I. Colênquima 1. Formado por células vivas, cuja função geral é o preenchimento de espaços internos da planta. II. Esclerênquima 2. Constituído por células com grande capacidade de divisão e que descendem diretamente de células embrionárias. III. Parênquima 3. É um tecido de sustentação constituído por células vivas, dotadas de paredes com reforços extras de celulose. IV. Maristema primário 4. Constituído por células mortas, tem paredes impregnadas de lignina e sua função é a sustentação esquelética do corpo da planta. Assinale a alternativa que associa, corretamente, esses tecidos vegetais, com suas respectivas características, constituição e funções.
  27. 27. UDESC 2012
    Existem diferenças entre a organização das estruturas dos vegetais. Em relação ao enunciado, relacione as colunas. 1. Epiderme e súber 2. Colênquima e esclerênquima 3. Vasos lenhosos e liberianos 4. Parênquima amilífero e parênquima clorofiliano (     ) são tecidos de assimilação e reserva dos vegetais. (     ) são tecidos de condução de seiva dos vegetais. (     ) são tecidos de revestimento e proteção dos vegetais. (     ) são tecidos de sustentação dos vegetais. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
  28. 28. UEPA 2016
    O corpo de uma planta é organizado de maneira diferente do corpo animal. Só os vegetais possuem tecidos especializados para a fotossíntese e para o transporte de água e sais minerais retirados do solo. A espécie humana depende das plantas não apenas como alimento, mas também como fonte de matéria-prima para a produção de madeira, de materiais têxteis, de papel, de medicamentos e de outros produtos. Preservar florestas e outrosecossistemas naturais é preservar a vida. (Adaptado de Biologia Hoje, Sérgio Linhares e Fernando Gewandsznajder, 2010). Sobre o tema em destaque no Texto, observe o quadro abaixo: A alternativa que contém os itens com as funções dos tecidos vegetais expressas corretamente, é:
  29. 29. FGV 2013
    A rolha de cortiça, utilizada para tapar garrafas de vinhos, apresenta características fundamentais que interferem na qualidade das bebidas armazenadas, entre elas a porosidade. A cortiça é extraída a partir do súber da espécie de árvore Quercus suber, ou sobreiro, original da península Ibérica. A porosidade da cortiça deve-se ao fato de esse tecido vegetal ser constituído por células
  30. 30. UEPA 2017
    O corpo de uma planta é organizado de maneira bem diferente do corpo de um animal. A maior parte das diferenças deve ser vista como adaptação à nutrição autotrófica dos vegetais em  oposição à nutrição heterotrófica dos animais. Assim, só os vegetais possuem tecidos  especializados para o processo da fotossíntese, para o transporte de seiva mineral e de seiva orgânica. Modificado de: Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder-Biologia Hoje, Volume 2, 2001. Sobre a palavra em destaque, no Texto, afirma-se que:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login