UNIFOR 2018

Cientistas descobriram dois novos tipos de vírus no Brasil chamados de Tupanvirus, em ‘homenagem’ ao Deus da mitologia guaraní Tupã.

Esses vírus não ameaçam humanos, mas sua simples existência pode mudar os rumos da ciência: eles estão entre os maiores vírus já encontrados. Em entrevista, um dos autores do estudo, o professor Jônatas Abrahão, da Universidade Federal de Minas Gerais, explica que o Tupanvirus foi encontrado duas vezes, ambas em ambientes aquáticos. O primeiro, em águas da Nhecolância, em Corumbá (MS) e o outro em sedimentos marinhos apanhados pela Petrobrás na área da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/descobertos-dois-novos-tipos-de-virus-no-brasil/ Acesso em 14 abr. 2018 (com adaptações).

Acerca das características dos vírus, avalie as afirmações que se seguem:

I – São formados por moléculas de ácido nucleico envoltas por uma estrutura proteica denominada capsídeo.

II – Todos os vírus identificados até hoje possuem RNA como material genético.

III – São parasitas intracelulares obrigatórios uma vez que utilizam a maquinaria bioquímica da célula hospedeira para sua replicação.

IV – São partículas capazes de interagir de forma específica com células vivas uma vez que, em sua superfície, são encontradas proteínas que encaixam em receptores localizados na membrana das células hospedeiras.

É correto apenas o que se afirma em

Escolha uma das alternativas.