Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Visão Geral, Briófitas e Pteridófitas

Voltar para Visão Geral, Briófitas e Pteridófitas

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Visão Geral, Briófitas e Pteridófitas dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Biologia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. FUVEST 2017
    Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.
  2. 2. FUVEST 2005
    A figura mostra a face inferior de uma folha onde se observam estruturas reprodutivas. A que grupo de plantas pertence essa folha e o que é produzido em suas estruturas reprodutivas?
  3. 3. UECE 2007
    As plantas, assim como todos os demais seres vivos, possuem ancestrais aquáticos e desta forma sua história evolutiva encontra-se relacionada a ocupação progressiva do ambiente terrestre. Para que isso pudesse acontecer algumas características foram selecionadas e dentre elas podemos destacar: I - Sistema vascular II - Esporófito dominante III - Filoides IV - Esporófito não ramificado São características próprias de pteridófitas e briófitas, respectivamente:
  4. 4. PUC-RS 2003
    Responder à questão preenchendo com V (verdadeiro) ou F (falso) os parênteses correspondentes às afirmativas sobre os musgos. (  ) Pertencem ao grupo das briófitas. (  ) São seres vivos heterotróficos absortivos. (  ) São desprovidos de traqueideos. (  ) Preferem solos secos e frios. (  ) São parentes das hepáticas. A sequência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  5. 5. FATEC 2006
    Os organismos I, II, III, IV e V apresentam características descritas na tabela a seguir. A ordem crescente de evolução desses organismos é:
  6. 6. UFPEL 2005
    As briófitas são plantas criptogâmicas avasculares que podem ser muito úteis para o homem. A formação de "tapetes" de muitas espécies promove a absorção e retenção de água e uma diminuição no impacto da gota da chuva. Várias espécies habitam as margens dos rios, absorvendo a água e retendo partículas do solo em suspensão. Existem espécies que têm a capacidade de concentrar metais pesados, como o mercúrio, outras, de reter poluentes do ar. No Japão, foi identificada uma espécie que se desenvolve apenas em água poluída. Existem espécies de briófitas que servem ainda de alimento para alguns mamíferos, pássaros e peixes, e que podem ser usadas para fins medicinais, entre outras finalidades. "Ciência Hoje", v.16, n.91, junho de 1993 [adapt.] Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que as Briófitas:
  7. 7. UNESP 2007
    Na auIa de biologia, a professora comentou que as briófitas poderiam ser consideradas "os anfíbios do reino vegetal". Esta afirmação é válida se considerarmos que as briófitas, assim como alguns anfíbios,
  8. 8. UERJ 2015
    No cladograma, está representado o grau de parentesco entre diferentes grupos de vegetais. As letras A, B e C indicam, respectivamente, o momento em que surgem, ao longo do processo evolutivo, as seguintes características dos vegetais:
  9. 9. PUC-PR 2001
    No ciclo alternante de uma samambaia, na divisão meiótica resultará a formação de:
  10. 10. ENEM 2012
    A imagem representa o processo de evolução das plantas e algumas de suas estruturas. Para o sucesso desse processo, a partir de um ancestral simples, os diferentes grupos vegetais desenvolveram estruturas adaptativas que lhes permitiram sobreviver em diferentes ambientes. Qual das estruturas adaptativas apresentadas contribuiu para uma maior diversidade genética?
  11. 11. MACKENZIE 1997
    O esquema simplificado a seguir representa o ciclo de vida de uma samambaia. A, B e C são, respectivamente:
  12. 12. UECE 2015
    Assinale a opção que contém a sequência correta correspondente ao ciclo de vida das pteridófitas.
  13. 13. UFRGS 2007
    Briófitas e pteridófitas apresentam várias características em comum, mas também diferem em muitos aspectos. Assinale a característica que pertence a apenas um desses grupos de plantas.
  14. 14. UESPI 2012
    As plantas avasculares são pequenas e são comuns em ambientes sombreados. Sobre suas características reprodutivas, observe o ciclo de vida exemplificado abaixo e assinale a alternativa correta.
  15. 15. FATEC 2008
    Considere o seguinte esquema, que representa subdivisões de grupos vegetais nos quais os algarismos representam os critérios adotados para fazer a classificação. Os critérios presença de clorofila, presença de sementes e presença de frutos estão representados, respectivamente, pelos algarismos:
  16. 16. UNESP 1996
    O xaxim é um produto muito usado na fabricação de vasos e suportes para plantas. A sua utilização:
  17. 17. ENEM 2016
    A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta. Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso. O que garante o transporte dessa seiva é a
  18. 18. UNICAMP 2015
    São estruturas encontradas em vegetais:
  19. 19. PUCRJ 2014
    O cladograma abaixo representa as relações filogenéticas dos principais grupos vegetais. A linha inclinada é uma representação do tempo, e os ramos laterais apontam a ocorrência de importantes eventos evolutivos: No cladograma, os símbolos I, II e III representam, respectivamente, o surgimento de:
  20. 20. IFSUL 2015
    Os seres vivos pertencentes ao Reino Plantae são designados de vegetais. Desse Reino, fazem parte diferentes grupos de plantas com características morfofuncionais específicas. Uma dessas características é a de apresentar, pela primeira vez, vasos para condução de nutrientes. Na evolução das plantas, os primeiros vegetais a apresentar a característica citada acima foram as
  21. 21. UFRGS 2013
    A coluna da esquerda, abaixo, lista quatro grupos de plantas atuais; a da direita, características desses grupos. Associe adequadamente a coluna da direita à da esquerda.   1. Briófita (     ) plantas avasculares que apresentam rizoides 2. Pteridófita (     ) plantas sem sementes que apresentam esporângios 3. Gimnosperma (     ) plantas com estróbilos que apresentam sementes nuas 4. Angiosperma    A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  22. 22. UFRN 2013
    As plantas terrestres, que tiveram como predecessores as algas verdes, passaram por uma evolução funcional, ou seja, para conquistarem o ambiente terrestre, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram estruturas que determinaram o surgimento de grupos vegetais representados no cladograma a seguir. As estruturas que correspondem às letras X, Y e Z, assinaladas no cladograma, são, respectivamente,
  23. 23. UNICAMP 2014
    Cladogramas são diagramas que indicam uma história comum entre espécies ou grupos de seres vivos. Os números 3 e 4 no cladograma apresentado abaixo correspondem, respectivamente, aos seguintes grupos vegetais:
  24. 24. UNIFOR 2018
    Os vegetais modernos surgiram no Período Ordoviciano, há cerca de 450 milhões de anos. A partir de então, a evolução levou ao surgimento de espécies de complexidade cada vez maior. Nesse contexto, associe as duas colunas relacionando as características que surgiram ao longo da evolução com o tipo de vegetal: A sequência correta dessa classificação é
  25. 25. UCS 2015
    Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a evolução das plantas. O critério que corrobora a hipótese evolutiva, a mais aceita atualmente, utiliza a dependência da água para que possa ocorrer o processo de fecundação. Sobre esse processo, é correto afirmar que
  26. 26. UNISINOS 2012
    As plantas compõem um dos maiores reinos de organismos vivos (Reino Plantae) e ocorrem em quase todas as regiões do mundo. Das alternativas abaixo, qual contém as características que distinguem as plantas dos outros organismos?
  27. 27. UPF 2013
    A alternativa que apresenta características comuns a gimnospermas (Pynophyta) e a angiospermas (Magnoliophyta) é:
  28. 28. UECE 2014
    Com relação à reprodução das plantas, é correto afirmar-se que,
  29. 29. FUVEST 2015
    Abaixo estão listados grupos de organismos clorofilados e características que os distinguem: I. Traqueófitas – vaso condutor de seiva. II. Antófitas – flor. III. Espermatófitas – semente. IV. Embriófitas – embrião. V. Talófitas – corpo organizado em talo. Considere que cada grupo corresponde a um conjunto e que a interseção entre eles representa o compartilhamento de características. Sendo P um pinheiro-do-paraná (araucária), indique a alternativa em que P está posicionado corretamente, quanto às características que possui. 
  30. 30. UNISINOS 2016
    No ano passado, foi publicado o Decreto Estadual 51.109-14, que declara a flora nativa ameaçada de extinção no estado do Rio Grande do Sul. De acordo com o Decreto, 804 espécies foram enquadradas como ameaçadas de extinção, sendo 722 espécies de angiospermas, três de gimnospermas, 64 de pteridófitas e 15 de briófitas. Sobre as características dos diferentes grupos vegetais, assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas. (     ) As angiospermas são plantas que possuem flores e se dispersam por sementes. (     ) As gimnospermas são plantas que produzem frutos, como o pinhão da araucária. (     ) As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares sem sementes. (     ) As briófitas são plantas vasculares que se dispersam por esporos. A ordem correta, de cima para baixo, é:  
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login