Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Visão Geral e Conceitos de Ecologia

Voltar para Visão Geral e Conceitos de Ecologia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Visão Geral e Conceitos de Ecologia dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. ENEM 2009
    Suponha que o chefe do departamento de administração de uma empresa tenha feito um discurso defendendo a ideia de que os funcionários deveriam cuidar do meio ambiente no espaço da empresa. Um dos funcionarios levantou-se e comentou que o conceito de meio ambiente não era claro o suficiente para se falar sobre esse assunto naquele lugar. Considerando que o chefe do departamento de administração entende que a empresa é parte do meio ambiente, a definição que mais se aproxima dessa concepção é:
  2. 2. UDESC 2013
    Analise as proposições em relação à ecologia. I. As populações são formadas quando varios indivíduos da mesma espécie vivem em uma mesma área e mantêm relação entre si. II. O habitat corresponde ao modo de vida ou ao papel ecológico que a especie desempenha no ecossistema. III. Comunidade ou biocenose são formadas por indivíduos da mesma especie, que possuem pouca relação de interação entre si. IV. Ecossistema é a reunião e a interação das comunidades com os fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Assinale a alternativa correta.
  3. 3. ENEM 2012
    O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se Iocomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e e amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar! Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.o 174, nov. 2006 (adaptado). Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
  4. 4. PUC-RJ 2012
    Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos com o ambiente e entre si. Sobre a ecologia, está incorreto afirmar que:
  5. 5. PUC-RS 2015
    O gráfico abaixo expressa que a biodiversidade não é distribuída igualmente na Terra. A biodiversidade varia com as diferentes regiões ecológicas, sendo_________nas regiões_________do que nos climas_________.
  6. 6. FGV 2005
    PESQUISADORES DESCOBREM NOVO ECOSSISTEMA EM LAGO ANTÁRTICO. Um lago com água sete vezes mais salgada que a do mar, soterrado por vários metros de gelo numa região desértica do continente antártico, abriga um ecossistema composto por criaturas hoje totalmente desconhecidas.(...) O melhor ainda está por vir, quando os pesquisadores estudarem a porção líquida e os organismos nesse habitat isolado. (...) O líder do grupo afirmou que "pretendem voltar ao lago em dois anos para atingir a água e caracterizar a vida lá. Ainda não o fizemos porque queríamos ter certeza de que estaríamos fazendo do jeito mais limpo e menos perturbador possível". A grande preocupação é não contaminar o lago com organismos do mundo exterior. ("Folha de S. Paulo", 17.12.2002) No texto, o emprego do termo ecossistema será adequado apenas se
  7. 7. UEPB 2014
    Os pés das aves são extremamente variáveis em forma e tamanho, o que é um reflexo dos respectivos hábitos de vida. Abaixo encontram-se três conjuntos de dados relacionados às aves e cada uma com numeração específica como se segue: O quadro abaixo apresenta a sequência de quatro figuras de pés de aves. De acordo com seu HÁBITO, EXEMPLAR E NICHO TRÓFICO, numere, respectivamente, de acordo com as características apresentadas acima, e faça ao final o somatório de cada uma das figuras. O somatório das características de cada ave é
  8. 8. ENEM 2016
    Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam geralmente, diminuição de sua a estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada. Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em 21 jan. 2012 (adaptado) Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois
  9. 9. ENEM 2016
    A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação. As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:
  10. 10. UNESP 2012
    A Verdadeira Solidão. [...] A grande novidade e que há pouco tempo foi descoberto um ser vivo que vive absolutamente sozinho em seu ecossistema. Nenhum outro ser vivo é capaz de sobreviver onde ele vive. É o primeiro ecossistema conhecido constituido por uma única espécie. (Fernando Reinach. 0 Estado de S.Paulo, 20.11.2008.) O autor se refere à bacteria Desulforudis audaxviator, descoberta em amostras de água obtida 2,8 km abaixo do solo, na África do Sul. Considerando-se as informações do texto e os conceitos de ecologia, pode-se afirmar corretamente que
  11. 11. PUC-RJ 2013
    Considere os conceitos de nicho ecológico e hábitat apresentados abaixo: I. O nicho de um organismo é seu papel ecológico. II. A ocupação de nichos distintos por diferentes espécies reduz a competição por recursos. III. Nicho ecológico é o lugar onde um organismo vive. IV. Um determinado habitat pode proporcionar diferentes nichos aos organismos. Estão corretas:
  12. 12. UNICAMP 2014
    A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?
  13. 13. ENEM 2016
    Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados do dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas. Bloom, A J et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field grown wheat.  Nature Climate Change, n. 4., abr 2014, adaptado. Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primeiramente pela redução de
  14. 14. UFRGS 2014
    Considere as seguintes afirmações sobre conceitos utilizados em ecologia. I. Nicho ecológico é a posição biológica ou funcional que um ecossistema ocupa em um determinado meio. II. A zona de transição que faz Iimite entre dois biótopos recebe o nome de nível trófico. III. O estudo do comportamento animal em uma perspectiva evolutiva denomina-se Etologia. Quais estão corretas?
  15. 15. ENEM 2016
    Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento. Espécie exótica Área com tela Área sem tela Densidade (indivíduos/m2) Tamanho médio dos indivíduos (cm) Densidade (indivíduos/m2) Tamanho médio dos indivíduos (cm) Alga 100 15 110 18 Craca 300 2 150 1,5 Mexilhão 380 3 200 6 Ascídia 55 4 58 3,8 O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)
  16. 16. UEMG 2015
    A melhor resposta para a pergunta feita pelo peixe, na ilustração acima, poderia ser dada com o exemplo a seguir
  17. 17. UFSM 2015
    Independentemente de cultura, os vegetais fornecem alimentos para todos. Nos versos que seguem, o autor tenta demonstrar essa condição. Nem todo o Rei tem Reinado Andei uns tempos pensando No porque dos animais. Mesmo que não haja duvida, Perguntar nunca é demais: 1− O que seria dos bichos 2Se não fossem os vegetais? [...] Animal da mais ibope Nos programas de TV Da movimento ao cinema Faz a gente se entreter. 3Mas todo bicho depende 4Das plantas para viver. [...] 5− Ah, se planta não soubesse 6Transformar a luz solar o vasto reino animal Deixaria de se fartar... 7− Nem sequer papel teria 8Pra estes versos eu botar. Fonte: SOUZA, P. R. de. Síntese de Poesia. 2006. Analise as seguintes afirmativas: I. Os versos assinalados com as referências 1, 2, 3 e 4 salientam a dependência dos animais, em especial, quanto ao oxigênio produzido pelos vegetais por meio da respiração celular. II. Os versos assinalados com as referências 5 e 6 dizem respeito ao processo de fotossíntese que ocorre nos cloroplastos. III. Os versos assinalados com as referências 7 e 8 remetem a produção de matéria orgânica resultante da fotossíntese. Está(ão) correta(s)
  18. 18. ENEM 2016
    O Painel intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos. IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://w5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out 2015 (adaptado) Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?
  19. 19. PUCRJ 2015
    Em estudos conduzidos, ao longo da costa sul do Alasca, foi feita uma comparação entre áreas com e sem lontras-marinhas (um mamífero predador de ouriços-do-mar). Nos locais com Iontras-marinhas, havia muitas algas e poucos ouriços-do-mar; já em locais sem Iontras, havia muitos ouriços-do-mar e poucas algas. Considerando o papel ecológico desempenhado pelas Iontras-marinhas nessas áreas, podemos supor que eIa é uma espécie de que tipo?
  20. 20. UNICHRISTUS 2018
    A respeito do texto, pode-se afirmar que
  21. 21. UNIRG 2018
    Os níveis de organização dos seres vivos podem ser observados como o reflexo de um conjunto de elementos que são agrupados conforme a sua complexidade. Entre as alternativas apresentadas abaixo, qual das opções representa a sequência correta dos níveis de organização ecológica dos seres vivos.
  22. 22. UNISC 2015
    Que lista de termos utilizados em Ecologia, abaixo, ilustra, corretamente, os níveis de integração biológicos em uma ordem crescente de complexidade?
  23. 23. FUVEST 2016
    A cobra-coral - Erythrolamprus aesculapii - tem hábito diurno, alimenta-se de outras cobras e é terrícola, ou seja, caça e se abriga no chão. A jararaca - Bothrops jararaca - tem hábito noturno, alimenta-se de mamíferos e é terrícola. Ambas ocorrem, no Brasil, na floresta pluvial costeira. Essas serpentes
  24. 24. UPF 2016
    “Nas últimas décadas, a sociedade parece ter finalmente despertado para os problemas ambientais causados pelo grande aumento na exploração de recursos naturais pela humanidade. Estamos tomando consciência de que é preciso fazer algo para evitar a degradação completa do ambiente em nosso planeta. Nesse contexto, os conhecimentos básicos de Ecologia são fundamentais para tentarmos reverter alguns dos graves problemas que nós mesmos provocamos”. (AMABIS; MARTHO, 2010) Associe os termos de ecologia apresentados na coluna 1 aos seus respectivos conceitos apresentados na coluna 2. 1. Ecossistema (     ) Conjunto de condições necessárias para uma população se desenvolver e manter o tamanho populacional. 2. População (     ) Conjunto de populações de diferentes espécies que vivem numa mesma região, mantendo relações entre si. 3. Habitat (     ) Área do espaço geográfico caracterizada por um conjunto de ecossistemas terrestres, com vegetação, solo e fisionomia típicos e um tipo de clima predominante. 4. Biocenose (     ) Unidade em que seres vivos e fatores abióticos interagem, formando um sistema estável. 5. Bioma (     ) Ambiente em que vivem determinadas espécies ou comunidades biológicas, caracterizado por suas propriedades bióticas e abióticas. 6. Nicho ecológico (     ) Conjunto de seres de uma mesma espécie que vive em determinada área geográfica. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  25. 25. PUC-RJ 2015
    O conjunto composto pela comunidade de seres vivos de uma área e os fatores físicos com os quais eles interagem é chamado:
  26. 26. PUC-RS 2015
    O Brasil tem 1/5 da biodiversidade mundial, e cada espécie tem um papel funcional e fundamental para a manutenção do ecossistema e o desenvolvimento de recursos em prol da sustentabilidade. A biodiversidade abrange diferentes componentes da natureza, mas NÃO abarca a variedade
  27. 27. UEPA 2015
    Leia o texto para responder à questão. O BICHO Vi ontem um bicho Na imundice do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Nem era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. (Manuel Bandeira, em Belo Belo e outros poemas. RJ: 1947). Com base no texto, assinale a alternativa correta.
  28. 28. UFSJ 2012
    Quanto aos níveis de organização biológica, assinale a alternativa CORRETA.
  29. 29. UNICAMP 2016