Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Introdução ao Estudo da Célula

Voltar para Introdução ao Estudo da Célula

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Introdução ao Estudo da Célula dos maiores vestibulares do Brasil.

1. 1. IMED 2015
    Qual das alternativas abaixo apresenta um organismo que possui célula procariótica?
  2. 2. UDESC 2015
    A organização dos componentes orgânicos nos seres vivos (com exceção dos vírus), em nível celular, pode ser de dois tipos básicos: procarióticas e eucarióticas. Com relação a estes dois tipos de células, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso. (  ) Nas células eucarióticas existe uma compartimentalização para atividades específicas como, por exemplo, a digestão e o armazenamento. (  ) Nas células eucarióticas o material genético encontra-se disperso no citoplasma. (  ) Nas células procarióticas existem, além da membrana citoplasmática, membranas internas denominadas de endomembranas. (  ) Em células procarióticas encontram-se além do DNA nuclear o DNA mitocondrial. (  ) As células procarióticas são encontradas principalmente nas algas e nos fungos. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  3. 3. UFSCAR 2002
    A 'Escherichia coli' é um organismo procarionte. Isto significa que esta bactéria
  4. 4. PUC-RS 2003
    Responder à questão relacionando as estruturas presentes na coluna I com as informações presentes na coluna II. Coluna I (     ) mitocôndrios (     ) centríolos (     ) DNA (     ) ribossomos (     ) proteínas (     ) peroxissomos (     ) RNA Coluna II 1 - presente apenas nas células eucariotas 2 - presente apenas nas células procariotas 3 - presente tanto em células eucariotas como em procariotas A ordem correta dos parênteses da coluna I, de cima para baixo, é
  5. 5. PUCRJ 2014
    Protistas e bactérias são seres vivos que podem ser classificados em diferentes domínios, pois:
  6. 6. IFSUL 2015
    Tanto o ser humano quanto uma árvore possuem células. Estas células (animais e vegetais) são um pouco diferentes umas das outras. Entre os seres vivos ditos eucarióticos e os seres vivos ditos procarióticos podemos observar uma importante diferenciação a nível celular. A diferenciação a que se refere o enunciado acima, nas células eucarióticas, ocorre pela presença de
  7. 7. FATEC 2013
    A invenção do microscópio possibilitou várias descobertas e, graças ao surgimento dos microscópios eletrônicos, houve uma revolução no estudo das células. Esses equipamentos permitiram separar os seres vivos em procarióticos e eucarióticos, porque se descobriu que os primeiros, entre outras características,
  8. 8. FUVEST 2001
    Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a ausência de núcleo e de compartimentos membranosos. Com base nessas observações, ele concluiu que a célula pertence a
  9. 9. UEMA 2014
    A construção do microscópio composto ou binocular por Robert Hooke, em 1663. permitiu a visualização de estruturas até então desconhecidas pelos cientistas, a partir da utilização de lentes de grande aumento. Com o advento da microscopia, os pesquisadores, após vários estudos em muitos tipos de plantas e animais, lançaram a ideia de que todos os seres vivos são formados por pequenas unidades chamadas células. Essa constatação foi possível graças à possibilidade gerada pela combinação de duas partes (A e C) do microscópio ótico. O sistema de lentes A e C, responsável pelo aumento final de uma célula, é chamado, respectivamente, de
  10. 10. ACAFE 2015
    As células dos seres vivos podem ser procarióticas ou eucarióticas. O que diferencia um tipo do outro é a complexidade da estrutura celular. O esquema a seguir representa os dois tipos celulares mencionados. Após observar o esquema, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas. (  ) A diferença mais marcante entre células procarióticas e eucarióticas é o fato das procarióticas não possuírem núcleo celular e seu material genético estar disperso no citoplasma. Desse fato deriva o nome dessas células, que em grego significa "antes do núcleo" (pro = antes, primeiro, primitivo; e karyon = núcleo). (  ) A célula representada em A é eucariótica, caracterizada por apresentar membrana nuclear, individualizando o núcleo e vários tipos de organelas. Entre as organelas celulares presentes nessas células estão as mitocôndrias, responsáveis pela liberação de ATP através do processo de digestão celular. (  ) A célula representada em B é procariótica. Podemos citar como exemplos de seres que são formados por células procarióticas as bactérias e cianobactérias, sendo as últimas capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio. (  ) Na célula A pode-se observar as microvilosidades. Essas estruturas são especializações da membrana plasmática, que possuem por função aumentar a superfície de absorção, sendo encontradas, por exemplo, nas células intestinais. (  ) Na célula B podemos observar a presença de plasmídeos, que são moléculas de DNA extra cromossomais. Essas moléculas, através da engenharia genética, podem ser utilizadas na produção de hormônios do crescimento, de insulina e na obtenção de vários produtos como, por exemplo, plantas transgênicas mais resistentes a doenças, pragas, e estresses ambientais. A sequência correta, de cima para baixo, é:
  11. 11. UFPA 2011
    "Todos os organismos são compostos de células. Todas as células são originadas a partir de células preexistentes". Essas duas afirmativas constituem a Teoria Celular. Com base nessa teoria, constatou-se, com auxílio de microscópios, a existência de dois tipos de células que constituem os seres vivos: as células eucariotas e as procariotas. Das estruturas ou organelas apresentadas abaixo, identifique aquelas que são encontradas somente em células eucariotas.
  12. 12. UNESP 2014
    A figura apresenta os esquemas de duas células. Porém, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as estruturas celulares. É correto afirmar que
  13. 13. G1 - CFTCE 2007
    Sobre a Citologia, é INCORRETO afirmar que:
  14. 14. UNICAMP 2014
    Considere os seguintes componentes celulares: I. parede celular II. membrana nuclear III. membrana plasmática IV. DNA É correto afirmar que as células de
  15. 15. ENEM 2016
    O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas, SANDES, A R. R. BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em 22 set 2015 (adaptado). O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose. Essa troca de segmentos é determinante na
  16. 16. ENEM 2016
    As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?
  17. 17. UNIFESP 2002
    Considerando a célula do intestino de uma vaca, a célula do parênquima foliar de uma árvore e uma bactéria, podemos afirmar que todas possuem
  18. 18. FAMERP 2018
    Analise a figura, que ilustra, de maneira esquemática, a disposição das moléculas de fosfolipídios presentes em alguns componentes celulares. Em células eucarióticas, tal disposição de fosfolipídios é encontrada
  19. 19. PUCRS 2015
    Leia as informações a seguir e relacione as colunas A e B, numerando os parênteses. Até cerca de 20 anos atrás, biólogos dividiam a diversidade da vida em cinco reinos: plantas, animais, fungos, eucariotos unicelulares e procariotos. A disponibilidade de novas análises, como a comparação entre genomas, por exemplo, permite que se reavalie constantemente o número e os limites dos reinos. Assim, hoje é consenso que todos os reinos da vida estão agrupados nos domínios Eukarya, Archea e Bacteria. Considere os organismos pertencentes aos domínios da coluna A e relacione-os com as características que lhes são próprias, apresentadas na coluna B. Coluna A 1. Eukarya 2. Bacteria e Archea 3. Bacteria, Archea e Eukarya Coluna B (  ) constituição unicelular (  ) presença de carioteca (  ) membrana com lipídeos (  ) ausência de citoesqueleto (  ) genoma em cromossomos lineares O preenchimento correto dos parênteses, de cima para baixo, é
  20. 20. UNITINS 2018
    Para serem observadas ao microscópio, as células podem estar vivas ou não. As mais detalhadas análises são feitas com material corado, a partir de técnicas que geralmente são tóxicas para as células. A fim de preservar o máximo possível de suas características, as células são preparadas em um processo que ocorre basicamente em duas etapas:
  21. 21. UFU 2000
    Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I- A epiderme humana tem vários estratos ou camadas. No limite com a derme fica o estrato germinativo, cujas células estão em contínuas mitoses. II- Entre as células do estrato basal ou germinativo da epiderme humana, se infiltram células especiais, muito ramificadas, os melanócitos, produtores de melanina, o pigmento que dá cor à pele. III- Na hipoderme humana, a região mais profunda da derme, fica o tecido adiposo subcutâneo, uma camada de gordura cuja espessura depende da parte do corpo e do estado de nutrição da pessoa. IV- A camada superficial da epiderme humana é cornificada. Abaixo do estrato germinativo as células parenquimáticas estão em contínuas meioses.
  22. 22. OBB 2017
    Assinale a alternativa que indica corretamente as estruturas presentes tanto em células procariontes quanto eucariontes:
  23. 23. UFLA 2013
    Considerando-se a organização do núcleo, os organismos podem ser divididos em procariontes e eucariontes. Marque a alternativa que apresenta dois exemplos de procariontes e dois exemplos de eucariontes, respectivamente.
  24. 24. ENEM - 3 APLICACAO 2016
    Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas. Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?
  25. 25. FCMS-JF 2011
    Comparando as células das raizes com as células das folhas de um vegetal é possível constatar que a quantidade de cloroplastos:
  26. 26. UFPE 2007
    Em protozoários, fungos, algas, animais, plantas, bactérias e cianobactérias são encontrados.
  27. 27. UECE 2017
    As células procariontes são reconhecidas como aquelas que não possuem material genético delimitado por um envoltório nuclear. Sobre os procariontes, é possível afirmar que contêm apenas
  28. 28. UEG 2006
    Ao compararmos bactérias, fungos e plantas, é CORRETO considerar como sendo uma característica em comum nesses seres a presença de
  29. 29. UEPG 2013
    Considerando-se a organização das células, assinale a alternativa correta.
  30. 30. UNAMA 2012