UEL 2010

Os homens não podem esperar uma conservação duradoura se continuarem no estado de natureza, ou seja, de guerra, e isso devido à igualdade de poder que entre eles há, e a outras faculdades com que estão dotados. A lei da natureza primeira, e fundamental, é que devemos procurar a paz, quando possa ser encontrada [...]. Uma das leis naturais inferidas desta primeira e fundamental é a seguinte: que os homens não devem conservar o direito que têm, todos, a todas as coisas. [...] aquele que submete sua vontade à vontade outrem transfere a este último o direito sobre sua força e suas faculdades - de tal modo que, quando todos os outros tiverem feito o mesmo, aquele a quem se submeteram terá tanto poder que, pelo terror que este suscita, poderá conformar as vontades particulares à unidade e à concórdia. [...] A união assim feita diz-se uma cidade, ou uma sociedade civil.

HOBBES, T. Do Cidadão. São Paulo: Martins Fontes, pp. 40 - 41; 45 - 46 e p. 1992, p. 109.

 

Thomas Hobbes (1588-1679) foi um dos mais influentes filósofos ingleses. Ao longo de suas obras, busca responder o problema da instituição da sociedade civil e o problema do fundamento da autoridade política. Pode-se afirmar, em acordo com a teoria hobbesiana, que:

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