UNICENTRO 2013

“Os gregos indagavam: como o erro é possível? Os modernos perguntaram: como a verdade é possível? Em outras palavras, para os modernos trata-se de compreender e explicar como os relatos mentais – nossas ideias – correspondem ao que se passa verdadeiramente na realidade.”

(CHAUI, 1994, p. 115)

 

Diante do tema em questão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

 

( ) Apesar dessas diferenças, os modernos retomaram o modo de trabalhar filosoficamente proposto por Sócrates, Platão e Aristóteles, qual seja, começar pelo exame das opiniões contrárias e ilusórias para ultrapassá-las em direção à verdade.

( ) Antes de abordar o conhecimento verdadeiro, Bacon e Descartes examinaram exaustivamente as causas e as formas do erro, inaugurando um estilo filosófico que permanecerá na filosofia, isto é, a análise dos preconceitos e do senso comum.

( ) Platão e Descartes afastam a experiência sensível ou o conhecimento sensível do conhecimento verdadeiro, que é puramente intelectual.

( ) Aristóteles e Locke consideram que o conhecimento verdadeiro se realiza por graus contínuos, partindo da sensação até chegar às ideias.

Escolha uma das alternativas.