Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Eletromagnetismo - Força e Indução dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

UERJ 2015

O princípio físico do funcionamento de alternadores e transformadores, comprovável de modo experimental, refere-se à produção de corrente elétrica por meio da variação de um campo magnético aplicado a um circuito elétrico. Esse princípio se fundamenta na denominada Lei de:

UFG 2013

Uma nova tecnologia vem sendo desenvolvida para cozinhar alimentos com maior eficiência no aproveitamento da energia fornecida. Estima-se que esse novo fogão aproveite 90% da energia, em comparação com 55% do fogão a gás e 65% do fogão elétrico. Entretanto, para o seu funcionamento, deve-se usar apenas panelas de metais ferromagnéticos, tais como ferro fundido ou aço. Essas panelas são aquecidas por meio de correntes induzidas quando colocadas sobre uma plataforma de vitroceràmica. De acordo com o exposto, conclui-se que o princípio físico que fundamenta o funcionamento deste novo fogão é:

Stoodi

No motor elétrico, os fios conduzem uma corrente de 2 A e dispõem-se perpendicularmente a um campo de indução magnética, suposto uniforme, de módulo constante e igual a 1 T. O módulo da força magnética atuante em cada centímetro de fio, vale:

UFT 2010

(Adaptado) Com relação ao fenômeno da indução eletromagnética: I. Foi descoberto experimentalmente por M. Faraday II. Uma força eletromotriz (f.e.m.) é sempre induzida em um laço condutor fechado quando o fluxo magnético que o atravessa varia. III. A f.e.m. induzida neste laço causa a aparição de uma corrente induzida. Podemos afirmar que:

UPF 2014

Considere uma partícula com carga positiva q, a qual se move em linha reta com velocidade constante v. Em um determinado instante, esta partícula penetra numa região do espaço onde existe um campo magnético uniforme B cuja orientação é perpendicular à trajetória da partícula. Como resultado da interação da carga com o campo magnético, a partícula sofre a ação de uma força magnética Fm cuja direção é sempre perpendicular à direção do campo e ao vetor velocidade instantânea da carga. Assim, a partícula passa a descrever um movimento circular uniforme num plano perpendicular ao Supondo que o módulo da velocidade da partícula seja  v=9x103m/s; que o módulo do campo magnético seja ; e que o raio da circunferência descrita pela partícula seja R=3cm, é correto afirmar que, nessas condições, a relação carga/massa (q/m) da partícula e de:

ENEM - 3 APLICACAO 2014

As cercas elétricas instaladas nas zonas urbanas são dispositivos de segurança planejados para inibir roubos e devem ser projetadas para, no máximo, assustar as pessoas que toquem a fiação que delimita os domínios  de uma propriedade. A legislação vigente que trata sobre as cercas elétricas determina que a unidade de controle deverá ser constituída, no mínimo, de um aparelho energizador de cercas que apresente um transformador e um capacitor. Ela também menciona que o tipo de corrente elétrica deve ser pulsante. Considere que o transformador supracitado seja constituído basicamente por um enrolamento primário e outro secundário, e que este último está ligado indiretamente à fiação. A função do transformador em uma cerca elétrica é

UNICAMP

(Adaptado) Um fio condutor rígido de 200 g e 20 cm de comprimento é ligado ao restante do circuito por meio de contatos deslizantes sem atrito, como mostra a figura abaixo. O plano da figura é vertical. Inicialmente a chave está aberta. O fio condutor é preso a um dinamômetro e se encontra em uma região com campo magnético de 1,0 T, entrando perpendicularmente no plano da figura (g = 10 m/s²). O sentido da corrente elétrica e sua intensidade para que o dinamômetro indique zero, é:

UDESC 2014

Uma partícula, de massa m=5,0x10-18 kg e carga q=8,0x10-6C, penetra perpendicularmente em um campo magnético uniforme, com velocidade constante de módulo V=4,0X106 m/s, passando a descrever uma órbita circular de raio r=5,0x103 cm desprezando o efeito do campo gravitacional. O módulo do campo magnético a que a partícula está submetida é igual a:

FUVEST 2010

Aproxima-se um ímã de um anel metálico fixo em um suporte isolante, como mostra a figura. O movimento do ímã, em direção ao anel,

ENEM 2014

O funcionamento dos geradores de usinas elétricas baseia-se no fenômeno da indução eletromagnética, descoberto por Michael Faraday no século XIX. Pode-se observar esse fenômeno ao se movimentar um ímã e uma espira em sentidos opostos com módulo da velocidade igual a v, induzindo uma corrente elétrica de intensidade i, como ilustrado na figura. A fim de se obter uma corrente com o mesmo sentido da apresentada na figura, utilizando os mesmos materiais, outra possibilidade é mover a espira para a

G1 - CFTMG 2011

Em uma região de campo magnético uniforme B, uma partícula de massa m e carga elétrica positiva q, penetra nesse campo com velocidade v, perpendicularmente a B, conforme figura seguinte. O vetor forca magnética, que atua sobre a partícula no ponto P, está melhor representado em:

UNIFESP

A figura representa uma espira condutora quadrada, apoiada sobre o plano xz, inteiramente imersa num campo magnético uniforme, cujas linhas são paralelas ao eixo x. Nessas condições, há dois lados da espira em que, se ela for girada tomando-os alternativamente como eixo, aparecerá uma corrente elétrica induzida. Esses lados são:

PUCRS 2010

Uma partícula eletrizada positivamente de massa 4 mg é lançada horizontalmente para a direita no plano xy, conforme a figura a seguir. com velocidade v1 de 100 m/s. Deseja-se aplicar à partícula um campo magnético , de tal forma que a força magnética equilibre a força peso . Considerando q = 2 x 10-7 C e g = 10 m/s2, o módulo, a direção e o sentido do vetor campo magnético são, respectivamente,

UFMG

A corrente elétrica induzida em uma espira circular será:

IMED 2015

A lei da indução de Faraday é fundamental, por exemplo, para explicarmos o funcionamento de um dispositivo usado em usinas de energia elétrica: o dínamo. Trata-se de um equipamento eletromecânico que transforma energia mecânica nas usinas de energia em energia elétrica. Em relação a esse dispositivo, assinale a alternativa INCORRETA.

ENEM 2017

Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando: - um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A; - dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade  B; e - um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima V e uma corrente de curto-circuito i Para dobrar o valor da tensão máxima V  do gerador mantendo constante o valor da corrente de curto i, o estudante deve dobrar o(a)

ENEM 2013

Desenvolve-se um dispositivo para abrir automaticamente uma porta no qual um botão, quando acionado, faz com que uma corrente elétrica i = 6 A percorra uma barra condutora de comprimento L = 5 cm, cujo ponto médio está preso a uma mola de constante elástica k = 5 × 10–2 N/cm. O sistema mola-condutor está imerso em um campo magnético uniforme perpendicular ao plano. Quando acionado o botão, a barra sairá da posição de equilíbrio a uma velocidade média de 5 m/s e atingirá a catraca em 6 milisegundos, abrindo a porta. A intensidade do campo magnético, para que o dispostivo funcione corretamente, é de

FUVEST 2014

Partículas com carga elétrica positiva penetram em uma câmara em vácuo, onde há, em todo seu interior, um campo eletrico de módulo E e um campo magnético de módulo B, ambos uniformes e constantes, perpendiculares entre si, nas direções e sentidos indicados na figura. As partículas entram na câmara com velocidades perpendiculares aos campos e de módulos v1 (grupo 1), v2 (grupo 2) e v3 (grupo 3). As partículas do grupo 1 têm sua trajetória encurvada em um sentido, as do grupo 2, em sentido oposto, e as do grupo 3 não têm sua trajetória desviada. A situação está ilustrada na figura abaixo. Considere as seguintes afirmações sobre as velocidades das partículas de cada grupo: I. v1 > v2 e v1 > E/B II. v1 2 e v1 III. v3 = E/B Note e adote: Os módulos das forças elétrica (FE) e magnética (FM) sâo: FE=qE FM=qvB

UFV 2004

Uma bateria de força eletromotriz está ligada a uma espira retangular de largura L e resistência R. A espira está penetrando. com uma velocidade de módulo V, em uma região onde há um campo magnético uniforme de módulo B, orientado perpendicularmente ao plano da espira e entrando nesta página. conforme representado na figura a seguir. É CORRETO afirmar que a corrente elétrica na espira é:

UPE 2014

Uma bobina, formada por 5 espiras que possui um raio igual a 3,0 cm é atravessada por um campo magnético perpendicular ao plano da bobina. Se o campo magnético tem seu módulo variado de 1,0 T até 3,5 T em 9,0 ms, é CORRETO afirmar que a força eletromotriz induzida foi, em média, igual a

FUVEST 2003

Um feixe de elétrons, todos com mesma velocidade, penetra em uma região do espaço onde há um campo elétrico uniforme entre duas placas condutoras, planas e paralelas, uma delas carregada positivamente e a outra, negativamente. Durante todo o percurso, na região entre as placas, os elétrons têm trajetória retilínea, perpendicular ao campo elétrico. Ignorando efeitos gravitacionais, esse movimento é possível se entre as placas houver, além do campo elétrico, também um campo magnético, com intensidade adequada e

UFSM 2014

A tecnologia das grandes usinas hidroelétricas depende de extensas linhas de transmissão. As linhas de transmissão usualmente transportam energia eletrica em _________ tensão. O transformador é um dispositivo que permite transformar baixa tensão e _________ corrente em alta tensão e _________ corrente e vice-versa. No transformador, o fluxo magnético associado ao campo criado pela corrente _________ no primário gera uma corrente no secundário, conforme a lei de Faraday. A alternativa que completa, corretamente, as lacunas é:

UDESC 2010

Na figura a seguir está representada uma espira quadrada de lado igual a 10,0 cm, situada no interior de um campo magnético uniforme B, perpendicular ao plano do papel e dirigido para dentro do papel, cuja intensidade é 0,50 Weber/m2. O plano formado pela espira é paralelo ao papel. Quando o campo magnético tem seu sentido completamente invertido, surge na espira uma força eletromotriz induzida de 5.0 V. O intervalo de tempo médio utilizado para inverter completamente o sentido do campo magnético, neste caso, é:

FUVEST

Um anel de alumínio, suspenso por um fio isolante, oscila entre os polos de um ímã, mantendo-se, inicialmente, no plano perpendicular ao eixo N – S e equidistante das faces polares. O anel oscila, entrando e saindo da região entre os polos, com uma certa amplitude. Nessas condições, sem levar em conta a resistência do ar e outras formas de atrito mecânico, pode-se afirmar que, com o passar do tempo,

ESC. NAVAL 2013

Analise.a flgura a seguir. O grafico da figura acima registra a variação do fluxo magnético, , através de uma bobina ao longo de 5 segundos. Das opções a seguir, qual oferece o gráflco da f.e.m induzida, , em função do tempo?

UCS 2012

Dentro do tubo de imagem de um televisor, a corrente elétrica, numa bobina, aplica sobre um elétron passante um campo magnético de  de direção perpendicular à direção da velocidade do elétron, o qual recebe uma força magnética de  Qual o módulo da velocidade desse elétron? (Considere o módulo da carga do elétron como )

PUC-RJ 2013

Cientistas creem ter encontrado o tão esperado “bóson de Higgs” em experimentos de colisão próton-próton com energia inédita de 4 TeV (tera elétron-Volts) no grande colisor de hádrons, LHC. Os prótons, de massa 1,7x10–27 kg e carga elétrica 1,6x10–19 C, estão praticamente à velocidade da luz (3x108 m/s) e se mantêm em uma trajetória circular graças ao campo magnético de 8 Tesla, perpendicular à trajetória dos prótons. Com esses dados, a força de deflexão magnética sofrida pelos prótons no LHC é em Newton:

UFAL 2010

Numa certa região, o campo magnético gerado pela Terra possui uma componente Bx paralela à superfície terrestre, com intensidade de 2 × 10−5 T, e uma componente Bz perpendicular à superfície terrestre, com intensidade de 5 × 10−5 T. Nessa região, uma linha de transmissão paralela à componente Bx é percorrida por uma corrente elétrica de 5000 A. A força magnética por unidade de comprimento que o campo magnético terrestre exerce sobre essa linha de transmissão possui intensidade igual a:

UFLA 2010

Um feixe de partículas eletrizadas P1 e P2, de mesma massa, penetra em um campo magnético B com mesma velocidade v. Observa‐se que o feixe, ao penetrar no campo magnético, divide‐se em dois, percorrendo trajetórias circulares de raios R1 = 2 R2, conforme figura a seguir. É CORRETO afirmar:

UPE 2014

Uma barra uniforme, condutora, de massa m = 100 g e comprimento L = 0,50 m, foi posicionada entre duas superfícies rugosas. A barra permanece em repouso quando uma corrente elétrica i = 2,0 A a atravessa na presença de um campo magnético de módulo B = 1,0 T, constante, que aponta para dentro do plano da figura. Com base nessas informações, determine o módulo e o sentido da força de atrito resultante que atua na barra e o sentido.