Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Lentes Esféricas dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFSM 2011

    Na flgura a seguir, são representados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada pelos raios de luz Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. A lente em questão é _________ porque, para um objeto real, a imagem é _________ e aparece _________ que o objeto.

  2. 2

    UFSM 2011

    Na figura a seguir, são representados um objeto (O) e a sua imagem (I) formada pelos raios de luz Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas. A lente em questão é _________________, porque , para um objeto real, a imagem é _________ e aparece________________ que o objeto.

  3. 3

    Stoodi

    Um objeto é colocado a 60 cm de uma lente esférica convergente. Tal lente possui distância focal igual a 20 cm. Calcule a distância da imagem à lente.

  4. 4

    Stoodi

    Considere uma lente convergente de distância focal de 25 cm. Qual será a sua vergência?

  5. 5

    G1 - IFSUL 2015

    A grandeza física vergência é medida em dioptrias, o que, no cotidiano, é o “grau” de uma lente. Logo, uma pessoa que usa um óculo com lente para a correção de sua visão de 2,5 graus, está usando um óculo com uma lente de vergência igual a 2,5 dioptrias. Essa lente tem uma distância focal de

  6. 6

    IMED 2015

    Ao posicionar um objeto diante de uma lente esférica de características desconhecidas, é conjugada uma imagem real, invertida e com as mesmas dimensões do objeto. Tanto o objeto quanto sua imagem estão a 40 cm do plano da lente. Com relação a essa lente, podemos afirmar que:

  7. 7

    PUC-SP 2004

    As figuras a seguir são fotografias de feixes de luz paralelos que incidem e atravessam duas lentes esféricas imersas no ar. Considere que as lentes são feitas de um material cujo índice de refração absoluto é maior do que o índice de refração do ar. Sobre essa situação fazem-se as seguintes afirmações: I - A lente da figura A comporta-se como lente convergente e a lente da figura B comporta-se como lente divergente. II - O comportamento óptico da lente da figura A não mudaria se ela fosse imersa em um líquido de índice de refração absoluto maior que o índice de refração absoluto do material que constitui a lente. III - Lentes com propriedades ópticas iguais às da lente da figura B podem ser utilizadas por pessoas portadoras de miopia. IV - Para queimar uma folha de papel, concentrando a luz solar com apenas uma lente, uma pessoa poderia utilizar a lente B. Das afirmações, estão corretas apenas

  8. 8

    UNESP 2005

    Considere as cinco posições de uma lente convergente, apresentadas na figura. A única posição em que essa lente, se tiver a distância focal adequada, poderia formar a imagem real I do objeto O, indicados na figura, é a identificada pelo número

  9. 9

    UNICAMP 2013

    Um objeto é disposto em frente a uma lente convergente, conforme a figura abaixo. Os focos principais da lente são indicados com a letra F. Pode-se afirmar que a imagem formada pela lente

  10. 10

    PUCPR 2015

    A equação de Gauss relaciona a distância focal (f) de uma lente esférica delgada com as distâncias do objeto (p) e da imagem (p') ao vértice da lente. O gráfico dado mostra a ampliação (m) da imagem em função da distância do objeto para uma determinada lente delgada. Se o objeto estiver a 6cm da lente, a que distância a imagem se formará da lente e quais as suas características?

  11. 11

    Espcex (Aman) 2012

    Um objeto é colocado sobre o eixo principal de uma lente esférica delgada convergente a 70 cm de distância do centro óptico. A lente possui uma distância focal igual a 80 cm Baseado nas informações anteriores, podemos afirmar que a imagem formada por esta lente é:

  12. 12

    G1 - IFPE 2012

    Analisando os três raios notáveis de lentes esféricas convergentes, dispostas pelas figuras abaixo, podemos afirmar que:

  13. 13

    UFU - MG

    Duas lentes delgadas e convergentes, de distâncias focais f1=10cm e f2=40cm, foram justapostas para se obter uma maior vergência. A convergência obtida com essa associação é, em dioptrias:

  14. 14

    G1 - IFSC 2011

    Analise as proposições abaixo: I. Classificamos as lentes em relação ao seu formato e em relação ao meio em que elas estão imersas. II. Quando desejamos concentrar os raios luminosos que vêm do Sol em um único ponto, podemos utilizar lentes de bordas grossas desde que elas estejam imersas em um meio de índice de refração maior que o seu. III. Para que a imagem conjugada por uma lente seja nítida, devemos levar em consideração a espessura da lente e a maneira como os raios incidentes chegam a ela. IV. Lentes esféricas são usadas em instrumentos ópticos para aumentar ou diminuir o tamanho da imagem, devido ao fato da luz sofrer dispersão ao atravessá-las. V. Uma lente convergente possui sempre os raios de curvatura de suas faces iguais. Assinale a alternativa correta.

  15. 15

    UPE 2010

    A figura a seguir representa uma lente delgada convergente. O ponto o é o centro óptico, F é o foco principal objeto, f é a distância focal e A é o ponto antiprincipal, que dista em relação ao centro óptico 2f. Em referência ao posicionamento do objeto e à respectiva imagem, analise as proposições que se seguem. (1) Quando a distância do objeto ao centro óptico é maior que o dobro da distância focal, a imagem obtida é real, invertida e menor. (2) Quando o objeto se encontra sobre o ponto antiprincipal, a imagem é real, invertida e de mesmo tamanho. (3) Quando a imagem é real, invertida e menor, o objeto encontra-se entre A e F. (4) Quando o objeto encontra-se entre o foco e o centro óptico, a imagem é real, direita e maior. (5) Quando a imagem é imprópria, o objeto encontra-se na metade do ponto antiprincipal. A soma dos números entre parênteses que corresponde aos itens errados é igual a

  16. 16

    S1 - IFPE 2020

    Com relação aos fenômenos da Óptica Geométrica, analise as afirmativas a seguir.  I. Uma lupa consiste em uma lente esférica convergente que permite o aumento da visualização de um objeto, porém, quando a posicionamos muito distante do objeto, proporciona uma imagem invertida.  II. Um objeto colocado diante de uma associação de dois espelhos planos, com as suas superfícies refletoras fazendo um ângulo de 60º, produz a visualização de 5 imagens.  III. Um objeto situado entre o foco e o centro óptico de uma lente convergente conjuga uma imagem real, invertida e maior que o objeto.  IV. Um objeto posicionado sobre o centro de curvatura de um espelho côncavo produz uma imagem virtual, direita e de mesmo tamanho.  V. Um objeto colocado diante de um espelho convexo conjuga uma imagem virtual, direita e de menor tamanho.  Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas  

  17. 17

    ITA 2020

     (Ita 2020)  Dois raios luminosos paralelos e simétricos em relação ao eixo óptico, interdistantes de 2 mm, devem ser focado sem um ponto P no interior de um bloco transparente, a 1mm de sua superfície, conforme mostra a figura. Para tal, utiliza-se uma lente delgada convergente com distância focal de 1mm. Considerando que o bloco tem índice de refração  a L distância  entre o vértice V da lente e a superfície do bloco deve ser ajustada para 

  18. 18

    UNICAMP 2020

    A lupa é um instrumento óptico simples formado por uma única lente convergente. Ela é usada desde a Antiguidade para observar pequenos objetos e detalhes de superfícies. A imagem formada pela lupa é direta e virtual. Qual figura abaixo representa corretamente o traçado dos raios luminosos principais provenientes de um determinado ponto de um objeto observado por uma lupa? Nessas figuras, (f) e (f') representam os pontos focais,(o)  o objeto e (i) a imagem.   

  19. 19

    PUC-RJ 2004

    Um objeto é colocado a uma distância de 12cm de uma lente delgada convergente, de 8cm de distância focal. A distância, em centímetros, da imagem formada em relação à lente é:

  20. 20

    UFRGS 2011

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas no fim do enunciado que segue, na ordem em que aparecem.   O olho humano é um sofisticado instrumento óptico. Todo o globo ocular equivale a um sistema de lentes capaz de focalizar, na retina, imagens de objetos localizados desde distâncias muito grandes até distâncias mínimas de cerca de 25 cm. O olho humano pode apresentar pequenos defeitos, como a miopia e a hipermetropia, que podem ser corrigidos com o uso de lentes externas. Quando raios de luz paralelos incidem sobre um olho míope, eles são focalizados antes da retina, enquanto a focalização ocorre após a retina, no caso de um olho hipermétrope. Portanto, o globo ocular humano equivale a um sistema de lentes ........ . As lentes corretivas para um olho míope e para um olho hipermétrope devem ser, respectivamente, ........ e ........ .

  21. 21

    UEL

    Com a finalidade de caracterizar uma lente convergente, um aluno colocou-a perpendicularmente aos raios solares, verificando a formação de uma imagem nítida do Sol a 0,40m da lente.  A convergência dessa lentes, em dioptrias, vale 

  22. 22

    OBF 2015

    Usando uma lupa (considere uma lente convergente), um colecionador observa um selo comemorativo do Brasil posicionando a lupa a 2,0 cm acima do selo. Para tal evento observou-se que o aumento obtido é igual a 4,0. Qual é aproximadamente a distância focal da lente?

  23. 23

    UEFS 2015

    Um objeto de 4,0 cm de altura é colocado a uma distância de 8,0 cm de uma lente convergente de distância focal 12,0 cm.   Com base nessas informações, o aumento linear transversal sofrido pelo objeto é igual a

  24. 24

    FCMMG 2008

    Um oftalmologista receita óculos para uma pessoa hipermétrope, indicando que ela deve usar “lentes de 2,0 graus”. Fisicamente, isso significa que o valor da convergência das lentes deve ser 2,0 dioptrias.   Pode-se concluir que as lentes desses óculos devem ser:

  25. 25

    UTFPR 2009

    Um objeto de 10 cm de altura é colocado a 40 cm de uma lente convergente de distância focal 20 cm. Nessa situação, é correto afirmar que:

  26. 26

    Espcex (Aman) 2016

    Um estudante foi ao oftalmologista, reclamando que, de perto, não enxergava bem. Depois de realizar o exame, o médico explicou que tal fato acontecia porque o ponto próximo da vista do rapaz estava a uma distância superior a 25 cm e que ele, para corrigir o problema, deveria usar óculos com “lentes de 2,0 graus“, isto é, lentes possuindo vergência de 2,0 dioptrias.   Do exposto acima, pode-se concluir que o estudante deve usar lentes

  27. 27

    UNIMONTES 2015

    Um objeto de 6 cm de altura está colocado a 40 cm de uma lente divergente cuja distância focal é 40 cm. Marque a alternativa que apresenta, corretamente, a natureza da imagem, sua posição e seu tamanho, respectivamente.

  28. 28

    FATEC

     A imagem de um objeto real, fornecida por uma lente divergente, é

  29. 29

    UFSC 2013

    Assinale a alternativa CORRETA.   Um objeto de 10 cm de altura está posicionado a 7 cm de uma lente convergente de borda fina, de distância focal f = 5 cm. Determine a posição e a altura da imagem, respectivamente.

  30. 30

    UFF 2009

    Uma lente convergente de pequena distância focal pode ser usada como lupa, ou lente de aumento, auxiliando, por exemplo, pessoas com deficiências visuais a lerem textos impressos em caracteres pequenos. Supondo que o objeto esteja à esquerda da lente, é correto afirmar que, para produzir uma imagem maior que o objeto, este deve ser:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos