Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Ordem de Grandeza

Voltar para Ordem de Grandeza

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Ordem de Grandeza dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Física com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

1. 1. CEFET-MG 2008
    Nos trabalhos científicos, números muito grandes ou próximos de zero, são escritos em notação científica, que consiste em um número x, tal que 1
  2. 2. IFSP 2014
    Leia as notícias: "A NGC 4151 está localizada a cerca de 43 milhões de anos-luz da Terra e se enquadra entre as galáxias jovens que possui um buraco negro em intensa atividade. Mas ela não é só lembrada por esses quesitos. A NGC 4151 é conhecida por astrônomos como o 'olho de Sauron', uma referência ao vilão do fllme 'O Senhor dos Anéis'". (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/887260-galaxia-herda-nome-de-vilao-do-fiIme-o-senhor-dos-aneis.shtml Acesso em: 27.10.2013.) "Cientistas britânicos conseguiram fazer com que um microscópio ótico conseguisse enxergar objetos de cerca de 0,00000005 m, oferecendo um olhar inédito sobre o mundo 'nanoscópico'".(http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimasnoticiasl/bbc/2011/03/02/com-metodo-inovador-cientistas-criam-microscopio-mais-potente-do-mundo.jhtm Acesso em: 27.1 0.2013. Adaptado) Assinale a alternativa que apresenta os números em destaque no texto, escritos em notação científica.
  3. 3. UFRGS 2013
    Um adulto humano saudável abriga cerca de 100 bilhões de bactérias, somente em seu trato digestivo. Esse número de bactérias pode ser escrito como
  4. 4. UFRGS 2010
    A distância que a luz percorre em um ano, chamada ano-luz. é de aproximadamente 38 . 45 . 512 quilômetros. A notação científica desse número é:
  5. 5. UCS 2012
    A nanotecnologia é um dos ramos mais promissores para o progresso tecnológico humano. Essa área se baseia na manipulação de estruturas em escala de comprimento, segundo o que é indicado no próprio nome, na ordem de grandeza de
  6. 6. CEFET-CE 2007
    Um fumante compulsivo, aquele que consome em média cerca de 20 cigarros por dia, terá sérios problemas cardiovasculares. A ordem de grandeza do número de cigarros consumidos por este fumante durante 20 anos é de:
  7. 7. UFG 2005
    Pois há menos peixinhos a nadar no mar Do que os beijinhos que eu darei na sua boca          Vinicius de Moraes Supondo que o volume total de água nos oceanos seja de cerca de um bilhão de quilômetros cúbicos e que haja em média um peixe em cada cubo de água de 100 m de aresta, o número de beijos que o poeta beijoqueiro teria que dar em sua namorada, para não faltar com a verdade, seria da ordem de
  8. 8. CEFET-CE 2005
    No painel de um carro, está indicado no velocímetro que ele já 'rodou' 120000 km. A alternativa que melhor indica a ordem de grandeza do número de voltas efetuadas pela roda desse carro, sabendo que o diâmetro da mesma vale 50 cm, é: Adote: . Despreze possíveis derrapagens e frenagens
  9. 9. UESPI 2012
    (Adaptada) Estima-se que o planeta Terra tenha se formado há cerca de 4,5 bilhões de anos. Qual é a ordem de grandeza da idade da Terra em horas?
  10. 10. UFR-RJ 2005