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  1. 1

    UTFPR 2013

    (Adaptada) Analise as alternativas e marque a única que apresenta apenas grandezas físicas vetoriais.

  2. 2

    Stoodi

    Os vetores  e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a 3 e 6. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor .

  3. 3

    Stoodi

    Determine os módulos das projeções do vetor  nos eixos x e y.  Dados: =  10 cm sen 30° = 1/2 cos 30º =

  4. 4

    UFRJ 1998

    (Modificada) Dentre as grandezas físicas relacionadas a seguir, assinale a que é escalar.

  5. 5

    Stoodi

    Dado o vetor , assinale a alternativa que representa corretamente o vetor .

  6. 6

    Stoodi

    Os vetores e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a 3 e 4. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor .

  7. 7

    Stoodi

    Os vetores e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a e 1. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor . Dados: sen 30° = 1/2 cos 30° =

  8. 8

    Stoodi

    Dados os vetores , , e abaixo, assinale a alternativa que representa corretamente o vetor .

  9. 9

    PUC-RJ 2012

    O vetor posição de um objeto em relação à origem do sistema de coordenadas pode ser desenhado como mostra a figura. Calcule o módulo em metros deste vetor.

  10. 10

    Stoodi

    Os vetores e representados abaixo têm módulos respectivamente iguais a 3 e 6. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a representação gráfica e o módulo do vetor .

  11. 11

    EPCAR (AFA) 2013

    Sejam três vetores . Os módulos dos vetores são, respectivamente, 6u e 8u. O módulo do vetor vale 10u, já o módulo do vetor é nulo. Sendo o vetor , tem-se que o módulo de  é igual a:

  12. 12

    Stoodi

    Determine os módulos das projeções do vetor  nos eixos x e y.  Dados: =  10 cm sen 60° = cos 60º = 1/2

  13. 13

    Stoodi

    Qual das alternativas apresenta duas notações corretas para dizermos que um vetor  tem módulo igual a 5?

  14. 14

    FCC

    Qual é a relação entre os vetores representados na figura?

  15. 15

    UNIRIO 2000

    Considere os vetores ; anteriormente representados. O vetor ' tal que é:

  16. 16

    PUC

    Para o diagrama vetorial abaixo, a única igualdade correta é:  

  17. 17

    MACK 1998

    Com seis vetores de módulos iguais a 8 u, construiu-se o hexágono regular abaixo. O módulo do vetor resultante desses 6 vetores é:  

  18. 18

    EPCAR (AFA) 2011

    Considere que dois vetores fazem entre si um ângulo de 60°, quando têm suas origens sobre um ponto em comum. Além disso, considere também, que o modulo de e duas vezes maior que o de , ou seja, B = 2A. Sendo o vetor soma e o vetor diferença , a razão entre os módulos vale

  19. 19

    CEFET-MG 2010

    Considere os vetores e  desenhados abaixo. A operação vetorial  está melhor representada pelo segmento orientado de reta em

  20. 20

    UFLA 2014

    Duas forças F1 e F2, perpendiculares entre si, agem sobre um corpo. Se seus módulos são F1=20,0 N e F2=15,0 N, indique a força resultante no objeto.

  21. 21

    O esquema representa cinco forças que atuam no ponto A, vértice de um hexágono regular, tendo suas extremidades posicionadas nos outros vértices desse hexágono. A adição vetorial dessas cinco forças representadas fornecerá uma força resultante igual a:

  22. 22

    UFTM - MG 2006

    A figura apresenta uma “árvore vetorial” cuja resultante da soma de todos os vetores representados tem módulo, em cm, igual a:  

  23. 23

    UNESP 2003

    Um caminhoneiro efetuou duas entregas de mercadorias e, para isso, seguiu o itinerário indicado pelos vetores deslocamentos d1 e d2 ilustrados na figura. Para a primeira entrega, ele deslocou-se 10 km e para a segunda entrega, percorreu uma distância de 6 km. Ao final da segunda entrega, a distância a que o caminhoneiro se encontra do ponto de partida é 

  24. 24

    UNISC 2009

    Para representar a força-peso, utilizamos um segmento de reta denominado vetor. Assim, quando da sua representação, a força-peso sempre deve apresentar

  25. 25

    UFLA 2014

    Considere que os módulos das componentes ortogonais de um determinado vetor força são 12 N e 16 N. É CORRETO afirmar que o módulo desse vetor é igual a:

  26. 26

    UFSJ 2005

    Partindo da cidade de São João del-Rei, um automóvel desloca-se sucessivamente pelos seguintes trechos retilíneos: 100 km no sentido leste, 70 km no sentido norte, 50 km no sentido oeste, 30 km no sentido norte e 50 km no sentido oeste. Ao final da viagem, o automóvel terá um deslocamento resultante de

  27. 27

    UFV 2010

    Um passageiro de um trem move-se ao longo do corredor de um vagão, afastando-se do maquinista com uma velocidade de módulo 4 km/h. Um observador parado na estação vê, nesse instante, o trem passar com velocidade de módulo 80 km/h. A velocidade do passageiro em relação ao observador na estação é: 

  28. 28

    UFSJ 2004

    Todas as grandezas listadas abaixo são vetoriais, EXCETO

  29. 29

    PUC-RJ 2010

    Um pequeno avião está acelerado, logo após a sua decolagem, em linha reta, formando um ângulo de 45° com o plano horizontal. Sabendo que a componente horizontal de sua aceleração é de 6,0 m/s2 considerando g = 10 m/s2, a componente vertical tem módulo de:

  30. 30

    UFJF 2016

    Galileu, em seu livro “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”, apresentou a independência dos movimentos para, entre outras coisas, refutar a imobilidade da Terra. Em um de seus exemplos, ele descreve o seguinte: imagine um canhão na posição horizontal sobre uma torre, atirando paralelamente ao horizonte. Não importa se a carga da pólvora é grande ou pequena, e o projétil caia a 100m ou 500m, o tempo que os projéteis levam para chegar ao chão é o mesmo. (Texto adaptado do Livro Diálogo sobre os dois Principais Sistemas do Mundo). Em relação ao texto e à independência dos movimentos, julgue os itens abaixo:   I ) o texto apresenta uma ideia errada, pois a bala de canhão que percorre o maior trajeto permanece por maior tempo no ar; II ) os tempos de lançamento das duas balas de canhão são os mesmos quando comparados ao tempo de queda de uma terceira bola que é abandonada da boca do canhão e cai até a base da torre; III ) o texto não apresenta uma ideia correta sobre o lançamento de projéteis, pois quanto maior a carga, maior o tempo que a bala de canhão permanece no ar; IV ) o movimento da bala de canhão pode ser dividido em dois movimentos independentes: um na vertical, e outro na horizontal.   Os seguintes itens são CORRETOS:  

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