Exercícios de Ásia de Monções

Voltar para Ásia de Monções

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Ásia de Monções dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNESP 2015
    As equipes de resgate trabalham contra o tempo neste domingo [23.06.2013] para salvar os milhares de pessoas que permanecem ilhadas no norte da Índia devido aos deslizamentos de terra e às inundações provocadas pelas chuvas, que podem ter provocado miI mortes. As pesadas chuvas, que atingem o subcontinente de junho a setembro, costumam provocar alagamentos, mas começaram mais cedo este ano, pegando muitas pessoas de surpresa e expondo a falta de preparo para prever e enfrentar a situação. http://noticias.terra.com.br. Adaptado. As chuvas torrenciais abordadas pelo texto estão associadas ao fenômeno climático denominado:
  2. 2. UEPB 2013
    A foto abaixo registra uma das frequentes enchentes que ocorrem em Banaladesh. Os temporais que atingem anualmente a população de vários países asiáticos são resultado:
  3. 3. G1 - CPS 2008
    Leia o texto a seguir e complete as lacunas com as palavras adequadas: ÍNDIA: UM MUNDO DE DIVERSIDADES, CONTRASTES E CONFLITOS A Índia é um dos países com maior diversidade étnico-cultural. Com uma população atual em torno de 1,1 bilhão de habitantes, o país tem 18 línguas oficiais e mais de 1600 dialetos. Dentre essas línguas, encontra-se o ____(I)____, como herança direta da dominação imperialista sofrida pelo país. Quanto à religião, as principais são o ____(II)____, que abarca 81% da população total, o islamismo (com 12%), além do cristianismo (6%), do sikhismo (2,2%) e do budismo (0,7%), entre outras. Essa diversidade, porém, é fonte de numerosos conflitos étnico-religiosos e econômicos, principalmente entre hindus e muçulmanos no interior do país, mas também externamente, com o vizinho Paquistão, de maioria muçulmana, na disputa pela região conhecida como ____(III)____. Uma das marcas desta cultura milenar é o arcaico sistema de ____(IV)____, abolido pela Constituição Federal em 1950, mas que ainda persiste, dividindo a sociedade em grupos rigidamente diferenciados e realimentando uma grande desigualdade social. As lacunas do texto são corretamente preenchidas com:
  4. 4. PUCPR 2003
    "Apertado entre o Tibete e a Índia, o Nepal se estende sobre uma área de 141 mil km², um pouco menor que nosso estado do Paraná. Mesmo assim, por conter a parte central da cordilheira do Himalaia, a Morada dos deuses da mitologia indiana, possui oito das catorze maiores montanhas da Terra" "Sua altitude decresce rapidamente de norte para sul, até encontrar a planície do Terai, a apenas 70 m sobre o nível do mar, um gigantesco contraste com os 8848 m do Everest na outra extremidade do país, a pouco mais de 180 km." (NICLEVICZ. Waldemar. 'Tudo pelo Everest' 1993.) O texto se refere a mais elevada cordilheira do mundo, o Himalaia, onde se situa o Nepal. Com suas contrastantes altitudes, o Himalaia teve sua origem aproximadamente na mesma época e da mesma forma que as outras grandes cordilheiras do planeta. A origem das grandes cadeias de montanhas da Terra, como o Himalaia, os Andes e as Rochosas, se deve a:
  5. 5. ENEM 2014
    TEXTO I TEXTO II A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de créditos ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso. Disponível em: www.conectacaIlcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado). Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a):
  6. 6. UFU 2005
    A Índia possui aproximadamente 3,3 milhões de Km2. É formada por vinte e seis estados e territórios onde habitam mais de um bilhão de pessoas, 16,6% da população mundial. No país, existem dezesseis línguas regionais e mais 1.600 dialetos reconhecidos pela Constituição. A Índia compõe-se de quatro regiões geográficas: a Cordilheira do Himalaia, a Planície Indo-Gangética, o Planalto do Decã e o deserto de Thar; apresenta, ainda, três estações climáticas definidas pelas monções: a estação quente, a das monções e a denominada localmente de fresca. GANERI, Anita. 'Explorando a Índia'. Trad. M. Vilela. São Paulo: Ática, 2002. (Suplemento de atividades) Com base nas informações apresentadas, marque a alternativa que NÃO condiz com a complexa realidade Indiana.
  7. 7. FUVEST 2012
    A economia da Índia tem crescido em torno de 8% ao ano, taxa que, se mantida, poderá dobrar a riqueza do país em uma década. Empresas indianas estão superando suas rivais ocidentais. Profissionais indianos estão voltando do estrangeiro para seu país, vendo uma grande chance de sucesso empresarial. Beckett et al., 2007. Em http://www.wsj-asia.com/pdf. Acessado em junho/2011. Adaptado. O significativo crescimento econômico da Índia. nos últimos anos, apoiou-se em vantagens competitivas, como a existência de:
  8. 8. UERN 2013
    As flguras a seguir representam tipos climáticos predominantes no Sul e no Sudeste asiático. As imagens retratam monções de:
  9. 9. UNIMONTES 2011
    O sudeste asiático destaca-se como a região do planeta com a maior produção de arroz. Além do clima favorável, o sistema agrícola adotado é fundamental para se obter alta produtividade do solo. O sistema agrícola utilizado na rizicultura do sudeste asiático caracteriza-se por:
  10. 10. MACKENZIE 2000
    A área assinalada no mapa da Índia corresponde:
  11. 11. UNICENTRO 2012
    As bases da produção agrícola são a terra, o trabalho e o capital. A importância de cada um na economia agrícola está relacionada ao grau de desenvolvimento econômico de cada país. Nesse contexto, é correto afirmar que o
  12. 12. UNIOESTE 2013
      “RANWAN, Índia - Nessa aldeia do norte da Índia, trabalhadores desmancham pilhas de arroz queimado e mofado, enquanto moscas rondam o trigo estragado perto dali. Moradores disseram que uma safra de arroz passou anos à beira de uma estrada e agora seria enviada a uma destilaria para virar bebida. Apenas 290 km ao sul, numa favela da periferia de Nova Déli, Leela Devi sofre para alimentar sua família de quatro pessoas com magras porções de pão chapati e batatas, que ela disse ser tudo o que conseguiu comprar com sua pensão por invalidez e com o rendimento do marido, trabalhador braçal diarista. A família dela está entre os estimados 250 milhões de indianos com alimentação insuficiente. Tal é o paradoxo do sistema alimentar indiano. Graças a inovações agrícolas e generosos subsídios, a Índia tem hoje o segundo maior estoque de grãos do mundo, atrás apenas da China, e exporta parte da sua produção. Mas um quinto dos seus habitantes está desnutrido - o dobro do índice de outros países em desenvolvimento, como Vietnã e China [...].” BAJAJ, Vikas. Fome e abundância convivem na Índia. Folha de São Paulo; The New York Times. 18 de junho 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: jun. 2012.   As novas projeções do mercado internacional para a Índia convivem com contrastes indissociáveis a essa expansão capitalista, expressas na desnutrição, crescimento de favelas, como também em postos de trabalho insalubres e instáveis. Considerando o texto acima sobre a sociedade indiana é INCORRETO afirmar que
  13. 13. UNIR 2009
    Sobre o processo de industrialização da Índia, analise as afirmativas. I - A origem da indústria indiana remonta ao período colonial inglês com pequenas manufaturas que operavam com grandes restrições da metrópole. II - Após a Primeira Guerra Mundial, a indústria indiana de base teve forte crescimento graças a investimentos norte-americanos interessados nas reservas minerais. III - Na década de 70 do séc. XX, transnacionais de alguns países capitalistas desenvolvidos iniciaram forte penetração na economia indiana visando explorar seus recursos e mão-de-obra. IV - O parque industrial e de serviços indiano baseia-se em pilares como biotecnologia, farmacêutica, entretenimento e software. Estão corretas as afirmativas
  14. 14. UFV 2012
    O sudeste asiático apresenta uma forma de agricultura muito singular, que se localiza nas encostas da Cordilheira do Himalaia. Embora as vertentes sejam íngrimes, o cultivo de arroz necessita ser produzido em grande escala e, como as planícies são ocupadas por grande parte da população, os terrenos de grande declividade necessitam ser utilizados para o cultivo da rizicultura. Nesse tipo de agricultura, os cuidados com o solo e a drenagem da água são grandes, a fim de garantir uma alta produtividade e rentabilidade.   Esse tipo de agricultura é denominado
  15. 15. UFTM 2011
    O país é referência mundial na exportação de serviços de tecnologia da informação (TI) e de negócios, que incluem  atividades como gestão de servidores, programação e suporte técnico, concentrados em Bangalore, conhecida como a capital da tecnologia da informação. As empresas ganharam o mercado internacional no final da década de 1990, quando empresas americanas procuraram quem resolvesse os problemas relacionados ao Bug do Milênio, que faria os computadores deixarem de funcionar em 1.º de janeiro de 2000. Mas, é um país com incríveis contrastes sociais, com a adoção de castas, grande número de analfabetos, predomínio de população rural e a presença de megacidades como Mumbai. Fonte: O Estado de S.Paulo, 29 abr 2010 (adaptado).   O país ao qual se refere o texto é a
  16. 16. UEL 2009
    No cenário mundial contemporâneo, Índia e China se destacam pelo dinamismo de suas economias e por seu elevado contingente demográfico. Com base nos conhecimentos sobre esses países, considere as afirmativas a seguir. I. Tanto na Índia quanto na China, a agricultura ocupa um número reduzido de trabalhadores em função da mecanização, sendo o seu principal cultivo a soja, que apresenta elevada produtividade para garantir o abastecimento interno e as exportações. II. Nesses dois países, a questão religiosa está na base de movimentos separatistas que ameaçam a integridade territorial e a estabilidade política. III. A ausência de grandes jazidas de petróleo e a presença de importantes jazidas de carvão mineral são aspectos marcantes do setor energético desses dois países. IV. Após a ruptura colonial em meados do século XX, Índia e China seguiram caminhos semelhantes em seus respectivos processos de industrialização, priorizando a indústria de base e colocando em segundo plano o setor de bens de consumo. Assinale a alternativa correta.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login