Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Astronomia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Astronomia dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

1. 1. G1 1996
    O Sol chefia uma família de corpos celestes que formam:
  2. 2. ENEM 2014
    Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol. SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996. A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?
  3. 3. UCS 2012
    Os eclipses ocorrem quando um astro, na sua movimentação pelo espaço Sideral, oculta momentaneamente outro astro. Observe o desenho. (Adaptado de: Nasa/Goddard Space Flight Center – Eclipses.) O desenho acima está representando o eclipse
  4. 4. UEG 2012
    As causas responsáveis pela ocorrência das estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) sobre a superfície terrestre são:
  5. 5. G1 1996
    Assinale a alternativa que estiver correta:
  6. 6. UFU 2012
    A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação. é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo: PEREIRA, A., R., et l. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Agropecuária, 2002. A análise da figura indica que, entre os dias
  7. 7. PUCCAMP 2004
    A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. A forma da Terra, sua posição e seus movimentos são determinantes de várias características de nosso planeta. Pode-se afirmar corretamente que:
  8. 8. G1 - UFFPR 2007
    A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere a influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.
  9. 9. UDESC 2011
    Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que: I. consiste na volta que a terra da em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste; II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador; III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites. Assinale a alternativa correta:
  10. 10. UFPE 1995
    Observe as proposições, tomando por referências a figura a seguir. I) As marés são movimentos oscilatórios e superficiais dos oceanos, que têm como causa a atuação dos ventos. II) No quadro 1, a Lua se encontra na posição de Conjunção, que corresponde a fase de Lua Nova. III) Nos quadros 1 e 2, os astros Sol, Terra e Lua estão alinhados, o que vai corresponder as marés de 'águas-vivas' ou 'de sizígia'. IV) Quando a Lua se posiciona em Quadratura, quadro 3, não haverá possibilidade da ocorrência de qualquer tipo de eclipse. V) A posição da Lua no quadro 2 corresponde a fase de Quarto Minguante. Estão corretas:
  11. 11. UFRGS 2013
    Como consequência dos movimentos de rotação e translação, realizados pelo planeta Terra, ha uma variação na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, no decorrer do ano. A esse respeito, considere as seguintes afirmações: I. Os raios solares atingem a superfície da Terra durante o dia e, à noite, a superficie se resfria; II. A incidência de radiação solar diminui em direção às regiões de alta latitude; III. A incidência da radiação solar, nas regiões localizadas em zonas temperadas, varia muito ao longo do ano. Quais estão corretas?
  12. 12. UFPEL 2008
    Observe a figura a seguir: De acordo com a Agência Espacial Europeia entre 1957 e 2008 aproximadamente 6 mil satélites já foram lançados ao espaço, sendo que desses, apenas cerca de 800 continuam ativos. Leia as alternativas a seguir. I. Uma grande quantidade de sondas, foguetes e satélites é lançada para missões espaciais. Quando desativados, ficam orbitando ao redor de nosso planeta e se acumulam porque não existem, no espaço, decompositores para eles. II. Os objetos lançados para o espaço são compostos em grande parte de material nuclear e equipamentos radioativos. Após serem desativados, esses objetos são capazes de causar sérios riscos à ecologia e à vida humana. III. A grande poluição do lixão espacial poderá levar a um "engarrafamento espacial" provocando até mesmo a colisão entre os objetos em órbita, comprometendo a pesquisa e o avanço da ciência. IV. Se atraídos pela força gravitacional terrestre, os fragmentos espaciais ameaçam ainda mais a população, podendo cair sobre os continentes ou oceanos e causar grandes catástrofes. Estão corretas
  13. 13. UFPEL 2007
    É oficial: Plutão foi rebaixado. A decisão saiu da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional (IAU), realizada em Praga, capital da República Checa. Descoberto em 1930, pelo cientista americano Clydie Tombaugh, Plutão é objeto de discussão há décadas, principalmente devido ao seu tamanho que foi sendo progressivamente reduzido. Estima-se hoje que ele possua dois mil e trezentos quilômetros de diâmetro, medida muito menor do que a da Terra (12.750 km) ou a da Lua terrestre (3.480 km). "Diário Popular", 25/08/2006. [adapt.] Com relação às informações anteriores sobre o Sistema Solar, considere as seguintes afirmativas, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). (     ) Plutão é muito menor do que se pensava. Além disso, sua órbita é mais elíptica do que a dos planetas do Sistema Solar e se inclina num plano diferente da eclíptica. (     ) Os asteroides e os cometas são corpos celestes de pequena dimensão, compostos por fragmentos de rochas e, ao contrário dos planetas do Sistema Solar, não orbitam ao redor do Sol. (     ) Alguns planetas do Sistema Solar são de fácil localização, como é o caso de Mercúrio e de Vênus, que surgem no horizonte em dois momentos: na direção leste pouco tempo antes de o Sol nascer e na direção oeste logo após o pôr-do-sol. (     ) O Sistema Solar faz parte da Via Láctea, galáxia em forma de espiral, parcialmente visível a olho nu, e é um sistema composto por astros, diversos tipos de estrelas, nuvens, gás e poeira. (     ) Os planetas menores são os mais próximos do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), enquanto os chamados planetas exteriores (com órbitas exteriores à da Terra) tendem a ser gigantes, como é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, indique a alternativa que apresenta a sequência correta.
  14. 14. ENEM 2006
    No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horários intermediários. Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura anterior poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de
  15. 15. G1 - IFSUL 2015
    “A grande maioria dos astrônomos é favorável à ideia de que o Universo surgiu de uma gigantesca explosão ocorrida entre 10 a 20 bilhões de anos. Pouco depois dessa grande explosão, formaram-se os elementos constituintes básicos da matéria, que mais tarde tornaram-se as grandes unidades astronômicas hoje conhecidas: Planetas, Estrelas, Galáxias, etc.” ROSA, R. Astronomia elementar. Uberlândia: Ed. da Universidade Federal de Uberlândia, 1994, p. 159. Como se denomina a Teoria que admite o surgimento do Universo a partir de uma grande explosão?
  16. 16. UFF 2006
    ENERGIA DAS ONDAS Não só os surfistas desfrutam das grandes ondas no Brasil. Se tudo caminhar bem, o Brasil vai inaugurar no segundo semestre de 2006, no Estado do Ceará, a primeira central elétrica da América, a partir do aproveitamento da força das ondas do mar, produzindo 500 quilowatts de energia e contemplando 200 famílias. Estima-se que a potencialidade total dos oceanos do planeta é de um a dois terawatts, o suficiente para atender toda a demanda energética mundial. Usar de 10 a 20% "já seria colossal", afirma o especialista Segen Estefen. Adaptado de "JB Ecológico", ano 3, no 26 Acerca da ocorrência de marés e de ondas do mar, assinale a alternativa correta.
  17. 17. UFPR 2007
    Os movimentos de rotação e translação decorrentes da posição relativa da Terra ao Sol são responsáveis, além da sucessão do dia e da noite e do ano solar, por diversos outros fenômenos. Com relação a tais fenômenos, numere a coluna II de acordo com a coluna I. COLUNA I 1. Rotação 2. Translação COLUNA II (     ) Movimento aparente do Sol. (     ) Afélio e periélio. (     ) Desvio dos ventos alísios. (     ) Horários diferenciados (delimitados pelos fusos). (     ) Estações do ano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.
  18. 18. UDESC 2011
    Sobre o movimento de translação da Terra, pode-se afirmar que:  I. é o movimento responsável pelas estações do ano; II. é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol; III. as datas que marcam o início das estações do ano são chamadas de solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono); IV. sua rota é elíptica; V. periélio é a denominação dada à menor distância entre a Terra e o Sol; VI. afélio é o ponto máximo de afastamento entre a Terra e o Sol.  Assinale a alternativa correta.
  19. 19. UEG 2011
    Sobre os movimentos do planeta Terra, é CORRETO afirmar:
  20. 20. UFRGS 2010
    Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.  Este fato se deve
  21. 21. ENEM 2009
    Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.  A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que
  22. 22. UFRGS 2002
    Considere as afirmações a seguir. I - Quando a Terra está no afélio, maior distância Terra-Sol, é verão para o Hemisfério Sul e inverno para o Hemisfério Norte. Neste ponto, a velocidade de translação da Terra é maior do que em qualquer outro ponto da órbita. II - No solstício de inverno para o Hemisfério Sul, a Terra está no afélio. Neste ponto da órbita, a velocidade de translação é a menor, o que também contribui para que o inverno no Hemisfério Sul seja mais longo. III - Como o plano do equador e o da eclíptica não coincidem, temos como resultado uma inclinação de 23° 27', o que também permite dizer que o eixo imaginário terrestre está inclinado em 23° 27'. Durante a translação, a Terra ocupa distintas posições no espaço; isto implica um aporte de radiação solar diferenciado ao longo de um ano. Quais estão corretas em relação aos movimentos executados pela Terra e suas consequências?
  23. 23. UFRGS 2013
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. O fenômeno da super Lua ocorre quando a Lua está em sua fase __________, o satélite está __________ da Terra, situação chamada de __________, e a sua aparência é __________ em relação ao normal.
  24. 24. UFPR 2006
    Em relação às causas físicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, trópicos de Câncer e de Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico, é correto afirmar:
  25. 25. UFPEL 2008
    Em um determinado dia do ano uma experiência de observação de sombras é realizada por alunos de uma escola de Pelotas. Utiliza-se uma vareta de aproximadamente 30 cm, disposta verticalmente sobre uma folha de cartolina colocada no chão para marcação da sombra projetada ao longo do dia, como ilustra a figura. Durante a atividade a vareta e o papel permanecem imóveis. Vareta, cartolina e papel utilizados para marcação da sombra. Com base na experiência descrita é correto afirmar que:
  26. 26. ENEM 2000
    A figura a seguir mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo. As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:
  27. 27. PUC-RS 2001
    A Lua, satélite natural da Terra, é o elemento cósmico mais próximo que influencia diretamente o cotidiano das pessoas. É correto afirmar, sobre essa influência, que
  28. 28. UFSJ 2013
    “Uma lua espetacular durante boa parte do dia. Não havia mais dia e eu não havia percebido. O céu avermelhado e cristalino por algumas horas e uma longa noite em seguida. Pôr e nascer do sol reunidos num único e breve esforço de luz, próximos ao meio dia verdadeiro. (...) Manhã e entardecer eram agora próximos” Amir Klink, Parati: entre dois polos. São Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 108. O fenômeno descrito indica que o barco de Amir Klink se encontrava em uma região
  29. 29. UFLA 2007
    No mês de agosto de 2006, reuniram-se em Praga, na República Checa, vários astrônomos e estudiosos e, com base em avanços recentes na observação do cosmo, determinaram uma nova classificação para o Sistema Solar. Essa classificação tem como base novos critérios para a definição de planeta. Assim sendo, Plutão passou a não ser mais classificado como planeta, pois suas características impedem que ele faça parte desse conjunto de astros. Marque a alternativa que trazia a definição tradicional e que possibilitou a classificação de Plutão como planeta.
  30. 30. ENEM 2002