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  1. 1

    G1 1996

    O Sol chefia uma família de corpos celestes que formam:

  2. 2

    ENEM 2014

    Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o Sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr do sol. SAINT-EXUPÉRY, A. O Pequeno Príncipe. Rio de Janeiro: Agir, 1996. A diferença espacial citada é causada por qual característica física da Terra?

  3. 3

    UCS 2012

    Os eclipses ocorrem quando um astro, na sua movimentação pelo espaço Sideral, oculta momentaneamente outro astro. Observe o desenho. (Adaptado de: Nasa/Goddard Space Flight Center – Eclipses.) O desenho acima está representando o eclipse

  4. 4

    UEG 2012

    As causas responsáveis pela ocorrência das estações do ano (outono, inverno, primavera e verão) sobre a superfície terrestre são:

  5. 5

    G1 1996

    Assinale a alternativa que estiver correta:

  6. 6

    UFU 2012

    A Terra é inclinada em relação ao plano da sua órbita ao redor do Sol e no seu próprio eixo. Essa inclinação, somada ao movimento de translação. é responsável pela formação das estações do ano, como demonstra a figura abaixo: PEREIRA, A., R., et l. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Guaíba: Agropecuária, 2002. A análise da figura indica que, entre os dias

  7. 7

    PUCCAMP 2004

    A quase totalidade da energia utilizada na Terra tem sua origem nas radiações que recebemos do Sol. A forma da Terra, sua posição e seus movimentos são determinantes de várias características de nosso planeta. Pode-se afirmar corretamente que:

  8. 8

    G1 - UFFPR 2007

    A relação Sol-Terra faz com que em qualquer lugar do planeta existam diferenças no tempo atmosférico. Essas diferenças têm origem em dois fatores principais, que são os movimentos de rotação e de translação. Analise as alternativas a seguir e identifique a INCORRETA no que se refere a influência desses movimentos no tempo atmosférico e climas da Terra.

  9. 9

    UDESC 2011

    Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que: I. consiste na volta que a terra da em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste; II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador; III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites. Assinale a alternativa correta:

  10. 10

    UFPE 1995

    Observe as proposições, tomando por referências a figura a seguir. I) As marés são movimentos oscilatórios e superficiais dos oceanos, que têm como causa a atuação dos ventos. II) No quadro 1, a Lua se encontra na posição de Conjunção, que corresponde a fase de Lua Nova. III) Nos quadros 1 e 2, os astros Sol, Terra e Lua estão alinhados, o que vai corresponder as marés de 'águas-vivas' ou 'de sizígia'. IV) Quando a Lua se posiciona em Quadratura, quadro 3, não haverá possibilidade da ocorrência de qualquer tipo de eclipse. V) A posição da Lua no quadro 2 corresponde a fase de Quarto Minguante. Estão corretas:

  11. 11

    UFRGS 2013

    Como consequência dos movimentos de rotação e translação, realizados pelo planeta Terra, ha uma variação na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, no decorrer do ano. A esse respeito, considere as seguintes afirmações: I. Os raios solares atingem a superfície da Terra durante o dia e, à noite, a superficie se resfria; II. A incidência de radiação solar diminui em direção às regiões de alta latitude; III. A incidência da radiação solar, nas regiões localizadas em zonas temperadas, varia muito ao longo do ano. Quais estão corretas?

  12. 12

    UFPEL 2008

    Observe a figura a seguir: De acordo com a Agência Espacial Europeia entre 1957 e 2008 aproximadamente 6 mil satélites já foram lançados ao espaço, sendo que desses, apenas cerca de 800 continuam ativos. Leia as alternativas a seguir. I. Uma grande quantidade de sondas, foguetes e satélites é lançada para missões espaciais. Quando desativados, ficam orbitando ao redor de nosso planeta e se acumulam porque não existem, no espaço, decompositores para eles. II. Os objetos lançados para o espaço são compostos em grande parte de material nuclear e equipamentos radioativos. Após serem desativados, esses objetos são capazes de causar sérios riscos à ecologia e à vida humana. III. A grande poluição do lixão espacial poderá levar a um "engarrafamento espacial" provocando até mesmo a colisão entre os objetos em órbita, comprometendo a pesquisa e o avanço da ciência. IV. Se atraídos pela força gravitacional terrestre, os fragmentos espaciais ameaçam ainda mais a população, podendo cair sobre os continentes ou oceanos e causar grandes catástrofes. Estão corretas

  13. 13

    UFPEL 2007

    É oficial: Plutão foi rebaixado. A decisão saiu da Assembleia Geral da União Astronômica Internacional (IAU), realizada em Praga, capital da República Checa. Descoberto em 1930, pelo cientista americano Clydie Tombaugh, Plutão é objeto de discussão há décadas, principalmente devido ao seu tamanho que foi sendo progressivamente reduzido. Estima-se hoje que ele possua dois mil e trezentos quilômetros de diâmetro, medida muito menor do que a da Terra (12.750 km) ou a da Lua terrestre (3.480 km). "Diário Popular", 25/08/2006. [adapt.] Com relação às informações anteriores sobre o Sistema Solar, considere as seguintes afirmativas, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). (     ) Plutão é muito menor do que se pensava. Além disso, sua órbita é mais elíptica do que a dos planetas do Sistema Solar e se inclina num plano diferente da eclíptica. (     ) Os asteroides e os cometas são corpos celestes de pequena dimensão, compostos por fragmentos de rochas e, ao contrário dos planetas do Sistema Solar, não orbitam ao redor do Sol. (     ) Alguns planetas do Sistema Solar são de fácil localização, como é o caso de Mercúrio e de Vênus, que surgem no horizonte em dois momentos: na direção leste pouco tempo antes de o Sol nascer e na direção oeste logo após o pôr-do-sol. (     ) O Sistema Solar faz parte da Via Láctea, galáxia em forma de espiral, parcialmente visível a olho nu, e é um sistema composto por astros, diversos tipos de estrelas, nuvens, gás e poeira. (     ) Os planetas menores são os mais próximos do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), enquanto os chamados planetas exteriores (com órbitas exteriores à da Terra) tendem a ser gigantes, como é o caso de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, indique a alternativa que apresenta a sequência correta.

  14. 14

    ENEM 2006

    No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce às 6 horas e se põe às 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horários intermediários. Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura anterior poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de

  15. 15

    G1 - IFSUL 2015

    “A grande maioria dos astrônomos é favorável à ideia de que o Universo surgiu de uma gigantesca explosão ocorrida entre 10 a 20 bilhões de anos. Pouco depois dessa grande explosão, formaram-se os elementos constituintes básicos da matéria, que mais tarde tornaram-se as grandes unidades astronômicas hoje conhecidas: Planetas, Estrelas, Galáxias, etc.” ROSA, R. Astronomia elementar. Uberlândia: Ed. da Universidade Federal de Uberlândia, 1994, p. 159. Como se denomina a Teoria que admite o surgimento do Universo a partir de uma grande explosão?

  16. 16

    UFF 2006

    ENERGIA DAS ONDAS Não só os surfistas desfrutam das grandes ondas no Brasil. Se tudo caminhar bem, o Brasil vai inaugurar no segundo semestre de 2006, no Estado do Ceará, a primeira central elétrica da América, a partir do aproveitamento da força das ondas do mar, produzindo 500 quilowatts de energia e contemplando 200 famílias. Estima-se que a potencialidade total dos oceanos do planeta é de um a dois terawatts, o suficiente para atender toda a demanda energética mundial. Usar de 10 a 20% "já seria colossal", afirma o especialista Segen Estefen. Adaptado de "JB Ecológico", ano 3, no 26 Acerca da ocorrência de marés e de ondas do mar, assinale a alternativa correta.

  17. 17

    UFPR 2007

    Os movimentos de rotação e translação decorrentes da posição relativa da Terra ao Sol são responsáveis, além da sucessão do dia e da noite e do ano solar, por diversos outros fenômenos. Com relação a tais fenômenos, numere a coluna II de acordo com a coluna I. COLUNA I 1. Rotação 2. Translação COLUNA II (     ) Movimento aparente do Sol. (     ) Afélio e periélio. (     ) Desvio dos ventos alísios. (     ) Horários diferenciados (delimitados pelos fusos). (     ) Estações do ano. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna II, de cima para baixo.

  18. 18

    UDESC 2011

    Sobre o movimento de translação da Terra, pode-se afirmar que:  I. é o movimento responsável pelas estações do ano; II. é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol; III. as datas que marcam o início das estações do ano são chamadas de solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono); IV. sua rota é elíptica; V. periélio é a denominação dada à menor distância entre a Terra e o Sol; VI. afélio é o ponto máximo de afastamento entre a Terra e o Sol.  Assinale a alternativa correta.

  19. 19

    UEG 2011

    Sobre os movimentos do planeta Terra, é CORRETO afirmar:

  20. 20

    ENEM 2009

    Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo matemático alemão Johannes Kepler (1571- 1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas.  A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que

  21. 21

    UFRGS 2010

    Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão.  Este fato se deve

  22. 22

    UFRGS 2002

    Considere as afirmações a seguir. I - Quando a Terra está no afélio, maior distância Terra-Sol, é verão para o Hemisfério Sul e inverno para o Hemisfério Norte. Neste ponto, a velocidade de translação da Terra é maior do que em qualquer outro ponto da órbita. II - No solstício de inverno para o Hemisfério Sul, a Terra está no afélio. Neste ponto da órbita, a velocidade de translação é a menor, o que também contribui para que o inverno no Hemisfério Sul seja mais longo. III - Como o plano do equador e o da eclíptica não coincidem, temos como resultado uma inclinação de 23° 27', o que também permite dizer que o eixo imaginário terrestre está inclinado em 23° 27'. Durante a translação, a Terra ocupa distintas posições no espaço; isto implica um aporte de radiação solar diferenciado ao longo de um ano. Quais estão corretas em relação aos movimentos executados pela Terra e suas consequências?

  23. 23

    UFRGS 2013

    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. O fenômeno da super Lua ocorre quando a Lua está em sua fase __________, o satélite está __________ da Terra, situação chamada de __________, e a sua aparência é __________ em relação ao normal.

  24. 24

    UFPR 2006

    Em relação às causas físicas que explicam o estabelecimento das linhas imaginárias do Equador, trópicos de Câncer e de Capricórnio e círculos polares Ártico e Antártico, é correto afirmar:

  25. 25

    UFPEL 2008

    Em um determinado dia do ano uma experiência de observação de sombras é realizada por alunos de uma escola de Pelotas. Utiliza-se uma vareta de aproximadamente 30 cm, disposta verticalmente sobre uma folha de cartolina colocada no chão para marcação da sombra projetada ao longo do dia, como ilustra a figura. Durante a atividade a vareta e o papel permanecem imóveis. Vareta, cartolina e papel utilizados para marcação da sombra. Com base na experiência descrita é correto afirmar que:

  26. 26

    ENEM 2000

    A figura a seguir mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo. As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:

  27. 27

    PUC-RS 2001

    A Lua, satélite natural da Terra, é o elemento cósmico mais próximo que influencia diretamente o cotidiano das pessoas. É correto afirmar, sobre essa influência, que

  28. 28

    UFSJ 2013

    “Uma lua espetacular durante boa parte do dia. Não havia mais dia e eu não havia percebido. O céu avermelhado e cristalino por algumas horas e uma longa noite em seguida. Pôr e nascer do sol reunidos num único e breve esforço de luz, próximos ao meio dia verdadeiro. (...) Manhã e entardecer eram agora próximos” Amir Klink, Parati: entre dois polos. São Paulo, Companhia das Letras, 1998, p. 108. O fenômeno descrito indica que o barco de Amir Klink se encontrava em uma região

  29. 29

    UFLA 2007

    No mês de agosto de 2006, reuniram-se em Praga, na República Checa, vários astrônomos e estudiosos e, com base em avanços recentes na observação do cosmo, determinaram uma nova classificação para o Sistema Solar. Essa classificação tem como base novos critérios para a definição de planeta. Assim sendo, Plutão passou a não ser mais classificado como planeta, pois suas características impedem que ele faça parte desse conjunto de astros. Marque a alternativa que trazia a definição tradicional e que possibilitou a classificação de Plutão como planeta.

  30. 30

    ENEM 2002

    Um grupo de pescadores pretende passar um final de semana do mês de setembro, embarcado, pescando em um rio. Uma das exigências do grupo é que, no final de semana a ser escolhido, as noites estejam iluminadas pela lua o maior tempo possível. A figura representa as fases da lua no período proposto. Considerando-se as características de cada uma das fases da lua e o comportamento desta no período delimitado, pode-se afirmar que, dentre os fins de semana, o que melhor atenderia às exigências dos pescadores corresponde aos dias

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