Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Biosfera

Voltar para Biosfera

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Biosfera dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFC 2002
    A figura a seguir representa a distribuição geográfica das principais formações vegetais originais do território brasileiro. Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado no mapa a formação vegetal.
  2. 2. ENEM 2013
    Então, a travessia das veredas sertanejas é mais exaustiva que a de uma estepe nua. Nesta, ao menos, o viajante tem o desafogo de um horizonte largo e a perspectiva das planuras francas. Ao passo que a outra o afoga; abrevia-lhe o olhar; agride-o e estonteia-o; enlaça-o na trama espinescente e não o atrai; repulsa-o com as folhas urticantes, com o espinho, com os gravetos estalados em lanças, e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado; árvore sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço ou estirando-se flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante... CUNHA, E. Os sertões. Disponível em: http://pt.scribd.com. Acesso em: 2 jun. 2012. Os elementos da paisagem descritos no texto correspondem a aspectos biogeográficos presentes na
  3. 3. UFPR 2014
    Num clássico trabalho publicado em 1967, o geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Saber caracterizou seis grandes domínios morfoclimáticos. apresentados no mapa abaixo, cujas áreas estão relacionadas a regiões climatobotânicas. áreas geopedológicas, províncias fltogeográficas e regiões hidrológicas particularmente bem definidas. Cada quadro na legenda, de 1 a 6, no mapa, representa um domínio morfoclimatico. Numere as caracterizações abaixo, estabelecendo sua correspondência com a legenda do mapa. (   ) Domínio dos planaltos de araucárias, com predomínio de drenagens perenes e solos diversificados. (   ) Domínio dos chapadões recobertos por cerrados e penetrados por florestas de galerias, composto por pIanaItos de estrutura complexa, capeados ou não por Iateritas de cimeira, planaltos sedimentares com vertentes em rampas suaves, drenagens espaçadas pouco ramificadas. (   ) Domínio das terras baixas florestadas com planícies de inundação labirínticas e/ou meãndricas, tabuleiros extensos e morros baixos e arredondados nas áreas cristalinas adjacentes, terraços de cascalhos e/ou laterita, rios com elevada carga de sedimentos e drenagens perenes. (   ) Domínio das depressões interplanálticas semiáridas, revestido por diferentes tipos de caatingas, apresenta fraca decomposição das rochas com frequentes afloramentos, chãos pedregosos e drenagens intermitentes. (   ) Domínio das pradarias mistas, coxilhas extensivas, grandes matas subtropicais, apresenta fraca decomposição das rochas e presença de banhados. (   ) Domínio dos mares de morros tlorestados, apresenta fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.
  4. 4. UNIRIO 1997
    No mapa a seguir, as áreas assinaladas com os números II, IV e V correspondem, respectivamente, às formações vegetais originais de: Fonte: Aziz Ab'Sáber. Boletim do Instituto Geográfico, 52.
  5. 5. UNICAMP 2014
    Assinale a alternativa que indica corretamente a localização e uma característica predominante dos domínios morfoclimáticos do Cerrado, da Caatinga e dos Mares de Morros.
  6. 6. ENEM 2017
    Trata-se da perda progressiva da produtividade de biomas inteiros, afetando parcelas muito expressivas dos domínios subúmidos e semiáridos em todas as regiões quentes do mundo. É nessas áreas, ecologicamente transicionais que a pressão sobre a biomassa se faz sentir com muita força, devido à retirada da cobertura florestal, ao superpastoreio e às atividades mineradoras não controladas, desencadeando um quadro agudo de degradação ambiental, refletido pela incapacidade de suporte para o desenvolvimento de espécies vegetais, seja uma floresta natural ou plantações agrícolas. CONTI, J. B. A geografia física e as relações sociedade-natureza no mundo tropical. In: CARLOS; A. F. A. (Org.) Novos caminhos da geografia. São Paulo: Contexto 1999 (adaptado). O texto enfatiza uma consequência da relação conflituosa entre a sociedade humana e o ambiente que diz respeito ao processo de
  7. 7. UEPB 2012
    Observe as figuras que representam a vegetação de dois biomas brasileiros. Identifique entre as proposições aquelas que se identificam com as figuras apresentadas: I. Figura I: Formação do tipo xerófilas, do domínio das caatingas, adaptada ao clima semiárido, em áreas de deflcit hídrico, comum no sertão nordestino. II. Figura II: Formação vegetal característica do domínio da araucária, adaptada ao clima subtropical, onde as temperaturas são baixas, comuns no sul do Brasil. III. Figura I: Trata-se de uma vegetação característica do domínio do cerrado, com árvores e arbustos retorcidos, solos ácidos, adaptada ao clima tropical, com duas estações bem diferenciadas, verão chuvoso e inverno seco. IV. Figura II: Trata-se da vegetação característica do domínio amazônico, adaptada ao clima equatorial, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes. Estão corretas
  8. 8. FUVEST 2014
    Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território nacional. Correlacione as formações vegetais retratadas nas fotos às áreas de ocorrência indicadas nos mapas abaixo.
  9. 9. ENEM 2015
    No mapa estão representados os biomas brasileiros que, em função de suas características físicas e do modo de ocupação do território, apresentam problemas ambientais distintos. Nesse sentido, o problema ambiental destacado no mapa indica.  
  10. 10. ENEM 2017
    Tipologia da área  de chuva retida no local escoada Bacias naturais/florestas  80 a 100  0 a 20 Bacias com ocupação agrícola/cultivos  40 a 60  40 a 60 Bacias com ocupação residencial  40 a 50  50 a 60 Bacias com ocupação urbana pesada  0 a 10  90 a 100 MACHADO, P. J. O.; TORRES, F. T. P. Introdução à hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012 (adaptado).   A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de
  11. 11. UNESP 2014
    Mata de terra firme, mata de Várzea e igapó são formações vegetais típicas deste bioma. Em razão do processo de uso e ocupação do território brasileiro e das ações dirigidas à preservação dos recursos naturais realizadas nas últimas décadas, este bioma constitui-se também naquele que guarda as maiores extensões de fioresta nativa no Brasil, ainda que seu desmatamento não tenha sido completamente cessado. O texto refere-se ao bioma:
  12. 12. ENEM 2016
    Texto I O Cerrado brasileiro apresenta diversos aspectos favoráveis, mas tem como problema a baixa fertilidade de seus solos. A grande maioria é ácido, com baixo pH. Disponível em: www.fmb.edu.br. Acesso em: 21 dez. 2012 (adaptado). Texto II O crescimento da participação da Região Central do Brasil na produção de soja foi estimulado, entre outros fatores, por avanços científicos em tecnologias para manejo de solos. Disponível em: www.conhecer.org.br. Acesso em: 19 dez. 2012 (adaptado).   Nos textos, são apresentados aspectos do processo de ocupação de um bioma brasileiro. Uma tecnologia que permite corrigir os limites impostos pelas condições naturais está indicada em:
  13. 13. UFSM 2015
    O conceito de domínios morfoclimáticos pode ser entendido como um conjunto espacial em que haja uma interação entre os processos ecológicos e as paisagens. Fonte: OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital geografia. São Paulo: Moderna, 2012. p.169 A partir desse conceito e da compreensão dos domínios de natureza que existem no território brasiIeiro, considere as afirmativas a seguir. I. São reconhecidos seis grandes domínios paisagísticos e macroecológicos, dos quais quatro são intertropicais (amazônico, dos cerrados, das caatingas e dos mares de morros) e dois subtropicais (o das pradarias e o das araucárias). II. Os ecossistemas que caracterizam os domínios são constituídos de grande diversidade biológica, que se torna cada dia mais preciosa para as indústrias de alimentos, cosméticos e fármacos. III. As potencialidades paisagísticas são definidas peIa relação entre diversos elementos, como o relevo, os solos, a vegetação e as condições climático-hidrológicas. IV. Entre o núcleo de um domínio paisagístico e ecológico e as áreas centrais de outros domínios vizinhos, existe uma área de transição que afeta os componentes naturais, como, por exemplo, os solos e a vegetação. Está(ão) correta(s):
  14. 14. UEL 2006
    A imagem a seguir mostra a distribuição original dos domínios morfoclimáticos no Brasil. Com base na imagem e nos conhecimentos sobre as características e a dIstrIbuIção onginal dos domínios morfocllmáticos no Brasil, considere as afirmativas a seguir. I. Os domínios identificados com os números 1 e 4 são caracterizados pela predominância de climas úmidos e vegetação arbórea. II. Os domínios identificados com os números 2 e 5 são caracterizados por formações vegetais em que predomina o estrato herbáceo, associado a climas com estação seca superior a nove meses no ano. III. A pecuária extensiva foi uma das atividades econômicas associada ao processo de ocupação das áreas correspondentes aos domínios 3 e 6, pois foi favorecida pelas características naturais. IV. A área correspondente ao domínio 2 sofre pesados impactos ambientais decorrentes da devastação da formação vegetal original, que vem sendo rapidamente substituída pelo cultivo da soja, do algodão e da expansão da pecuária de corte. Estão corretas apenas as afirmativas:
  15. 15. ENEM 2016
    O bioma Cerrado foi considerado recentemente um dos 25 hotspots de biodiversidade do mundo segundo uma análise em escala mundial das regiões biogeográficas sobre áreas globais prioritárias para conservação. O conceito de hotspot foi criado tendo em vista a escassez de recursos direcionados para conservação, com o objetivo de apresentar os chamados "pontos quentes", ou seja, locais para os quais existe maior necessidade de direcionamento de esforços, buscando evitar a extinção de muitas espécies que estão altamente ameaçadas por ações antrópicas. PINTO, PP: DINIZ-FILHO, J. A. F. In: ALMEIDA, M. G. (Org.). Tantos cerrados: múltiplas abordagens sobre a biogeodiversidade e singularidade Cultural Goiânia: Vieira, 2005 (adaptado) A necessidade desse tipo de ação na área mencionada tem como causa a
  16. 16. ENEM 2015
    Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas. VIEIRA, C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 1 nov. 2014. As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois
  17. 17. UEL 2012
    Analise a figura a seguir. Mangue no Rio Preguiças-Barreirinhas-MA Com base na figura e nos conhecimentos sobre os manguezais, considere as afirmativas a seguir. I. São formados em ambientes de transição das águas fluviais para as águas oceânicas, nas zonas de contato entre terra e mar. II. Trata-se de um domínio morfoclimático que se desenvolve graças à biodiversidade ambiental que caracteriza as suas florestas. III. Sua fauna representa importante fonte de alimentos para o habitante, que depende deste ecossistema para extrair seu meio de subsistência. IV. A ausência de legislação de proteção aos manguezais resultou no seu desaparecimento em escala global. Assinale a alternativa correta.
  18. 18. ENEM 2017
    Ao destruir uma paisagem de árvores de troncos retorcidos, folhas e arbustos ásperos sobre os solos ácidos, não raro laterizados ou tomados pelas formas bizarras dos cupinzeiros, essa modernização lineariza e aparentemente não permite que se questione a pretensão modernista de que a forma deve seguir a função. HAESBAERT, R. “Gaúchos” e baianos no “novo” Nordeste: entre a globalização econômica e a reinvenção das identidades territoriais. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. O processo descrito ocorre em uma área biogeográfica com predomínio de vegetação  
  19. 19. UEPB 2013
    Um geógrafo cearense colocou a mochila nas costas e partiu em uma expedição para conhecer de perto os biomas brasileiros. De repente sua câmara fotográfica clicou nessa imagem. A foto em evidência retrata:
  20. 20. PUC-RJ 2014
    Com tantas regiões na Terra sofrendo a ação devastadora do homem, é fundamental a definição de prioridades de proteção ambiental. Algumas dessas regiões passaram a ser chamadas de hotspots (zonas de perigo) pelo ecologista inglês Normam Myers, em 1988, conceito reelaborado no início do século XXI, por ONG conservacionista. Sobre os hotspots do continente americano, é correto afirmar que: 
  21. 21. ENEM 2014
    Determinado bioma brasileiro apresenta vegetação conhecida por perder as folhas e ficar apenas com galhos esbranquiçados, ao passar por até nove meses de seca. As plantas podem acumular água no caule e na raiz, além de apresentarem folhas pequenas, que em algumas espécies assumem a forma de espinhos. Qual região fitogeográfica brasileira apresenta plantas com essas características?
  22. 22. UPE 2014
    O cerrado é um bioma brasileiro bastante peculiar, sobretudo por sua constituição em mosaicos de formações vegetais. Observe os mapas a seguir e assinale aquele que exibe delimitação espacial mais aproximada desse bioma.
  23. 23. FUVEST 2016
    O mapa representa um dos possíveis trajetos da chamada Ferrovia Transoceânica, planejada para atender, entre outros interesses, ao transporte de produtos agrícolas e de minérios, tornando as exportações possíveis tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Oceano Pacífico. Considerando-se o trajeto indicado no mapa e levando em conta uma sobreposição aos principais Domínios Morfoclimáticos da América do Sul e as faixas de transição entre eles, definidos pelo geógrafo Aziz Ab’Sáber, pode-se identificar a seguinte sequência de Domínios, do Brasil ao Peru:
  24. 24. FUVEST 2015
    Leia o seguinte texto. O quilombola Francisco Sales Coutinho Mandira até tentou sair da lama, mas logo percebeu que o mangue era o seu lar. Tivesse investido em continuar como ajudante de pedreiro, quando ficou dois anos fora do quilombo que leva seu sobrenome, certamente hoje não conheceria África do Sul, Dinamarca e Itália. Tudo porque organizou os quilombolas para fazer uso racional dos recursos naturais. Fez tão bem que virou exemplo internacional (...). A mudança começou em 1993, quando pesquisadores da USP e órgãos do governo passaram a divulgar o conceito de reserva extrativista, em que populações tradicionais continuam retirando seu sustento da natureza, mas de forma planejada. Revista Unesp Ciência, maio de 2014. Sobre o ecossistema manguezal, é correto afirmar:
  25. 25. G1 - IFSC 2014
    Em algumas áreas do sul do Brasil encontramos o clima mesotérmico úmido, com planícies litorâneas intercaladas com serras voltadas para o oceano Atlântico e um extenso planalto onde é frequente a ocorrência das mais baixas temperaturas do Brasil. É CORRETO afirmar que os domínios morfoclimáticos predominantes nessas áreas são:
  26. 26. UNIFESP 2004
    Observe o mapa. A sequência correta de vegetação natural indicada pelo perfil AB é:
  27. 27. UFU 2015
    Solo do sudoeste gaúcho sofre processo de arenização Jean Ramos, de 27 anos, nasceu e foi criado no pampa. É um homem simples como todos os moradores da localidade de Jacaquá, única região do interior do município de Alegrete. De pé sobre uma pedra, Jean vê se estender a seus pés uma paisagem insólita: em vez dos infindáveis campos e lavouras característicos do lugar, uma mancha de areia de 83 hectares, equivalente a cerca de 111 campos de futebol, que avança sobre os quintais das casas. Disponível em: (Adaptado) Acesso em: 12 de fev. 2015. O processo de arenização na área descrita tem se intensificado em decorrência da
  28. 28. UEPB 2011
    Observe o mapa que representa os Domínios Morfoclimáticos Brasileiros Analise as afirmações a seguir e identifique a alternativa correta I. O número 1 refere-se à floresta amazônica, área de abrangência de clima equatorial, que conta com um terço do número de espécies do planeta e uma rica biodiversidade. II. O número 2 refere-se à área de cerrado, onde predomina o clima tropical e apresenta uma vegetação formada por dois estratos: um superior formado por uma vegetação composta de arbustos e pequenas árvores retorcidas e um segundo por gramíneas. III. O número 4 refere-se à caatinga, área de predominância de clima semiárido, com temperaturas elevadas, chuvas moderadas e uma vegetação resistente à seca do tipo xerófita. IV. O número 6 refere-se à mata dos cocais, onde predomina o babaçu e a carnaúba, e se constitui uma mata de transição entre os biomas da caatinga e a floresta amazônica e o cerrado. Estão corretas
  29. 29. UEL 2012
    Os domínios morfoclimáticos brasileiros são definidos a partir da combinação dos elementos da natureza, como os climáticos, botânicos, pedológicos, hidrológicos e fitogeográficos, sendo possível delimitar seis regiões, de acordo com Aziz Ab’Saber (1970), além das faixas de transição. O mapa a seguir apresenta a localização de tais domínios. Com base no mapa e nos conhecimentos sobre domínios morfoclimáticos brasileiros, associe o domínio com a sua característica (I) Mar de Morros; (II) Caatinga; (III) Araucária; (IV) Pradaria; (V) Cerrado; (VI) Amazônico; A) Caracteriza-se por solos férteis, rios de planaltos com alto poder para geração de energia hidrelétrica. A vegetação característica é o pinheiro, que desapareceu quase totalmente devido ao extrativismo na área. B) É o segundo maior domínio em extensão territorial. Sua vegetação predominante caracteriza-se por árvores retorcidas e cipós. Possui também planaltos e chapadas. C) Caracteriza-se por dois tipos de estações fluvioclimáticas: a das cheias dos rios e a da seca; esta última não interrompe o processo pluviométrico diário, somente em índices diferentes. D) Caracterizado por relevo em "meias laranjas", tem significativas redes de drenagens, além da boa precipitação. E) O clima característico é o semiárido, com solo raso e pedregoso; os latossolos sofrem o intemperismo físico e os litólicos são pouco erodidos. F) A morfologia do relevo é levemente ondulada, com a utilização do solo arenoso sem controle; percebe-se um sério problema erosivo que origina as ravinas. Assinale a alternativa que contém a associação correta.
  30. 30. UFPEL 2005
    A temperatura, a luminosidade e a umidade são influências exercidas pelas diversas zonas climáticas existentes no Brasil sobre os diferentes tipos de vegetação encontrados. Observe os tipos climáticos enumerados a seguir e os associe com as informações das características dos diferentes tipos de vegetação. 1) Clima Tropical 2) Clima Equatorial 3) Clima Subtropical 4) Clima Semiárido (     ) Vegetação arbustiva (árvores de pequeno porte) e herbácea (gramíneas e vegetação rasteira) que se encontra principalmente na região Centro-Oeste do país. (     ) Vegetação pobre - com plantas xerófilas, principalmente cactáceas - onde se podem perceber também arbustos e pequenas árvores, como o juazeiro e a aroeira branca. (     ) Floresta aciculifoliada, assemelhando-se, na densidade vegetal, a um bosque onde predominam as araucárias, sendo registrada também a ocorrência de erva-mate, ipê, canela, cedro e outras espécies. (     ) Mata heterogênea, com milhares de espécimes vegetais perenes (sempre verdes, sem perder as folhas no outono/inverno), floresta densa e intrincada, que costuma ser dividida em andares (igapó, várzea e terra firme). É correto afirmar que a alternativa com a numeração que estabelece a relação correta entre o clima e as características vegetais é
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login