Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de China

Voltar para China

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de China dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFSJ 2012
    Leia o texto abaixo. China dobra participação na economia mundial em cinco anos "O PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) da China alcançou ao fim de 2010 a marca de 9,5% do total mundial, com o que duplicou a participação que havia registrado cinco anos antes, [...] A China também tomou do Japão o posto de segunda maior economia do mundo em 2010". Fonte: . Acesso em: 15 ago. 2011. Vários países membros da OMC (Organização Mundial do Comércio) criticam uma prática presente na economia chinesa que contribuiu para o seu crescimento, mas que, segundo esses países, é prejudicIal à economia mundial. Assinale a alternativa que apresenta a crítica feita por membros da OMC às práticas comerciais da China.
  2. 2. UNESP 2009
    No ano de 2006, a China, com 6,2 bilhões de t/ano, tornou-se o principal emissor mundial de gases-estufa, superando os Estados Unidos (5,8 bilhões de t/ano), segundo dados divulgados pela ONU em 2008. Assinale a alternativa que contém um dos fatores do aumento chinês de emissões de gases-estufa.
  3. 3. UNIOESTE 2012
    A China e o país mais populoso do planeta e uma potência militar que tem conseguido atrair investimentos estrangeiros em grande proporção, sustentando um crescimento econômico que lhe confere um papel estratégico e de crescente projeção no cenário mundial. Sobre a China, assinale a alternativa INCORRETA.
  4. 4. PUC-SP 2007
    Manchete de reportagem sobre a China, publicada no jornal 'Estado de S. Paulo' (03/06/2007) nas páginas A26 e A27: POLUIÇÃO AMEAÇA O FUTURO DA CHINA (Maior fabrica do mundo, o país contamina demais o ar, a agua e o solo e compromete o mar e os lençóis freáticos) De acordo com o texto pode-se afirmar que
  5. 5. ENEM 2011
    Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados. BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado). A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação económica da China com o continente africano?
  6. 6. ENEM 2016
    No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas. KLARE, MT. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015. A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um Conflito que tem como foco o(a):
  7. 7. UFPEL 2007
    Observe o mapa a seguir. Durante as duas últimas décadas, o espetacular crescimento econômico da China vem traçando uma linha ascendente parecida com a de um foguete; mas seis em cada dez chineses não estão a bordo do expresso do futuro; longe das metrópoles, às margens do Pacífico, a pobreza domina a planície aluvial, as cadeias de montanhas e além delas, o Gobi, deserto maior e mais quente a cada virada de estação climática. 'Veja' 9/8/2006. [adapt] Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre a estrutura territorial da China. I. A região (A), de Xinjang-Uigur, Tibete e Mongólia Interior, é a mais povoada do país, com tradição agrária, grandes cinturões agrícolas e reservatório de mão de obra para os centros urbanos. II. A região (B), de posição setentrional e de menores altitudes, apresenta uma economia voltada para as atividades primárias e utiliza técnicas ultramodernas de cultivo. III. A região (C), se destaca pela existência de grandes cidades, como Xangai, e muitas das Zonas Econômicas Especiais (ZEES), que funcionam como verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados. IV. A região (D), da Manchúria, dispõe de imensas reservas de carvão e minério de ferro, abrigando um grande conjunto de indústrias estatais de bens de produção. V. A região (E), onde se localiza Taiwan, é considerada uma província rebelde desde a diáspora provocada pela Revolução Chinesa de Mao-Tse-Tnung. Estão corretas apenas
  8. 8. UFV 2005
    Leia o texto a seguir [...] Vistos durante a Revolução Cultural (1966-76) como o símbolo do colonialismo britânico e desperdício da escassa terra agricultável da China, os campos de golfe se espalharam rapidamente após 1984, data da abertura do primeiro clube depois da revolução de 1949. A China tem hoje 176 campos de golfe [...]. A rápida proliferação dos campos levou o governo a suspender a construção de novos clubes, com o objetivo de preservar terra para a agricultura e poupar água. Os clubes atuais ocupam 37.000 hectares e há dezenas de outros em construção. [...] Até pouco tempo, os chineses eram minoria nos campos locais, mas a relação hoje se inverteu. A Associação de Jogadores de Golf da China estima em 24 mil o número de chineses entre os praticantes, 58% do total de jogadores no país. (TREVISAN, Cláudia. China teme 'latinização' da sociedade. 'Folha de S. Paulo', 9 maio 2004. Mundo, p. 21.) O texto acima se refere às contradições do processo de modernização em curso na China. Entretanto, esse processo vem sendo elogiado por especialistas em mercado como exemplo de modernização bem sucedida, devido às elevadas taxas de crescimento econômico sustentado por um longo período. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta contradições sociais, resultantes do processo de modernização acelerada da China:
  9. 9. FUVEST 2003
    Na década de 1990, a China, segundo país em extensão territorial e com cerca de 20% da população do mundo,
  10. 10. FUVEST 1999
    Analisando-se o mapa da China e os gráficos de temperatura e pluviosidade, é possivel inferir-se os seguintes tipos de clima:
  11. 11. ENEM 2015
    O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa. OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado) No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
  12. 12. FUVEST 2012
    Considere as afirmativas, o mapa, o gráfico e a imagem das casas semissoterradas, na China, para responder a questão. I. Tempestades de areia que têm atingido Pequim nos últimos anos relacionam-se a ventos que sopram do deserto de Gobi em direção a essa cidade. II. A baixa pressão atmosférica predominante sobre o deserto de Gobi é responsável pela formação de ventos fortes nessa região. III. A diminuição de índices de precipitação atmosférica na região de Pequim e o avanço de terras cobertas por areia são indícios de um processo de desertificação. IV. A grande região desértica asiática, da qual faz parte o deserto de Gobi, liga-se à macrorregião formada pelos desertos do Saara e da Arábia. Está correto o que se afirma em
  13. 13. UFRGS 2015
    Considere as afirmações abaixo, sobre as fronteiras brasileiras.   I. A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) corresponde a 200 milhas marítimas, das quais 12 milhas compreendem o mar territorial. II. A Faixa de Fronteira é a faixa interna de 150 km de largura, paralela à linha divisória terrestre do território nacional, que engloba a área total ou parcial dos municípios brasileiros. III. A legislação brasileira atuaI considera território nacional as áreas de propriedade de brasileiros natos em países limítrofes ao Brasil.   Quais estão corretas? 
  14. 14. UEMA 2009
    A China é atualmente a sétima economia em escala global, em um ranking mundial baseado no Produto Interno Bruto (PIB), no qual os Estados Unidos ocupam a primeira posição e o Japão, a segunda. Mas, segundo projeções de alguns analistas, em alguns anos a China deverá se tornar a maior potência econômica mundial. SILVA, Wagner Augusto da. Geografia do Brasil e Geral: povos e territórios. São Paulo: Escala Educacional, 2005. Assinale a alternativa que justifica essa projeção.
  15. 15. UNESP 2009
    Entre os países em desenvolvimento, é o mais populoso; atualmente, mostra grande abertura a uma política de mercado de base socialista; segunda potência comercial do mundo; apresenta um dos mais respeitáveis índices de desenvolvimento tecnológico, educacional, industrial e comercial; constitui mercado potencial para gerar grandes negócios, para o qual nos últimos anos estão se voltando os interesses de grandes investidores. O país ao qual se refere o texto é 
  16. 16. UFOP 2008
    Leia as manchetes de jornais a respeito da China, apresentadas a seguir. “Chineses vão discutir como frear a economia” (Folha de São Paulo, 01/03/2007) “Impasses de uma economia em ebulição” (Jornal do Commércio, 9/4/2007) “China investiga se trabalhadores ganham abaixo do piso” (China Daily, 29/03/2007) “China ultrapassa EUA em exportações para o Japão” (BBC-Brasil, 12/02/2007) “Banco Mundial destaca a redução das florestas e a deterioração do solo e da qualidade da água como os principais problemas ambientais da China.” (BBCBrasil, 12/02/2007)   Com base nessas manchetes, é incorreto afirmar:
  17. 17. UEMG 2007
    Leia o trecho abaixo. Cheia Interdita a Navegação “A circulação de embarcações no Rio Yang-tsé foi interrompida hoje na altura da barragem de _________,em construção, onde o fluxo do rio mais comprido da ________ deve chegar aos 46.000 metros cúbicos por segundo. A navegação é interditada sempre que o caudal do rio supera os 30.000 metros cúbicos por segundo”. (Folha on line – 17/08/2006) Assinale a alternativa cujas expressões completam CORRETAMENTE as lacunas acima.
  18. 18. UFMG 2007
    Considerando-se alguns dos países do grupo classificado, na atualidade, como emergente, é INCORRETO afirmar que
  19. 19. UNEMAT 2012
    Na atualidade, o noticiário internacional tem mostrado situações de uma conjuntura econômica mundial muito diferente daquela que pairava na velha ordem bipolar. Nesta nova ordem do contexto econômico mundial, dois países, um oriental e outro ocidental, têm chamado atenção. No primeiro, entre o final da década de 1960 até o fim dos anos 1980, o PIB não ultrapassava a cifra de 190 bilhões de dólares anuais. Hoje, tem um PIB de 2968 bilhões de dólares, é a segunda economia do mundo e, através de reformas econômicas, tirou cerca de 400 milhões de pessoas da situação de miséria. O segundo, localizado no Ocidente, apesar de ainda galgar o posto de maior economia do mundo, tem provocado tensões e incertezas na economia mundial ante o cenário que vem apresentando, de recessão e declínio no consumo.   Os cenários geográficos apresentados no texto acima referem-se, respectivamente, aos seguintes países:   
  20. 20. UNESP 2010
    Nunca na história da humanidade houve tão grande concentração de poder nuns poucos lugares nem tamanha separação e diferença no interior da comunidade humana. Formou-se um mundo quase totalmente integrado – um sistema mundo – evidentemente controlado a partir de alguns centros de poderes econômicos e políticos. Fonte: Olivier Dollfus, 1994. Adaptado.   Neste sistema mundo contemporâneo pode-se inferir que
  21. 21. CEFET-MG 2015
    Leia os fragmentos a seguir.   I. País muçulmano não árabe, mantém relações complicadas com os países árabes por causa de sua história e de sua cooperação militar com Israel. No futuro, a orientação do papel estratégico e geopolítico dependerá largamente de sua entrada ou não, ao fim das negociações em curso, na União Europeia. II. A economia de mercado se implanta sob sua forma mais selvagem. O regime não é mais totalitário, mas autoritário. Teme o poder militar norte-americano e está empenhada em reafirmar seu poder, inclusive militar. III. A rivalidade com os Estados Unidos, de natureza econômica, pode se tornar estratégica. Apesar disso, não contesta o modelo norte-americano, mas quer tomar a ponta na competição. Interessa-se hoje pela África e América Latina, para garantir a energia e as matérias-primas que lhe faltam. Afirma que sua emergência será pacífica. BONIFACE, Pascal. VÉDRINE, Hubert. Atlas do mundo global. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. (Adaptado).   A partir da análise do atual contexto econômico e geopolítico global, é correto afirmar que os fragmentos I, II e III referem-se, respectivamente, aos seguintes países:   
  22. 22. UFU 2007
    A China é hoje um país com dois sistemas econômicos: o socialista, que resiste nas regiões mais distantes dos grandes centros, sobretudo nas relações de propriedade, e o capitalista, que organiza cada vez mais as relações de produção e de trabalho, principalmente nas regiões mais modernas. Sobre a economia chinesa e o seu desenvolvimento, analise as afirmativas abaixo. I - A partir da abertura das chamadas Zonas Econômicas Especiais e das Cidades Abertas, a China passou a ter a economia que mais cresce no mundo. II - A produção industrial chinesa tem apresentado crescimento homogêneo, não só em termos territoriais como também setoriais. III - A China ainda é um país de camponeses, visto que mais da metade de sua população total vive em áreas rurais. IV - A liberalização econômica e os baixos custos de mão-de-obra são fatores fundamentais para o crescimento econômico chinês. São corretas as afirmativas:  
  23. 23. UNIPAM 2013
    A China tem se consolidado nos últimos anos como uma grande potência políticoeconômica do século XXI. Atualmente, é uma das principais origens e destinos mundiais de comércio e de Investimento Direto Estrangeiro (IDE), além de possuir uma das mais bem posicionadas indústrias em relação à competitividade. Assim, a China se constitui em uma das maiores economias do mundo em termos absolutos e relativos. Disponível em: http://www.sae.gov.br. Acesso em: 22 set. 2012 (adaptado).   Considerando a emergência econômica da China, analise a veracidade dos fatos abaixo que permitiram à China alcançar o atual nível de crescimento econômico.   I. O início de um processo de reforma do Estado, a partir da Queda do Muro de Berlim, o que possibilitou a democratização das estruturas de poder e a adoção do pluripartidarismo. II. A política econômica de desvalorização da taxa de câmbio, desde meados da década de 1990, o que se tornou um elemento importante para os ganhos de competitividade do setor exportador. III. A política industrial chinesa orquestrada em duas vertentes: industrialização e internacionalização. IV. A política militar agressiva em relação aos países vizinhos, o que garante o comércio externo e os fluxos de investimentos estrangeiros da região. V. As Zonas Econômicas Especiais (ZEEs) criadas a partir da década de 1980 com o objetivo de atrair investimentos de capital estrangeiro para o desenvolvimento da agricultura e, principalmente, da indústria.   Estão CORRETOS os fatos indicados nos itens
  24. 24. UPE 2012
    CHINA Desenvolvimento econômico contrasta com graves problemas internos Desigualdade social ainda é alarmante na 2ª maior economia do mundo Apesar de estar no caminho para ampliar seu papel internacional, a China ainda enfrenta dificuldades em lidar com a democratização, de acordo com os padrões ocidentais. “O Ocidente pressiona o governo chinês para se tornar uma democracia. A grande dificuldade é como lidar com esse processo”, diz o professor James T.C. Wright, coordenador do MBA Executivo Internacional da Fundação Instituto de Administração (FIA).  Revista Veja, agosto de 2010. A alegação dos defensores dos padrões ocidentais sobre a ausência de democracia na 2ª maior economia do mundo, conforme texto acima, corresponde ao fato
  25. 25. UNIR 2011
    Sobre a China, assinale a afirmativa INCORRETA.
  26. 26. UNICENTRO 2013
    A República Popular da China tem, atualmente, um papel estratégico na geopolítica da Ásia Oriental e nas relações políticas mundiais, pois constitui-se em um grande país ainda controlado pelo partido comunista. Sobre a República Popular da China, suas formas de governo e suas relações comerciais, assinale a alternativa correta.
  27. 27. FCMMG 2012
    No dia primeiro de julho de 2011, o Partido Comunista chinês completou 90 anos. As comemorações, na capital Pequim, foram veementes e contaram com discursos contra a corrupção no partido, a inauguração de inúmeras obras e desfiles patrióticos. Aponte a única alternativa que assinala uma das principais medidas adotadas pelo sistema comunista na China:
  28. 28. PUC-RS 2014
    Analise as afirmativas que podem completar a frase abaixo: A China se tornou uma potência industrial e exportadora nos últimos anos. Esse fenômeno deve-se _________.   I. às vantagens concedidas pelo governo chinês às companhias transnacionais II. à mão de obra barata e abundante do país III. à política de liberalização econômica, que abriu o país para investimentos estrangeiros IV. à atuação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que unificou fretes e tarifas em toda a região Estão corretas apenas as afirmativas
  29. 29. UNIRIO 2004
    As doze milhas marítimas que contornam a linha de costa de cada país banhado pelo mar são consideradas território nacional. Mas os Estados costeiros têm ainda direito de jurisdição funcional sobre uma faixa de 200 milhas marítimas, denominada Zona Econômica Exclusiva (ZEE).   No caso brasileiro, a adoção da ZEE tem uma repercussão
  30. 30. UNEMAT 2007
    País A- Tem atualmente na frente do seu governo um descendente indígena que, apesar de chamar o atual governo brasileiro de “irmão mais velho”, anunciou profundas mudanças de nacionalização das reservas do seu gás natural. Esse fato, além de colocar em risco os investimentos do Brasil naquele país, ainda coloca em xeque as pretensões de liderança do Brasil nas suas relações geopolíticas no Continente Latino-Americano.    País B- No ano de 2001 já contava com uma população de 1,3 bilhão de habitantes e, hoje, convive, paradoxalmente, com um PIB que cresce 9,8 % e situa o país entre as principais economias do mundo, de um lado, e um governo de estruturas totalitárias de outro, que, sob o comando do partido comunista, ainda caminha de passos curtos para o real ritmo da economia liberalizante e ainda restringe esse desenvolvimento sócio-econômico apenas às regiões litorâneas do país.   Diante das circunstâncias geográficas evidenciadas nos países A e B mencionados acima, pode-se AFIRMAR que tratam-se respectivamente dos seguintes países.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login