Exercícios de Conflitos nos Bálcãs

Voltar para Conflitos nos Bálcãs

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Conflitos nos Bálcãs dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - CFTCE 2005
    Este país foi criado numa região da Europa, chamada Bálcãs, após a Primeira Guerra Mundial. Territorialmente, foi organizado em seis repúblicas, que abrigavam as etnias majoritárias. Trata-se, portanto da:
  2. 2. UESPI 2012
    Na região dos Bálcãs, as transformações que aconteceram no Leste Europeu fizeram aflorar antigos conflitos históricos e étnicos, que produziram, recentemente, a fragmentação do país em várias novas repúblicas. Após a Segunda Guerra Mundial, esse país adotou o modelo econômico socialista. Assinale o país a que se refere o fragmento acima.
  3. 3. ENEM PPL 2013
    Nos mapas, está representada a região dos Bálcãs, em dois momentos do século XX. Uma causa para a mudança geopolítica representada foi a
  4. 4. UNESP 2007
    A divisão territorial da ex-Iugoslávia originou seis novos países. Assinale a alternativa que contém o nome destes países e sua localização geográfica.
  5. 5. G1 - CFTCE 2005
    Apesar de o socialismo ter sido implantado na maioria dos países da Europa Oriental, por imposição da União Soviética, na ________ e na _________, a implantação do socialismo resultou de movimentos ou de lutas pelo poder entre grupos internos e não de uma imposição soviética. Preenche CORRETAMENTE as lacunas:
  6. 6. UFV 2004
    Recentemente o Brasil se tornou tricampeão mundial de vôlei, derrotando o time da Sérvia e Montenegro. Para esclarecer os leitores, os jornais se referiam a esse país como sendo a antiga Iugoslávia. Sobre a criação da Iugoslávia e sua fragmentação durante a década de 90, Ieia e analise as afirmativas que se seguem: I. A primeira unificação do país ocorreu a partir da dissolução dos impérios Austro-Húngaro e Otomano, e resultou em um reino que incluía sérvios, croatas, eslovenos, montenegrinos, macedônios, eslavos muçulmanos e albaneses. II. Após a expulsão dos nazistas, sob a liderança do Marechal Tito, o país organizou-se em uma república federativa socialista, constituída por seis repúblicas e duas províncias autônomas. III. A desintegração territorial da Iugoslávia foi o resultado de um processo de desestabilização econômica e política ocorrido a partir da década de 80, relacionado à morte do Marechal Tito e ao colapso do Leste Europeu. IV. A enorme diversidade étnica, linguística e religiosa dos povos da antiga Iugoslávia foi sempre atenuada pela ausência de grandes diferenças socioeconômicas regionais. Estão CORRETAS as afirmativas:
  7. 7. PUC-RJ 2008
    A charge apresentada: I - caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputas numa região dominada pelos sérvios, no último século; II - representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste europeu, na última década do século XX; III - exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quando os sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemonia na regiao. Das afirmações acima, está(ão) correta(s):
  8. 8. FGV 2009
    Observe a charge: A charge faz alusão à independência de Kosovo, em fevereiro de 2008, e sobre a qual são feitas as seguintes afirmações: I. Entre os países membros da União Europeia, não houve unanimidade sobre o reconhecimento imediato do novo país, pois sua independência cria grave precedente para todos aqueles que têm minorias étnicas, como é o caso da Espanha e da Grécia; II. A maioria albanesa que habita Kosovo comemorou a independência, pois foi perseguida pelos sérvios durante o longo período da Guerra dos Bálcãs; III. Os Estados Unidos, com forte influência sobre a OTAN, que administrava a região de Kosovo desde 2000, opuseram-se à independência; IV. A Sérvia e a Rússia declararam-se contrárias a independência, pois, segundo esses países, a região kosovar deveria permanecer como região servia. Está correto apenas o que se afirma em:
  9. 9. UFEL 2000
    O conflito dos Bálcãs, no decorrer desta década, levou a Iugoslávia a se fragmentar em várias repúblicas independentes. Até 1991, a Iugoslávia era um país federativo, formado por seis repúblicas e duas regiões autônomas pertencentes a Sérvia. Sua população era composta de várias etnias, com diferentes religiões e idiomas. LEGENDA: 1 - Eslovênia 2 - Croácia 3 - Hungria 4 - Romênia 5 - Voivodina 6 - Bósnia-Herzegovina 7 - Sérvia 8 - Montenegro 9 - Kosovo 10 - Bulgaria 11 - Albânia 12 - Macedônia 13 - Grécia ("Geografla crítica" - Vesentini, J. W. e Vlack, Vânia - Ática - 1994.) Considerando o texto e o quadro acima, marque a alternativa INCORRETA.
  10. 10. UFU 2001
    Ao longo de mais de uma década e de uma extremidade a outra dos Bálcãs, uma guerra sangrenta fez milhões de vítimas. Indique a alternativa que NÃO exprime as causas e consequências dessa guerra cujos fundamentos são históricos e geográficos.
  11. 11. UNESP 2007
    A divisão territorial da ex-Iugoslávia originou seis novos países. Os nomes destes países e sua localização geográfica são
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login