Exercícios de Tensão nas Coréias

Voltar para Tensão nas Coréias

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tensão nas Coréias dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UERJ 2014
    Em 25 de junho de 1950, tropas da Coreia do Norte ultrapassaram o Paralelo 38, que delimitava a fronteira com a Coreia do SuI. Com a aprovação do Conselho de Segurança da ONU, quinze países enviaram tropas em defesa da Coreia do Sul, comandadas pelo general norte-americano Douglas MacArthur. Após três anos de combate, foi assinado um armistício em 27 de julho de 1953, mantendo a divisão entre as Coreias. (Adaptado de cpdoc_fgv.br) O governo norte-coreano anunciou recentemente que não mais reconheceria o armistício assinado em 1953, o que trouxe novamente ao debate o episódio da Guerra da Coreia. O fator que explica a dimensão assumida por essa guerra na década de 1950 está apresentado em:
  2. 2. UERJ 2016
    As imagens noturnas feitas por satélites revelam a distribuição espacial do consumo de energia elétrica, permitindo identificar diferenças importantes entre as sociedades humanas, como no exemplo abaixo. A imagem indica diferentes padrões espaciais do consumo de energia entre as regiões norte e sul da Península Coreana. Entre essas regiões, tal diferença é explicada, principalmente, por seus respectivos níveis de:
  3. 3. UNESP 2014
    Coreia do Norte anuncia "estado de guerra" com a Coreia do Sul A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o "estado de guerra" com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sob esta base. "A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra", declara um comunicado atribuído a todos os órgãos do governo norte-coreano. (http://noticias.uoI.com.br. Adaptado.) A tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul está associada a
  4. 4. UNESP 2010
    A Coreia do Norte e a Coreia do Sul foram delimitadas após a 2ª Guerra Mundial, quando soviéticos e americanos dividiram a península da Coreia no paralelo 38°N. Durante o periodo da Guerra Fria a reunificação se tomou inviável, surgindo em 1948 as duas Coreias. Nos últimos 56 anos as duas Coreias se mantiveram em estado de guerra. A tensão nesta área se torna critica em 2009, devido ao fato de a Coreia do Norte ter realizado testes nucleares. (Cláudia Trevisan, O Estado de S.Paulo. Coreia do Norte deixa armistício e ameaça Seul com ataque militar, Maio/2009. Adaptado.) Ao fazer uma retrospectiva deste período histórico é possível afirmar que:
  5. 5. UFG 2013
    A Coreia do Norte tem gerado tensões geopolíticas em decorrência de sua capacidade nuclear, do seu isolamento político e das disputas territoriais com sua vizinha Coreia do Sul. Atualmente separadas por uma faixa desmiIitarizada, a divisão que criou as duas Coreias se originou
  6. 6. PUC-MG 1999
    Sobre a Guerra da Coréia (1950-1953), é correto afirmar, EXCETO:
  7. 7. CESGRANRIO 1995
    A Península Coreana, a partir dos anos 50, quando se dividiu em dois Estados, recebeu forte impulso industrial. De um lado, a Coréia do Sul dominaria tecnologias de ponta e se converteria num dos Tigres Asiáticos. De outro lado, a Coréia do Norte teria sua industrialização dirigida para os setores de:
  8. 8. PUC-RJ 2014
    A charge representa uma tensão geopolítica presente no mundo desde o período da Guerra Fria e que atinge significativamente a Bacia do Pacífico. Tal tensão recrudesceu devido a:
  9. 9. FGV 2003
    Entre junho de 1950 e julho de 1953, transcorreu a chamada Guerra da Coréia, sobre a qual é correto afirmar:
  10. 10. ESPM 2012
    Observe os textos: A Coreia do Norte concordou em suspender os testes nucleares, enriquecimento de urânio e lançamento de mísseis de longo alcance e permitirá que inspetores nucleares visitem seu complexo nuclear Yongbyon para verificar se a moratória foi colocada em prática. O anúncio feito simultaneamente pelo Departamento de Estado dos EUA e pela Agéncia de Notícias Norte-Coreana abre caminho para uma possivel retomada das negociações de desarmamento. Fonte: www.americaeconomia.com. (Acesso: 29/02/2012) Pouco mais de duas semanas depois de anunciar moratória dos seus testes nucleares, a Coreia do Norte informou que lançará um foguete de longo alcance em abril. Mesmo o governo norte-coreano declarando que a intenção é pacífica - por um satélite em órbita - o anúncio gerou reação imediata da Coreia do Sul e dos EUA, que consideram o lançamento um teste de mísseis disfarçado para driblar sanções e ameaçam sustar acordo estabelecido no último dia de fevereiro. Fonte: www.estadao.com.br (acesso: 16/03/2012). O acordo com a Coreia do Norte, que o governo dos EUA ameaça sustar, previa:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.