Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Energia

Voltar para Energia

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Energia dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2013
    Nos últimos decênios, o território conhece grandes mudanças em função de acréscimos técnicos que renovam a sua materialidade, como resultado e condição, ao mesmo tempo, dos processos econômicos e sociais em curso. SANTOS, M.; SILVEIRA; M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado). A partir da última década, verifica-se a ocorrência no Brasil de alterações significativas no território, ocasionando impactos sociais, culturais e econômicos sobre comunidades locais, e com maior intensidade, na Amazônia Legal, com a
  2. 2. ENEM 2017
    O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela
  3. 3. ENEM 2013
    Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mi na Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012. A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
  4. 4. UFRRJ 2007
    Leia o texto e marque a opção correta: "O consumo de energia no mundo cresce, como um todo, cerca de 2% ao ano e deverá dobrar em trinta anos se prosseguirem as tendências atuais. O consumo per capita de energia no Brasil tem crescido a uma taxa anual de 2,2% nos últimos anos, mas o país não precisa repetir a trajetória de desenvolvimento seguida pelas nações que são hoje industrializadas, nas quais o elevado consumo de energia de origem fóssil resultou em sérios problemas ambientais" [Extraído de: José Goldenberg. Em: Camargo, A; Capobianco, J.P. e Oliveira, J. A . P (Orgs.) 'Meio ambiente Brasil: avanços e obstáculos pós-Rio 92'. São Paulo, Estação Liberdade/FGV/ Instituto Socioambiental, 2002, p.306.] Marque a opção que contém energias renováveis e menos poluidoras encontradas no Brasil:
  5. 5. FATEC 2011
    As fontes de energia que utilizamos são chamadas de renováveis e não renováveis. As renováveis são aquelas que podem ser obtidas por fontes naturais capazes de se recompor com facilidade em pouco tempo, dependendo do material do combustível. As não renováveis são praticamente impossíveis de se regenerarem em relação a escala de tempo humana. Elas utilizam-se de recursos naturais existentes em quantidades fixas ou que são consumidos mais rapidamente do que a natureza pode produzi-Ios. A seguir, temos algumas formas de energia e suas respectivas fontes. Assinale a alternativa que apresenta somente as formas de energias renováveis.
  6. 6. ENEM 2014
    A imagem indica pontos com ativo uso de tecnologia, correspondentes a que processo de intervenção no espaço?
  7. 7. ENEM 2017
    Comparando os dados das hidrelétricas, uma características territorial positiva de Belo Monte é o(a)
  8. 8. FGV 2007
    A energia nuclear é, até hoje, um assunto polêmico. Dentre as críticas sobre a geração e a utilização, pode-se destacar:
  9. 9. UEL 2009
    Analise o gráflco a seguir e responda à questão. Uma discussão frequente na mídia atual diz respeito às alternativas de geração de energia para o abastecimento da população e dos processos produtivos. Com base no gráfico e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. As fontes não renováveis representam, aproximadamente, 54% da matriz energética brasileira. II. Gás natural e carvão mineral são, assim como o petróleo, fontes renováveis, com forte participação na matriz energética nacional. III. Em comparação às termoelétricas e usinas nucleares, as hidrelétricas são menos comprometedoras para o meio ambiente, entretanto a construção de barragens provoca graves impactos socioambientais. IV. As condições brasileiras de clima e relevo originam um grande potencial hidráulico que, no entanto, ainda é pouco aproveitado. Assinale a alternativa CORRETA.
  10. 10. ENEM 2012
    A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo. Enquanto outros setores têm obtido bons resultados na redução do consumo, os transportes tendem a concentrar ainda mais o uso de derivados do óleo. MURTA, A. Energia: o vício da civilização. Rio de Janeiro: Garamond, 2011 (adaptado). Um impacto ambiental da tecnologia mais empregada pelo setor de transportes e uma medida para promover a redução do seu uso, estão indicados, respectivamente, em:
  11. 11. UEL 2011
    Sobre o tema petróleo, considere as afirmativas a seguir. I. Petróleo significa "óleo de pedra" e é um hidrocarboneto formado pela fossilização de matéria orgânica animal ou vegetal. II. O petróleo vem sendo apontado como um poluidor do meio ambiente, seja pelas emissões para a atmosfera seja pelos acidentes envolvendo petroleiros. III. Após ser refinado, a possibilidade de uso intensifica-se, podendo se transformar em tintas, fertilizantes, corantes e polímeros em geral. IV. Após refinado, o petróleo pode gerar também borracha e látex. Assinale a alternativa correta.
  12. 12. ENEM 2017
    A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a
  13. 13. UFPEL 2007
    O consumo de energia no mundo está resumido em sua grande maioria às fontes de energias tradicionais, como petróleo, carvão mineral e gás natural. É provável que essas fontes venham a ser trocadas no futuro por serem consideradas poluentes e não-renováveis. Leia as afirmativas a seguir com relação à questão energética brasileira. I. Em 2001 e 2002, o país passou por uma seria crise energética que teve como consequência imediata o 'apagão'. O 'apagão' foi motivado, entre outros fatores, pela falta de planejamento e ausência de investimentos em geração e distribuição de energias, e foi agravado pela escassez de chuvas. II. O Brasil tem uma enorme gama de fontes de energia que são pouco exploradas, como a energia eólica e a por biomassa. Historicamente os governos têm investido com maior ênfase em outras fontes de energias, como o álcool. III. O interesse pelo carvão mineral, cujas maiores jazidas se encontram na região suI, só surgiu após a crise energética mundial de 1972, entretanto o carvão dessa região e de baixa qualidade e possui grande teor de cinzas, não sendo apropriado para o uso em siderurgia. IV. O gás natural empregado como combustível em indústrias, casas e automóveis está sendo transportado da cidade de Santa Cruz de Ia Sierra, na Bolívia, em direção a cidade gaúcha de Canoas. O objetivo do governo brasileiro é aumentar o consumo energético do gás natural no país. Lendo as afirmativas acima, é correto afirmar que:
  14. 14. ENEM 2010
    A usina hidrelétrica de Belo Monte será construída no rio Xingu, no município de Vitória de Xingu, no Pará. A usina será a terceira maior do mundo e a maior totalmente brasileira, com capacidade de 11,2 mil megawatts. Os índios do Xingu tomam a paisagem com seus cocares, arcos e flechas. Em Altamira, no Pará, agricultores fecharam estradas de uma região que será inundada pelas águas da usina. BACOCCINA, D. QUEIROZ, G.: BORGES, R. Fim do leilão, começo da confusão. Istoé Dinheiro. Ano 13, n.o 655, 28 abri 2010 (adaptado). Os impasses, resistências e desafios associados à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte estão relacionados:
  15. 15. UFES 2006
    Analise as seguintes afirmações em relação ao Programa Nacional do Alcool (Proálcool). I - A expansão da monocultura canavieira para a produção de álcool contribuiu para a diminuição de áreas dedicadas à produção de cultivos alimentares. II - A expansão do Proácool favoreceu o desenvolvimento de tecnologia adequada para o uso de combustíveis da biomassa. III - O Proálcool, criado em 1975, teve como objetivo conter os gastos com a importação de petróleo, onerada com o aumento do preço do barril de petróleo. IV - O vinhoto, subproduto do processo de fabricação do álcool, tem sido utilizado como fertilizante, por ser rico em potássio; porém, quando despejado nos rios, causa a morte dos peixes por asfixia. É correto o que se afirma em:
  16. 16. UEL 2010
    Observe a figura e assinale a alternativa correta sobre o processo de obtenção de energia elétrica pelo represamento de águas.
  17. 17. PUCPR 2010
    Em novembro de 2007, a Petrobrás informou à Agência Nacional de Petróleo (ANP) e ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que seus estudos geológicos indicavam a existência de grande Dotencial petrolífero no litoral brasileiro. I. O potencial petrolífero descoberto em 2007 está na Plataforma Continental e se estende do litoral do Espírito Santo ao de Santa Catarina, ocupando uma área de 149 mil Km2. II. O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. III. A chamada camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros abaixo do leito do mar e engloba as bacias sedimentares do Espírito Santo, Campos e Santos. IV. Vários campos e poços de petróleo já foram descobertos no pré-sal, entre eles o de Tupi, que é considerado o principal, o de Guará, o de Bem-Te-Vi, o de Carioca, o de Júpiter e o de Iara.
  18. 18. IFSP 2011
    Fala-se muito atualmente em geração de energias alternativas para combater a crise ambiental planetária. Buscam-se então energias “limpas”, isto é, energias renováveis, menos poluidoras e menos geradoras de impactos socioambientais. Dentre essas energias alternativas consideradas mais “limpas” podem-se considerar
  19. 19. ENEM 2013
    Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes. MATOS, C. “GE busca bons ventos e fecha contrato de R$820mi na Bahia”. Folha de S. Paulo, 2 dez. 2012. A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte consequência para o sistema energético brasileiro:
  20. 20. G1 - IFSP 2013
    Observe o gráfico a seguir. De acordo com o contexto econômico e tecnológico mundial e com as informações do gráfico, pode-se afirmar que a emissão de gases
  21. 21. UFC 2007
    O desenvolvimento científico e tecnológico possibilitou a utilização de várias fontes de energia, retiradas da natureza, que podem ser classificadas em renováveis e não-renováveis. Sobre as formas de utilização, vantagens, desvantagens e riscos ambientais, é possível afirmar, de modo correto, que:
  22. 22. UFPB 2012
    Os recursos energéticos utilizados atualmente podem ser classificados de várias formas, sendo usual a distinção baseada na possibilidade de renovação desses recursos (renováveis e não renováveis), numa escala de tempo compatível com a expectativa de vida do ser humano. Considerando o exposto e o conhecimento sobre, o tema abordado, é correto afirmar:
  23. 23. UEPB 2012
    A construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu, no Pará, tem sido motivo de opiniões conflitantes. O Governo defende que o projeto é viável e que vai trazer grandes benefícios para o desenvolvimento da região. As organizações sociais e ambientalistas afirmam que o dado mais célebre do projeto são os 512 km2 de floresta que serão inundados por suas barragens e a convicção de que o projeto tem graves problemas e lacunas na sua formação, daí afirmarem que o projeto não é viável do ponto de vista social e ambiental. Analise as proposições sobre a temática apresentada e identifique a alternativa INCORRETA.
  24. 24. FATEC 2012
    Um ano depois do terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, causando o comprometimento da usina de Fukushima, a energia nuclear voltou a ser debatida pelos cientistas, ecologistas e pela sociedade civil que vêm destacando vantagens e desvantagens deste tipo de energia. Sobre a energia nuclear é correto afirmar que
  25. 25. UEG 2015
    Frente às crises constantes na produção e comercialização do petróleo, a procura por novas fontes de energias renováveis, surgiu como alternativa para superar a demanda por combustíveis fósseis, bem como para reduzir a poluição decorrente da emissão de poluentes. Neste sentido, observa-se que
  26. 26. FGV 2005
    Assinale a alternativa que aponta, corretamente, uma dificuldade para o aproveitamento dos rios da Bacia Amazônica, no que se refere à geração de energia elétrica.
  27. 27. FUVEST 2007
    Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está
  28. 28. UEPB 2011
    O cartograma abaixo mostra as principais áreas petrolíferas do mundo e as regiões favoráveis à produção de petróleo. Tais regiões correspondem às
  29. 29. PUC-RJ 2013
    O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia. Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:
  30. 30. PUC-RJ 2013
    O incêndio na Usina Nuclear de Fukushima, no Japão, após o tsunami do dia 11 de março de 2011, reacendeu as discussões internacionais sobre a sustentabilidade desse tipo de energia. Os defensores da produção de energia nuclear afirmam que uma das suas vantagens é:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login