Exercícios de Europa

Voltar para Europa

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Europa dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 12000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - UTFPR 2015
    Os países da Europa ____________ estão entre os _____________ do planeta; além disso, França, Inglaterra e _____________ são alguns dos países mais _____________ do continente europeu. Assinale a única alternativa que preenche corretamente os espaços em branco acima:
  2. 2. ENEM 2016
    A interpretação da imagem demonstra que a distribuição de países onde se dirige do lado direito coincide, em grande parte, com a zona de influência ou dominação exercida pela
  3. 3. UFG 2012
    Nos últimos anos, países como França, Inglaterra, Espanha e Ítala viram se agravar os seus conflitos internos, em alguns casos com manifestações violentas e confrontos entre manifestantes, a maioria envolvendo jovens e forças policiais. Esses acontecimentos ocorreram por causa
  4. 4. G1 - IFCE 2011
    A Itália ocupa uma das penínsulas da Europa Meridional. Considerando-se os elementos de sua geografia, é correto afirmar-se que
  5. 5. ENEM 2012
    Rua Preciados, seis da tarde. Ao longe, a massa humana que abarrota a Praça Puertal Del Sol, em Madri, se levanta. Um grupo de garotas, ao ver a cena, corre em direção à multidão. Milhares de pessoas fazem ressoar o Slogan: “Que não, que não, que não nos representem”. Um garoto fala pelo magefone: “Demandamos submeter a referendo o resgate bancário”. Rodriguez. O. Puerta Del Sol, o grande alto-falante. Brasil de Fato. São Paulo, 26 maio-1 jun. 2011 (adaptado). Em 2011, o acampamento dos indignados espanhóis expressou todo o descontamento político da juventude europeia. Que proposta sintetiza o conjunto de reivindicações políticas destes jovens?
  6. 6. UEPB 2014
    Observe a charge abaixo. Ela satiriza:
  7. 7. UNESP 2003
    A Ucrânia concentra o maior percentual de terras agricultáveis da Comunidade de Estados Independentes (CEI), constituindo-se em verdadeiro celeiro agrícola, graças à policultura, principalmente pela produção de cereais, grãos, beterraba açucareira e girassol. Assinale a alternativa que indica os fatores responsáveis por esta supremacia.
  8. 8. UNESP 2003
    Assinale a alternativa que indica a região alemã que se caracteriza por possuir a maior concentração populacional e de indústrias siderúrgicas, carboquímicas, têxteis e metalúrgicas do país e o nome da bacia hidrográfica onde ela está inserida.
  9. 9. UEPB 2013
    Associe a Coluna 1, em que estão indicadas algumas das montanhas mais importantes da Europa, as suas localizações e algumas características, descritas na Coluna 2. Assinale a sequência correta da enumeração.
  10. 10. FGV 2014
    Uma tragédia se repetiu nesta sexta-feira (11/10), no sul da Itália. Mais um barco cheio de imigrantes afundou no Mar Mediterrâneo. Foi o segundo acidente com refugiados em uma semana. E há dados conflitantes sobre o número de mortos: entre 27 e 50 pessoas. Os sobreviventes em estado grave foram levados para Lampedusa, a mesma ilha que testemunhou o acidente com imigrantes da Somália e Eritreia, na quinta-feira passada [03/10], matando 339 pessoas. No naufrágio desta sexta, ainda não se sabe as nacionalidades das vítimas, nem de onde o barco partiu. (g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/1 O/mais-um-barco-cheio-de-imigrantes-afunda-no-mar-mediterraneo.htmI. Adaptado) Com base nos conhecimentos sobre os movimentos migratórios ao longo do século XX e início do século XXI, a análise do conteúdo da notícia permite concluir que
  11. 11. FUVEST 2013
    Com base nas charges e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
  12. 12. FATEC 2007
    Nos países do leste recém-incorporados a União Europeia, a indústria automobilística passou de 310 mil empregos em 2000 para 400 mil em 2006. As folhas de pagamento aumentaram 62% na Eslováquia, que já tem 58.400 pessoas no setor, e 41% na República Tcheca, que tem outras 111 mil. Na Polônia o emprego aumentou 25%, para 111 mil pessoas; na Hungria, 32%, para 44 mil; e na Eslovênia, 31%, para 9.200. (http://noticias.uoI.com.br/midiaglobaI/Iavanguardia, acesso em 27/03/2007) O quadro econômico expresso na notícia, complementa-se, corretamente, com os seguintes dados:
  13. 13. UNICAMP 2015
    Um país da Europa Ocidental encontra-se envolvido em discussões internas sobre separatismo entre as suas duas principais regiões: Flandres, ao norte, e Valônia, ao Sul. Qual é esse país?
  14. 14. UNICENTRO 2013
    Sobre os conflitos étnicos e a questão das nacionalidades, assinale a alternativa correta.
  15. 15. ESPM 2014
    Sobre a questão nacional e os respectivos movimentos separatistas
  16. 16. UDESC 2015
    Charlie Hebdo (Hebdo é a abreviação de hebdomadaire, que significa semanal) é o nome de um jornal satírico francês que veicula crônicas e artigos de economia, de política e sobre a sociedade francesa. Seu alvo mais comum são as religiões (catolicismo, judaísmo, islamismo), os partidos políticos e outros temas controversos. O jornal existe desde os anos 1970, e sua sede já foi alvo de vários atentados. O mais recente foi em janeiro de 2015, quando vários cartunistas e membros do jornal foram assassinados.   Analise as proposições sobre as religiões e disputas étnicas na Europa.   I. Existem na Europa muitas religiões, as com maior número de adeptos são as ligadas ao cristianismo e ao islamismo. II. Os conflitos separatistas têm, na sua origem, questões religiosas e étnicas. Exemplos disso podem ser encontrados nos conflitos da Irlanda do Norte, no País Basco e nos Bálcãs. III. Na França, a maioria da população se diz católica, mas há um número expressivo de pessoas que se declaram ateias ou sem religião. IV. As questões étnicas, na Europa, se misturam às econômicas; a aversão ao imigrante cresce com o aumento do desemprego no continente. V. O terrorismo é, também, uma expressão dos conflitos étnico-religiosos em suas manifestações mais radicais.   Assinale a alternativa correta.  
  17. 17. UNIOESTE 2015
    Desde novembro de 2013, quando o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych anunciou oficialmente que havia desistido de assinar um acordo de aproximação econômica com a União Europeia. Ele optou por priorizar as relações com a Rússia, assim, foram instauradas intensas manifestações populares em oposição à decisão do então presidente na Ucrânia. Frente às manifestações populares, em fevereiro de 2014, Viktor Yanukovych foi deposto do cargo de presidente da Ucrânia e, em maio do mesmo ano, novo governo interino assumiu o País. Nesse contexto de crise política e em consequência dos movimentos populares visando a uma aproximação com a União Europeia, instaurou-se forte crise na Crimeia, Península da Ucrânia. Sobre a crise na Crimeia, considere as afirmativas abaixo. I - A Crimeia é atualmente um Estado independente. II - No Referendo popular realizado no dia 16 de março de 2014, com 95% dos votos, a população da Crimeia decidiu pela separação da Ucrânia e anexação ao território russo. III - O grupo étnico predominante na Crimeia é o russo. IV - A crise insurgida na Crimeia levou a população a se posicionar a favor da Ucrânia com pedidos de aproximações econômicas com a União Europeia e contra a Rússia. V - Estados Unidos e União Europeia ainda não reconhecem o Referendo popular realizado na Crimeia, o qual decidiu pela separação da Ucrânia e anexação ao território russo. Assim, de acordo com o texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
  18. 18. UNIMONTES 2015
    [...] a Alemanha Ocidental investiu pesadamente na modernização das infraestruturas da Alemanha Oriental, e a Comunidade Europeia fez o mesmo em relação a países como Espanha e Portugal. SANTOS, M. e SILVEIRA, M. L. O BRASIL: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: ABDR, 2001.   O texto remete-se a:
  19. 19. UNIMONTES 2014
    A Crimeia realizou no fim de semana passado um referendo, qualificado de "ilegal" pelos EUA e pela União Europeia, no qual foi aprovada por arrasadora maioria a adesão da península à Rússia. As tensões entre Washington e Moscou intensificaram-se nesta semana com a imposição de sanções e proibição de viagem mútua a congressistas e altos cargos de ambos países. Disponível em: r7.com. Acesso em: 19 mar. 2014.   A partir da situação exposta no texto e seus conhecimentos sobre o assunto, podemos afirmar que
  20. 20. UNICENTRO 2005
    PORTAS ABERTAS “A União Européia percorreu um longo caminho desde a data em que os seis Estados-Membros fundadores uniram os seus recursos para criar em 1951 a Comunidade Européia do Carvão e do Aço e, em 1957, a Comunidade Econômica Européia, apelando para os outros povos da Europa ‘que partilham dos seus ideais para se associarem aos seus esforços’. Os seis Estados-Membros passaram a ser nove em 1973 e, em 1995, a União contava com quinze Estados-Membros. Entretanto, a União Européia (como passou a designar-se) tinha criado um mercado único e uma moeda única, estendendo simultaneamente a sua agenda econômica e social à política externa e de segurança. O atual alargamento de 15 para 25 Estados-Membros será o maior da história da União. As raízes deste alargamento remontam ao colapso do comunismo, simbolizado pela queda do muro de Berlim em 1989, que ofereceu uma oportunidade inesperada e sem precedentes de alargar a integração européia à Europa Central e Oriental. Uma das primeiras prioridades da União após o alargamento é melhorar o nível de vida nos novos Estados-Membros, que se situa nitidamente abaixo da média da U.E.” (Disponível em: Acesso em 20 jul. 2004.) As palavras finais do texto (...) melhorar o nível de vida nos novos Estados-Membros, que se situa nitidamente abaixo da média da U.E. referem-se aos novos integrantes da União Européia, aceitos em 2004. Assinale a alternativa que apresenta três dos dez novos Estados-Membros.
  21. 21. UNIMONTES 2014
    A Ucrânia, país do leste europeu, ganhou destaque mundial no último ano, infelizmente, devido ao conflito que se instalou naquele país.   Sobre a Ucrânia e as causas desse conflito, assinale a alternativa INCORRETA.
  22. 22. UNESP 2007
    A divisão territorial da ex-Iugoslávia originou seis novos países. Os nomes destes países e sua localização geográfica são
  23. 23. UFRN 2012
    O mapa político da Europa passou por mudanças de fronteiras e surgimento de novos países, a partir da reunificação da Alemanha, da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e da fragmentação da Iugoslávia e Tchecoslováquia.   Essas alterações nas fronteiras desses países ocorreram
  24. 24. CEFET-MG 2015
    Leia os fragmentos a seguir.   I. País muçulmano não árabe, mantém relações complicadas com os países árabes por causa de sua história e de sua cooperação militar com Israel. No futuro, a orientação do papel estratégico e geopolítico dependerá largamente de sua entrada ou não, ao fim das negociações em curso, na União Europeia. II. A economia de mercado se implanta sob sua forma mais selvagem. O regime não é mais totalitário, mas autoritário. Teme o poder militar norte-americano e está empenhada em reafirmar seu poder, inclusive militar. III. A rivalidade com os Estados Unidos, de natureza econômica, pode se tornar estratégica. Apesar disso, não contesta o modelo norte-americano, mas quer tomar a ponta na competição. Interessa-se hoje pela África e América Latina, para garantir a energia e as matérias-primas que lhe faltam. Afirma que sua emergência será pacífica. BONIFACE, Pascal. VÉDRINE, Hubert. Atlas do mundo global. São Paulo: Estação Liberdade, 2009. (Adaptado).   A partir da análise do atual contexto econômico e geopolítico global, é correto afirmar que os fragmentos I, II e III referem-se, respectivamente, aos seguintes países:   
  25. 25. ENEM 1999
    Em dezembro de 1998, um dos assuntos mais veiculados nos jornais era o que tratava da moeda única europeia. Leia a notícia destacada abaixo.   O nascimento do Euro, a moeda única a ser adotada por onze países europeus a partir de 1 de janeiro, é possivelmente a mais importante realização deste continente nos últimos dez anos que assistiu à derrubada do Muro de Berlim, à reunificação das Alemanhas, à libertação dos países da Cortina de Ferro e ao fim da União Soviética. Enquanto todos esses eventos têm a ver com a desmontagem de estruturas do passado, o Euro é uma ousada aposta no futuro e uma prova da vitalidade da sociedade Européia. A “Euroland”, região abrangida por Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo e Portugal, tem um PIB (Produto Interno Bruto) equivalente a quase 80% do americano, 289 milhões de consumidores e responde por cerca de 20% do comércio internacional. Com este cacife, o Euro vai disputar com o dólar a condição de moeda hegemônica.   A matéria refere-se à “desmontagem das estruturas do passado”, que pode ser entendida como
  26. 26. UDESC 2015
    O ano de 2014 foi marcado por fortes conflitos entre a Rússia e a Ucrânia. Analise as proposições sobre a Ucrânia.   I. Está politicamente dividida, com sua porção ocidental desejosa de estreitar laços com a União Europeia e a porção oriental, com a Rússia. II. Pelo país passam importantes gasodutos que transportam o gás natural da região do mar Cáspio para a Europa, cujo controle interessa tanto à União Europeia quanto à Rússia. III. Vem tentando se aproximar da Rússia desde 1991, quando deixou a União Europeia. IV. Possui grandes extensões de solos muito férteis, sendo grande produtora de cereais. V. Ainda padece dos efeitos da poluição radioativa, decorrente do acidente nuclear de Chernobyl, em 1986.   Assinale a alternativa correta.
  27. 27. UDESC 2016
    Entre os países europeus listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta associação correta de suas características. 
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login