Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Índia x Paquistão dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFSM 2000

    "Assim que o inverno começou a ceder e as geleiras se derreteram nas grandes altitudes do Himalaia (...) na região da Caxemira ressuscitou o espectro da guerra nuclear" ('VEJA', ano 32, no 22, 02/6/99.) Os dois principais países que sobrevivem em um cenário de miséria e superpopulação e que, por reivindicarem a região da Caxemira, despertam o temor de hecatombe nuclear, são:

  2. 2

    UFES 1999

    A Índia, desde 1947, vem se defrontando com diversas ameaças à sua unidade nacional. Uma dessas ameaças é a reivindicação de parte de seu território por um país asiático. Esse país é

  3. 3

    UNIRIO 1999

    O PAQUISTÃO DÁ O TROCO País responde as explosões da India ao 'testar suas primeiras bombas e aumenta temor de uma guerra atômica na Asia. O trecho da reportagem anterior refere-se ao conflito entre Índia e Paquistão, que já se desenrola desde as independências de ambos do Reino Unido. Sobre a razão deste conflito e sua manifestação no contexto da nova ordem mundial, é correto afirmar que:

  4. 4

    ENEM 1998

    Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante. No 1o domingo de junho de 98, India e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemorada com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA. pelo qual já travaram três guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colónia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão. Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:

  5. 5

    UFLA 2003

    Após a Independência da Índia (1947), a região passou a ser disputada por hindus e muçulmanos. A solução parecia ter sido encontrada com a formação de dois países: India, de maioria hindu, e Paquistão, de maioria muçulmana. Porém, a paz não veio; o conflito ressurgiu com muito mais violência. O alvol passou a ser então a Caxemira, região de maioria muçulmana sob domínio da India. No pós-guerra fria, o conflito da Caxemira assume uma importância internacional. Assinale a alternativa que justifica a preocupação mundial acerca desse conflito em questão.

  6. 6

    FGV 2000

    Adap. Magnoli, Arbex Jr., OIic. "Panorama do Mundo". Scipione, 1997. A área destacada, controlada por 3 nações, tem estado em evidência pelas disputas de origem externa. Trata-se

  7. 7

    UFF 2000

    O território em destaque no mapa - a Caxemira -tem sido alvo de disputas políticas e ações militares, envolvendo estados nacionais na Asia Ocidental. Assinale a opção que faz referência a uma causa desses confrontos.

  8. 8

    UFSCAR 2005

    Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as quatro afirmações seguintes. I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China. II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão. III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado. IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenals. É correto o que se afirma em

  9. 9

    UFRRJ 2005

    No mapa a seguir, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade. Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região.

  10. 10

    UERN 2013

    Observe o mapa a seguir. Há uma grande quantidade de conflitos étnico-nacionalistas na Ásia. O continente abriga cerca de 60% da população mundial e milhares de etnias. Sobre o conflito étnico na Caxemira, é correto afirmar que o(a)

  11. 11

    MILTON CAMPOS 2012

    Sobre os conflitos na Ásia é CORRETO afirmar:

  12. 12

    UEMG 2005

    O enterro de uma era “Símbolo da luta palestina, Arafat morre antes de ver o nascimento de um Estado e sem a liderança de outrora.” Revista Carta Capital, 27 out. 2004.   O Oriente Médio está sempre no noticiário, por causa dos constantes conflitos existentes na região.   Todas as alternativas a seguir expressam os problemas dessa região, EXCETO:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos