Exercícios de Índia x Paquistão

Voltar para Índia x Paquistão

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Índia x Paquistão dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFSM 2000
    "Assim que o inverno começou a ceder e as geleiras se derreteram nas grandes altitudes do Himalaia (...) na região da Caxemira ressuscitou o espectro da guerra nuclear" ('VEJA', ano 32, no 22, 02/6/99.) Os dois principais países que sobrevivem em um cenário de miséria e superpopulação e que, por reivindicarem a região da Caxemira, despertam o temor de hecatombe nuclear, são:
  2. 2. UFES 1999
    A Índia, desde 1947, vem se defrontando com diversas ameaças à sua unidade nacional. Uma dessas ameaças é a reivindicação de parte de seu território por um país asiático. Esse país é
  3. 3. UNIRIO 1999
    O PAQUISTÃO DÁ O TROCO País responde as explosões da India ao 'testar suas primeiras bombas e aumenta temor de uma guerra atômica na Asia. O trecho da reportagem anterior refere-se ao conflito entre Índia e Paquistão, que já se desenrola desde as independências de ambos do Reino Unido. Sobre a razão deste conflito e sua manifestação no contexto da nova ordem mundial, é correto afirmar que:
  4. 4. ENEM 1998
    Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante. No 1o domingo de junho de 98, India e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemorada com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA. pelo qual já travaram três guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colónia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão. Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:
  5. 5. UFLA 2003
    Após a Independência da Índia (1947), a região passou a ser disputada por hindus e muçulmanos. A solução parecia ter sido encontrada com a formação de dois países: India, de maioria hindu, e Paquistão, de maioria muçulmana. Porém, a paz não veio; o conflito ressurgiu com muito mais violência. O alvol passou a ser então a Caxemira, região de maioria muçulmana sob domínio da India. No pós-guerra fria, o conflito da Caxemira assume uma importância internacional. Assinale a alternativa que justifica a preocupação mundial acerca desse conflito em questão.
  6. 6. FGV 2000
    Adap. Magnoli, Arbex Jr., OIic. "Panorama do Mundo". Scipione, 1997. A área destacada, controlada por 3 nações, tem estado em evidência pelas disputas de origem externa. Trata-se
  7. 7. UFF 2000
    O território em destaque no mapa - a Caxemira -tem sido alvo de disputas políticas e ações militares, envolvendo estados nacionais na Asia Ocidental. Assinale a opção que faz referência a uma causa desses confrontos.
  8. 8. UFSCAR 2005
    Entre os diversos confrontos civis e militares existentes no mundo atual, o conflito pela posse sobre o território da Caxemira merece destaque, por envolver países importantes da Ásia. Sobre esse território, apresentam-se as quatro afirmações seguintes. I. A Caxemira é uma região dividida e com o território sob o controle de três países: Paquistão, Índia e China. II. Ao contrário do restante da Índia, cuja maioria é hinduísta, a Caxemira indiana tem maioria islâmica, tal qual o Paquistão. III. A ocupação da Caxemira do leste pela China uniu os exércitos do Paquistão e da Índia na luta pela retomada do território ocupado. IV. O conflito envolve países detentores de explosivos atômicos em seus arsenals. É correto o que se afirma em
  9. 9. UFRRJ 2005
    No mapa a seguir, encontra-se identificada uma das principais áreas de tensão do planeta na atualidade. Assinale a alternativa que apresenta uma das razões para o conflito entre Índia e Paquistão, pelo controle dessa região.
  10. 10. UERN 2013
    Observe o mapa a seguir. Há uma grande quantidade de conflitos étnico-nacionalistas na Ásia. O continente abriga cerca de 60% da população mundial e milhares de etnias. Sobre o conflito étnico na Caxemira, é correto afirmar que o(a)
  11. 11. MILTON CAMPOS 2012
    Sobre os conflitos na Ásia é CORRETO afirmar:
  12. 12. UEMG 2005
    O enterro de uma era “Símbolo da luta palestina, Arafat morre antes de ver o nascimento de um Estado e sem a liderança de outrora.” Revista Carta Capital, 27 out. 2004.   O Oriente Médio está sempre no noticiário, por causa dos constantes conflitos existentes na região.   Todas as alternativas a seguir expressam os problemas dessa região, EXCETO:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login