Exercícios de Indústria

Voltar para Indústria

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Indústria dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. ENEM 2017
    O impacto apresentado nesse ambiente tem sido intensificado pela
  2. 2. ENEM 2015
    No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. SANTOS, M. Por uma outra Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado) Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
  3. 3. UERJ 2012
    O capitalismo já conta com mais de dois séculos de história e, de acordo com alguns estudiosos, vive-se hoje um modelo pós-fordista ou toyotista desse sistema econômico. Observe o anúncio publicitário: Uma estratégia própria do capitalismo pós-fordista presente neste anúncio é:
  4. 4. ENEM 2016
    A geografia mundial da inovação sofreu uma reviravolta que mobiliza fatores humanos, financeiros e tecnológicos. Esforço humano: com  milhão de pesquisadores, a China dispõe de um potencial equivalente a  da capacidade norte-americana e  da europeia; segundo a National Science Foundation norte-americana, o país deverá concentrar  de todos os pesquisadores do mundo até 2025. Esforço financeiro: em 2009, pela primeira vez, a China apresentou um orçamento para pesquisa que a colocou em segundo lugar no mundo – ainda bastante longe dos Estados Unidos, mas à frente do Japão. Esforço tecnológico: em 2011, o país se tornou o primeiro depositante mundial de patentes, graças a uma estratégia nacional que visa passar do Made in China (produzido na China) para o Designed in China (projetado na China). CARROUÉ, L. Desindustrialização. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).   O texto apresenta um novo fator a ser considerado para refletir sobre o papel produtivo entre os países, representado pela
  5. 5. ENEM 2014
    TEXTO I TEXTO II A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou telefones celulares ou cobrar contas em atraso. Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no(a)
  6. 6. ENEM 2015
    Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente. REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado). A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
  7. 7. UEPB 2011
    Observe a charge abaixo. A sua leitura nos mostra a crítica que o cartunista francês Plantum faz em relação
  8. 8. UDESC 2011
    Analise as proposições sobre os tipos de indústrias. I. As indústrias extrativas minerais (mineração pesada de ferro, alumínio e manganês), as refinarias de petróleo (gasolina, óleo diesel, querosene) e as siderúrgicas são exemplos de indústrias de bens de produção ou de base. II. As indústrias de autopeças (peças para automóveis, caminhões e tratores) e as indústrias mecânicas (máquinas industriais, colheitadeiras e arados mecânicos) são exemplos de indústrias de bens intermediários. III. As indústrias de confecções (roupas) e as indústrias de cosméticos (xampus, sabonetes e cremes dentais) são exemplos de indústrias de consumo não duráveis. IV. As indústrias automobilísticas (carros e motocicletas) e as indústrias de eletrodomésticos (fogões, geladeiras, aparelhos de som) são indústrias de bens de consumo duráveis. Assinale a alternativa correta.
  9. 9. UFPB 2011
    A terceira revolução industrial consolidou-se com o aprofundamento da globalização. Nesse contexto, tornou-se hegemônica a configuração do espaço mundial determinada, dentre outros aspectos, pelo meio técnico-científico-informacional, segundo assinala o professor Milton Santos. Essa configuração pode ser representada a partir do mapa a seguir. Considerando o exposto, conclui-se que a Organização do Espaço Mundial representada no mapa está corretamente caracterizada em:
  10. 10. ENEM 2016
    A mundialização introduz o aumento da produtividade do trabalho sem acumulação de capital, justamente pelo caráter divisível da forma técnica molecular digital do que resulta a permanência da má distribuição da renda: exemplificando mais uma vez, os vendedores de refrigerantes às portas dos estádios viram sua produtividade aumentada graças ao just in time dos fabricantes e distribuidores de bebidas, mas para realizar o valor de tais mercadorias, a forma do trabalho dos vendedores é a mais primitiva. Combinam-se, pois, acumulação molecular-digital com o puro uso da força de trabalho. OLIVEIRA, F. Crítica à razão dualista e o ornitorrinco. Campinas Boitempo, 2003. Os aspectos destacados no texto afetam diretamente questões como emprego e renda, sendo possível explicar essas transformações pelo(a)
  11. 11. UFPA 2011
    A atividade industrial e a industrialização brasileira estão desigualmente distribuídas pelas regiões do país. Construídas predominantemente no século XX, elas são componentes da modernização urbana que reinventa nossa sociedade e dinâmica espacial. Sobre a indústria e industrialização brasileira, é correto afirmar:
  12. 12. ENEM 2017
    A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado. MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011. A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a
  13. 13. UNESP 2009
    Assinale a alternativa em que está corretamente caracterizada a industrialização brasileira, do período após a década de 1980 até os dias atuais.
  14. 14. ENEM 2012
    A partir dos anos 70, impõe-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se, sobretudo, para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2002 (fragmento). Um fator geográfico que contribui para o tipo de alteração da configuração territorial descrito no texto é:
  15. 15. ENEM 2012
    Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado). No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido
  16. 16. G1 - CPS 2008
    O sedentarismo é mais alto entre os brasileiros com mais de 45 anos. E é ainda maior no grupo de pessoas com alta escolaridade, em que 40% dos homens e 36,7% das mulheres são completamente inativos. É a partir dessa idade que os benefícios da prática regular de atividade física são maiores, pois nessa fase da vida o ritmo metabólico já está mais lento, favorecendo a perda de massa óssea e muscular. A manutenção de uma rotina de exercícios tende a retardar esse processo. (Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, publicada na Revista "Veja" - 5 de março de 2008) Assinale a alternativa CORRETA.
  17. 17. UFSJ 2013
    Observe a imagem abaixo. A montadora Ford, de capital norte-americano, anunciou hoje (04/01 /201 2) a produção global de um modelo de utilitário esportivo, o EcoSport, projetado por cerca de 1,2 miI engenheiros brasileiros e argentinos no centro de desenvolvimento da companhia em Camaçari, na Bahia. O carro, que deverá ser vendido em 100 países, será produzido nas fábricas da Ford na Bahia, na Tailândia e na Índia. Fonte: http://agenciabrasiI.ebc.com.br/noticia/2012-01-04/modelo-de-carro- concebido-no-brasil-vira-produto-global. Acesso em 27/08/2012. Assinale a alternativa que apresenta características da produção industrial atual representada pelo lançamento do Novo Ecosport.
  18. 18. CEFET-MG 2014
    O mercado corresponde à demanda por um grupo de produtos próximos entre si. Para uma empresa diversificada, no entanto, a ideia de mercado envolve também outros espaços concorrenciais em que pode atuar, definidos como área de comercialização. A indústria, por seu turno, é definida pelo grupo de empresas voltadas para a produção de mercadorias que são substitutas próximas entre si e, desta forma, fornecidas a um mesmo mercado. KUPFER. D. Economia industrial: fundamentos teóricos e práticos no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier. 2002. (Adaptado). Nesse contexto, uma das formas para atingir cada vez mais os mercados no espaço geográfico é a formação de
  19. 19. UFSM 2003
    Leia o texto: "Os tecnopolos estão para o capitalismo da Terceira Revolução Industrial como as regiões carboniferas estavam para a primeira, ou as jazidas petrolíferas para a segunda. Constituem os pontos de interconexão dos fluxos mundiais de conhecimento e informações, sendo interligados por uma densa rede de telecomunicações e computadores. São também os centros irradiadores das inovações tecnológicas". MOREIRA. C. e SENE, E. de. "Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002. p. 311. Sobre a ocorrência de tecnopolos no Brasil, é correto afirmar
  20. 20. UFRGS 2007
    Sobre o processo de industrialização brasileiro, são feitas as seguintes afirmações. I - A partir de 1930, começa um importante projeto de criação de infraestrutura para o desenvolvimento do parque industrial. II - A partir da Segunda Guerra Mundial, acentua-se o processo de estatização das indústrias na Região Sudeste. III - A partir de 1964, amplia-se o parque industrial para atender a demanda da modernização da agricultura. Quais estão corretas?
  21. 21. UEA 2014
    No contexto da revolução técnico-científica, governantes e empresas de países desenvolvidos, como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França e Japão, têm estimulado a criação de arranjos territoriais chamados tecnopolos, caracterizados por
  22. 22. UEPB 2011
    As proposições abaixo tratam da dinâmica espacial da indústria brasileira. Analise-as e escreva F ou V conforme sejam falsas ou verdadeiras. (     ) Inicialmente o crescimento industrial e os investimentos em infraestrutura concentraram-se no Sudeste do país. Esse fenômeno reforçou a tendência de concentração espacial da indústria e acentuou as desigualdades regionais. (     ) Até a década de 1960 o Sul e o Nordeste eram regiões industriais periféricas e no Norte e no Centro-Oeste havia apenas núcleos locais isolados, os chamados enclaves industriais. (     ) A partir da década de 1940, a fim de impulsionar o crescimento econômico regional, o governo federal iniciou a implantação de medidas para descentralizar os investimentos públicos e privados, entre os quais, com destaque, os investimentos fiscais. (     ) A partir de 1990, intensificou-se o processo de desconcentração industrial. Muitas indústrias deixaram áreas tradicionais e instalaram unidades fabris em novos espaços geográficos, na busca de vantagens econômicas, incentivos fiscais, menores custos de produção, mão de obra barata, mercado consumidor significativo e atuação sindical pouco expressiva. A alternativa que apresenta a sequência correta é:
  23. 23. FUVEST 2015
    O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, torna-a irreversível (lixo). Carlos W. Porto-Gonçalves. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Adaptado. Conforme o excerto acima, é correto afirmar:
  24. 24. ENEM 2012
    O fechamento de seis unidades de uma empresa calçadista na Bahia deve resultar na demissão de 1 800 funcionários. Enquanto demite no Brasil, a empresa abre uma fábrica na Índia. Nas seis unidades fechadas na Bahia eram produzidos cabedais de calçados esportivos que serão fabricados também na Índia. O Globo. 17 dez 2011 (adaptado). A estratégia produtiva adotada pela empresa, que explica o processo econômico descrito, está indicada na: 
  25. 25. UERN 2012
    Analise a charge e o texto seguintes. “O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia o produto, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo, os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão de obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção”. (http://www.suapesquisa.com/economia/) Tanto a charge quanto o texto referem-se ao sistema de produção denominado
  26. 26. FUVEST 2010
    Leia a charge a seguir: A charge chama a atenção, principalmente, para a
  27. 27. UEPB 2013
    Empresa Global e o fim do made in “Apesar de ter sua sede empresarial em Portland, nos Estados Unidos, a Nike não produz tênis no país. [...] A Nike vende tênis no mundo todo, mas não tem uma só fábrica nem emprega um só operário. Ela compra os calçados de indústrias instaladas principalmente no leste asiático. Essa é uma característica essencial de uma empresa global: a facilidade de identificar locais onde existam as condições mais atraentes para suas operações. [...] a tendência atual das empresas transnacionais é produzir seguindo um padrão comum nos diversos países. Essa prática tende a colocar um fim à identidade nacional dos produtos, o chamado made in”. Fonte: Folha de São Paulo (2 Fev. 1997) apud COELHO, Marcos Amorim e TERRA, Lígia. “Geografia o espaço natural e socioeconômico”. 5ª Ed. Reform e atual — São Paulo Moderna, 2005. Assinale com V ou com F as proposições conforme estejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação às ideias apresentadas pelo texto. (     ) Uma das características da globalização é a universalização das técnicas. (     ) A tendência do capitalismo é a desconcentração espacial da produção e do consumo, mas a concentração do comando. (     ) Com o advento do modelo flexível de produção, desaparece a divisão internacional do trabalho. (     ) A terceirização na produção surge como uma alternativa de flexibilização das empresas que aumentam a extração da mais-valia, desobrigando-se dos custos sociais com operários. Assinale a sequência correta das assertivas:  
  28. 28. UFSM 2005
    Aliando o seu conhecimento à figura, que exemplifica a estrutura de um conglomerado transacional, é possível inferir que essa estrutura I. aproveita-se da diversidade das legislações fiscais e tributárias existentes nos países, como Bahamas e Suíça. II. controla as finanças de inúmeras filiais espalhadas por muitos países, através de holdings. III. utiliza-se do custo diferencial da mão de obra, da energia e da matéria-prima para determinar o deslocamento geográfico de unidades industriais. IV. favorece o desenvolvimento de um novo modelo econômico que não causa tantos impactos no meio ambiente e que promove uma melhor distribuição da riqueza na América Latina através das sociedades financeiras. Está(ão) correta(s)
  29. 29. UFTM 2012
    Analise o mapa, que representa as concentrações industriais no Brasil. A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
  30. 30. UEL 2009
    A partir dos anos de 1930, o Brasil intensificou seu processo de industrialização e, assim, a indústria superou a agropecuária em termos de participação no PIB. Até os anos de 1980, o Estado atuou de forma decisiva nesse processo. Com base nos conhecimentos sobre a participação do Estado no processo industrialização brasileira entre 1930 e 1980, é correto afirmar que o Estado brasileiro:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login