Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

UEPB 2013

Empresa Global e o fim do made in

“Apesar de ter sua sede empresarial em Portland, nos Estados Unidos, a Nike não produz tênis no país. [...] A Nike vende tênis no mundo todo, mas não tem uma só fábrica nem emprega um só operário. Ela compra os calçados de indústrias instaladas principalmente no leste asiático. Essa é uma característica essencial de uma empresa global: a facilidade de identificar locais onde existam as condições mais atraentes para suas operações. [...] a tendência atual das empresas transnacionais é produzir seguindo um padrão comum nos diversos países. Essa prática tende a colocar um fim à identidade nacional dos produtos, o chamado made in”.
Fonte: Folha de São Paulo (2 Fev. 1997) apud COELHO, Marcos Amorim e TERRA, Lígia. “Geografia o espaço natural e socioeconômico”. 5ª Ed. Reform e atual — São Paulo Moderna, 2005.

Assinale com V ou com F as proposições conforme estejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas em relação às ideias apresentadas pelo texto.

(     ) Uma das características da globalização é a universalização das técnicas.
(     ) A tendência do capitalismo é a desconcentração espacial da produção e do consumo, mas a concentração do comando.
(     ) Com o advento do modelo flexível de produção, desaparece a divisão internacional do trabalho.
(     ) A terceirização na produção surge como uma alternativa de flexibilização das empresas que aumentam a extração da mais-valia, desobrigando-se dos custos sociais com operários.

Assinale a sequência correta das assertivas:  

Escolha uma das alternativas.