Sabe aquela vaga na universidade dos sonhos? Ela pode ser sua!

Matricule-se agora
Vagas abertas para o Extensivo 2022
Pessoa com tinta no rosto e com a palavra 'aprovadx' na testa sorrindo

Banco de Exercícios

Lista de exercícios

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Nova Zelândia e Ilhas do Pacífico dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos

  1. 1

    UFES 2004

    A população da Nova Zelândia é de 4 milhões de habitantes; os Maoris são 15% dela; 8 em cada 10 Maoris vivem em áreas urbanas. Entre 1994 e 1998, houve um aumento de 60% no número de Maoris com formação universitária; há Maoris nos ministérios, no Parlamento, entre o empresariado, nas repartições públicas, dando aulas nas escolas e em qualquer outro segmento da sociedade neozelandesa. (Veja, 30-07-2003: 93. Adaptado) O texto acima se refere aos sinais do processo de integração da população Maori à sociedade neozelandesa. A população nativa foi, por mais de um século, dominada pelos Ingleses em nome da superioridade cultural. A ideia de cultura superior está associada ao fenômeno denominado:

  2. 2

    G1 - UTFPR 2012

    Um terremoto de 6,6 graus na escala Richter atingiu, no dia 19 de abril de 2011, a costa nordeste da Nova Zelândia, segundo o Centro de Pesquisa Geológico dos Estados Unidos. O epicentro do terremoto situou-se a cerca de 550 quilômetros a leste de Auckland, a sudoeste das Ilhas Kermaedc, a uma profundidade de 90 quilômetros. A causa mais provável para a ocorrência desse fenômeno na região é:

  3. 3

    UFES 2004

    Tuvalu, arquipélago da Polinésia (Ilhas EIIice), é um minúsculo país que corre o risco de desaparecer do mapa. Isto pode acontecer, segundo pesquisadores, devido a elevação do nível dos oceanos, em cerca de 1 metro, até o ano 2100. "Época", 28-07-2003: 83.[Adaptado] A elevação do nível das águas oceânicas pode I - afetar as condições de sobrevivência das populações litorâneas de varias regiões do Globo. II - estar relacionada a acentuação do efeito estufa pela queima de florestas e de combustíveis fósseis. III - inundar cidades costeiras de vários países, independentemente do nível de seu desenvolvimento. IV - ser uma consequência do aumento de grandes geleiras ou calotas polares. Dentre as afirmativas acima, estão CORRETAS

  4. 4

    UEMA 2015

    Em novembro de 2013, ocorreram erupções vulcânicas ao redor do mundo. Foram mais de seis erupções em seis países diferentes que se concentraram, sobretudo, no dia 20. Essas erupções aconteceram em: Nishinoshima (Japão), Colima (México), Fuego (Guatemala), Sinabung (Indonésia), Etna (Italia), Yasur (Vanuatu). Fonte: MACLSAAC, Tara. Seis erupções ocorreram ontem em cinco países; In: Epoch Times. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2014. As áreas atingidas pelas erupções vulcânicas citadas no texto encontram-se na região denominada Círculo de Fogo que, por sua vez, está relacionado à existência das placas tectônicas. A explicação para a ocorrência dessas erupções é o movimento das placas que cria

  5. 5

    G1 - CFTCE 2004

    A incorporação da Austrália e da Nova Zelândia ao capitalismo europeu deu-se de forma diversa da ocorrida com os continentes africano, asiático e americano. Vários episódios contam a história de ocupação e crescimento populacional e econômico daquela região. Considere os textos a seguir (01) Enquanto África, Ásia e América passaram a integrar o horizonte geográfico dos europeus já nos séculos XV e XI, Austrália e Nova Zelândia só foram efetivamente incorporadas já nos séculos XVIII e XIX. (02) Com a independência dos Estados Unidos (1776), a Grã Bretanha perdeu o local para onde mandava seus condenados e criminosos. O Brasil surgiu, então, como alternativa para abrigar os condenados britânicos. (03) As terras australianas não ofereciam condições naturais atraentes para ocupação por parte dos ingleses, o que favoreceu o atraso daquela região. (04) Houve descoberta de terras férteis - propícias para o desenvolvimento da agricultura em terras australianas. (05) A Austrália oferecia grande potencial para a descoberta de ouro em vários locais do território por volta de 1850, atraindo milhares de colonizadores, os quais contribuíram bastante para sua ocupação. A soma das opções verdadeiras com relação as descrições que relatam esse episódio está no item:

  6. 6

    PUC-PR 2006

    "Uma a uma, as ilhas do Havaí nasceram...", destaca o artigo publicado na revista 'National Geographic' de outubro de 2005. O texto, dessa forma iniciado, prossegue explicando a origem recente - no padrão geológico de tempo - do arquipélago. A formação do Havaí está relacionada:

  7. 7

    UNIRIO 1998

    Assinale a afirmação INCORRETA sobre a Oceania e os países que formam esse continente.

  8. 8

    FGV 2000

    O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:

  9. 9

    G1 - CFTPR 2006

    Em virtude de sua descoberta ter sido posterior a do continente americano, as terras da Oceania são também conhecidas por Novíssimo Mundo. Essas terras são compostas de uma região continental representada pela Austrália, e de uma região insular extremamente espalhada. Verifique as alternativas a seguir, que abordam aspectos fisicos e socioeconômicos desse continente e identifique a que estiver INCORRETA.

  10. 10

    UERJ 2000

    Quanto pesa o povo de Timor Leste nas balanças políticas da China e da Rússia? Qual é a cotização de um habitante de Dili na bolsa de Nova York? A Indonésia tem mais de 3.000 ilhas e Timor Leste é apenas metade de uma delas. Valera a pena, por tão pouco, levantar-se o mundo para reclamar responsabilidade aos culpados diretos e indiretos das atrocidades que diante dos nossos olhos se cometem(...)? (SARAMAGO, José. 'Folha de S.Paulo', l 1/09/99.) A indignação do escritor português quanto aos massacres ocorridos no Timor Leste, intensificados a partir de setembro, chama a atenção para o fato de que as razões da economia muitas vezes deixam em segundo plano a preocupação com os direitos humanos. Tal indignação representa um posicionamento crítico que é consequência do seguinte fato:

Gerar PDF da Página

Conteúdo exclusivo para assinantes

Assine um de nossos planos para ter acessos exclusivos e continuar estudando em busca da sua aprovação.

Ver planos