Exercícios de Países Platinos

Voltar para Países Platinos

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Países Platinos dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UERN 2013
    As perspectivas do Mercosul nestas primeira e segunda décadas do século XXI são a continuação do avanço nas relações comerciais entre os países membros. Analise o quadro síntese da tabela a seguir. * Membros plenos. ** Membros associados. *** População abaixo da linha da pobreza refere-se aos indivíduos que vivem com menos de 2 dólares ao dia. Nota: Apesar de o México ser um membro observador do Mercosul, ele não foi incluído nesta tabela porque é um membro pleno de outro bloco ou mercado regional, o Nafta, no qual está de fato bastante integrado e com o qual tem o seu compromisso prioritário. (Quadro elaborado pelo autor a partir de várias fontes: Inter-American Development Bank. Economic and Social Statistics, 2007; estimativas do World Bank, 2008; site do Mercosul: wwwmercosurint; Vesentini, J. William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Atica, 2010. p. 335.) Com base na tabela, é correto afirmar que
  2. 2. FGV 2015
    Por meio das doze zonas francas, como a Zonamérica, o país ganhou competitividade em relação aos dois vizinhos da fronteira. As vantagens fiscais levaram multinacionais da Europa, dos EUA e da Asia a colocarem nessas zonas francas seus pontos de escoamento para os demais países da região. Essas empresas encontraram nesse país uma alternativa às rígidas restrições a importação na Argentina e aos gargalos portuários no Brasil, mesmo sendo o mercado brasileiro o principal cliente para a maioria. Na Zonamérica só há empresas de serviços. O forte das atividades concentra-se nas áreas de logística, call centers, tecnologia da informação e serviços financeiros. Entre a longa lista de vantagens oferecidas pelo país, estão: elevado IDH, segurança, democracia, mão de obra bilíngue e qualificada, baixas posições em problemas como corrupção e liberdade no uso de moedas diferentes. (Valor Econômico, 23.08. 2014. Adaptado) O texto refere-se
  3. 3. MACKENZIE 1998
    Das cinco macroregiões da Argentina, duas se destacam pelas baixas densidades demográficas, embora uma apresente clima quente e outra, clima frio. Tratam-se, respectivamente:
  4. 4. UFPB 2007
    Observe o gráfico. A partir do gráfico e de seus conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
  5. 5. MACKENZIE 1997
    A região da Argentina que concentra a maior parte da população e das atividades agropastoris e industriais é conhecida como:
  6. 6. UFRGS 2013
    Considere as seguintes afirmações sobre as transformações recentes no Mercosul. I. A integração da Venezuela ao Mercosul contou com apoio dos governos do Uruguai, da Argentina e do Brasil. II. A suspensão provisória do Paraguai do Mercosul ocorreu em virtude do processo político que levou ao impeachment o então presidente paraguaio Fernando Lugo, em junho de 2012. III. O Brasil tem interesse na entrada do Chile como membro permanente do Mercosul, uma vez que a economia daquele país é centralizada em petróleo. Quais estão corretas?
  7. 7. UEL 2007
    Há mais de um ano existem divergências acentuadas nas relações comerciais entre Argentina e Uruguai, fato que contribui para fragilizar ainda mais o Mercosul. Devido ainda a outros fatores de ordem econômica, parte do governo uruguaio já se mostra disposta a assinar um tratado de livre comércio com os Estados Unidos. Sobre as relações entre Argentina e Uruguai e as atuais relações comerciais entre os membros do Mercosul, considere as afirmativas a seguir. I. Uma das divergências entre Argentina e Uruguai está relacionada à construção de duas fábricas de papel de celulose que já direcionaram seus investimentos para o Uruguai. II. As exportações do Uruguai para os Estados Unidos representam, hoje, mais que o total das exportações para os três países do Mercosul. III. Uma das divergências entre Argentina e Uruguai se deve ao fato de a Argentina afirmar que as fábricas de papel de celulose a serem instaladas são poluentes e poderão afetar o rio Uruguai que divide os dois países. IV. As exportações do Uruguai para os Estados Unidos representam, hoje, apenas a metade das exportações para os três países do Mercosul. A alternativa que contem todas as afirmativas corretas é:
  8. 8. UFRGS 2012
    Observe o mapa hidrográflco abaixo, que representa a Bacia do Prata. Os pontos destacados pelas letras A, B, C e D indicam, respectivamente, os rios
  9. 9. Espcex (Aman) 2012
    Com relação ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que: I. A aproximação geopolítica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradição de rivalidade das relações entre esses dois países, foi fator determinante para o seu surgimento. II. O Tratado de Assunção, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, além do Brasil e da Argentina, com a participação do Paraguai e do Chile como países-membros do novo Bloco. III. A Zona de Livre Comércio estabelecida entre os países-membros implica na adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes. IV. Não há soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoção de decisões com as quais não concorda. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:
  10. 10. UEL 2011
    Com base no mapa ao lado e nos conhecimentos sobre a geografla do Mercosul, considere as afirmativas a seguir. I. A Bacia do Prata, núcleo geoeconômico do Mercosul, é composta pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e estende-se pelo Centro-Sul do Brasil, pampa argentino, Uruguai e porção oriental do Paraguai. As principais metrópoles e zonas agroindustriais dos países-membros encontram-se nessa região, além das grandes concentrações demográficas. II. Além do núcleo geográfico platino, encontram-se duas frentes de expansão do povoamento da área do Mercosul: a Amazônia brasileira e a Patagônia argentina. Apesar das diferenças, esses ecossistemas têm em comum as baixas densidades demográficas e a elevada potencialidade econômica. III. A região Sudeste do Brasil é o núcleo geoeconômico do Mercosul, polo exportador de café e receptor de imigrantes, devido à produção de manufaturados com tecnologia superior aos demais países-membros IV. O Sudeste brasileiro comanda as negociações comerciais, provocando o isolamento dos mercados regionais frente à superioridade de suas forças produtivas. Assinale a alternativa correta.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login