Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Questão 28 de 47

Exercícios de Primavera Árabe

Listagem de exercícios

UEPB 2012

"Estou viajando mãe. Perdoe-me. Reprovação e culpa não vão ser úteis. Estou perdido e está fora das minhas mãos. Perdoe-me se não fiz como você disse e desobedeci suas ordens. Culpe a era em que vivemos, não me culpe". (grifo nosso)
(http://tataunews.blogspot.com/2011/04/mohamed-bouazizi-o-heroi-de-nietzsche.html)

O depoimento do jovem vendedor de verduras, Mohamed Bouazizi, de 26 anos, da Tunísia, que, indignado pela apreensão de sua mercadoria e pelas humilhações sofridas, ateou fogo a si mesmo e morreu em frente ao prédio da prefeitura da cidade de Sidi Bouzid, foi o estopim que desencadeou todo o movimento contra os regimes autoritários em países do mundo islãmico. O mesmo reflete:

I. Um aspecto da cultura islâmica pelo qual se acredita que ao morrer por uma causa justa se tem como recompensa o paraíso.
II. A desilusão da população do mundo árabe, sobretudo dos mais jovens, com a falta de perspectiva, os altos índices de desemprego e o autoritarismo e corrupção das elites dominantes.
III. O fundamentalismo de grupos islâmicos que pregam um Estado teocrático e a "guerra santa" contra os valores ocidentais.
IV. O encantamento e desejo de aproximação dos jovens islâmicos com o modelo ocidental, sobretudo o modelo de democracia, visto que todos esses governos hoje questionados são inimigos declarados dos Estados Unidos.

Está(ão) correta(s) apenas

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login