Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Recursos Minerais

Voltar para Recursos Minerais

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Recursos Minerais dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. FEI 1997
    Sobre as rochas existentes na natureza, podemos afirmar:
  2. 2. UECE 2015
    Analise as descrições a seguir, considerando os tipos de rocha, seus processos de formação e ambientes de ocorrência. I. Estas rochas podem ser formadas por processos diagenéticos e a partir dos fragmentos de outras rochas. II. Rochas desse tipo podem se formar lentamente no interior da terra a partir do resfriamento do magma. III. Estas rochas podem se formar a partir dos processos de metamorfismo sofridos por outros tipos de rocha. Assinale a opção que relaciona corretamente os tipos de rochas às suas características.
  3. 3. UERN 2012
    As rochas fazem parte da nossa vida: da fundação de uma edificação até o seu revestimento, como em pias e mesas. Para isso, a natureza oferece uma grande variedade de rochas, cujas características físicas e químicas dependem do processo de formação. A imagem demonstra o ciclo de formação das rochas. Observe. Após analisar a imagem verifica-se que:
  4. 4. UNESP 2013
    Leia o texto e analise os mapas. As terras-raras formam um grupo de 17 elementos químicos, com propriedades muito semelhantes entre si, em termos de maleabilidade e resistência, que permitem aplicações diversas. Indispensáveis a indústria de alta tecnologia, elas estão no centro de uma disputa global. As maiores reservas em potencial estão situadas no Brasil. A extração e principalmente o refino das terras-raras são, porém, altamente poluentes; por esta razão, cientistas estudam novos meios de exploração e novas aplicações que poluam menos.         (Martha San Juan França. Terras que valem ouro. Unesp Ciência, abril de 2012. Adaptado)                                                         (IBGE. Atlas Geografia Escolar, 2009. Adaptado.) De acordo com a leitura do texto e a observação dos mapas, é correto afirmar que as duas maiores concentrações de reservas de terras-raras estão localizadas nas regiões de integração e desenvolvimento do:
  5. 5. ENEM 2012
    As plataformas ou crátons correspondem aos terrenos mais antigos e arrasados por muitas fases de erosão. Apresentam uma grande complexidade litológica, prevalecendo as rochas metamórfi cas muito antigas (Pré-Cambriano Médio e Inferior). Também ocorrem rochas intrusivas antigas e resíduos de rochas sedimentares. São três as áreas de plataforma de crátons no Brasil: a das Guianas, a Sul-Amazônica e a do São Francisco. ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998. As regiões cratônicas das Guianas e a Sul-Amazônica têm como arcabouço geológico vastas extensões de escudos cristalinos, ricos em minérios, que atraíram a ação de empresas nacionais e estrangeiras do setor de mineração e destacam-se pela sua história geológica por
  6. 6. UFAL 2000
    TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 'No final da década de 1970, a Vale do Rio Doce apresentou ao governo um projeto bastante ambicioso, denominado 'Amazônia Oriental - um projeto nacional de exportação', envolvendo não só a exploração dos recursos minerais, mas também o potencial agrícola-pecuário e madeireiro' (Melhem Adas. Panorama Geográfico do Brasil. São Paulo: Moderna, 1998. p. 271.) Conhecido como Projeto Grande Carajás, este empreendimento implicou na construção de grandes equipamentos de infraestrutura na região Norte, dentre os quais destacam-se:
  7. 7. UFAL 2000
    TEXT O PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: "No final da década de 1970, a Vale do Rio Doce apresentou ao governo um projeto bastante ambicioso, denominado 'Amazônia Oriental - um projeto nacional de exportação', envolvendo não só a exploração dos recursos minerais, mas também o potencial agrícola-pecuário e madeireiro". (Melhem Adas. "Panorama Geográfico do Brasil" São Paulo: Moderna, 1998. p. 271.) Conhecido como Projeto Grande Carajás, este empreendimento implicou na construção de grandes equipamentos de infraestrutura na região Norte, dentre os quais destacam-se:
  8. 8. G1 - UTFPR 2007
    Em relação aos recursos minerais do Brasil, analise as proposições e assinale a alternativa que contém todas as proposições corretas. I) A maior reserva de Ferro está na província de Carajás no Pará, com quase 80% das jazidas. É essencial ao setor elétrico devido à condutividade e maIeabiIidade. II) O Cobre é o principal mineral exportado pelo Brasil. É extraído principalmente da hematita, magnetita, Iimonita e siderita. III) Alumínio é extraído da bauxita por processo de eletrólise. As maiores reservas nacionais estão no Pará. IV) O estanho é extraído da cassiterita e sua utilização tem se ampliado principalmente na formação de ligas. V) O Manganês é o segundo minério em importância no Brasil. Sua maior utilização está na fabricação do aço, misturado ao ferro, no setor metalúrgico de ferro-liga.
  9. 9. UFU 2007
    Com relação a produção de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, assinale a alternativa INCORRETA.
  10. 10. ENEM 2010
    No dia 28 de fevereiro de 1985, era inaugurada a Estrada de Ferro Carajás, pertencente e diretamente operada pela Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), na região Norte do país, ligando o interior ao principal porto da região, em São Luís. Por seus, aproximadamente, 900 quilômetros de linha, passam, hoje, 5353 vagões e 100 locomotivas. Disponível em: http://www.transportes.gov_br. Acesso em 27 jul. 2010 (adaptado). A ferrovia em questão é de extrema importância para a logística do setor primário da economia brasileira, em especial para porções dos estados do Para e Maranhão. Um argumento que destaca a importância estratégica dessa porção do território é a:
  11. 11. UFSM 2004
    Observe e compare os mapas: Considerando os mapas de geologia e de recursos minerais do Brasil, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir. ( ) Os minerais metálicos são explorados nas áreas de predomínio de rochas sedimentares muito antigas. ( ) Nas áreas de escudos e faixas de dobramentos antigos, concentra-se a exploração de minerais tanto metálicos quanto não-metálicos. ( ) Os minerais energéticos são explorados, essencialmente, onde predominam estruturas geológicas sedimentares. ( ) A maior parte dos minerais está sendo igualmente explorada nas áreas de rochas sedimentares e nas de estruturas cristalinas. A sequência correta é :     
  12. 12. UFSM 2004
    Observe e compare os mapas: Considerando os mapas de geologia e de recursos minerais do Brasil, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) nas alternativas a seguir. ( ) Os minerais metálicos são explorados nas áreas de predomínio de rochas sedimentares muito antigas. ( ) Nas áreas de escudos e faixas de dobramentos antigos, concentra-se a exploração de minerais tanto metálicos quanto não-metálicos. ( ) Os minerais energéticos são explorados, essencialmente, onde predominam estruturas geológicas sedimentares. ( ) A maior parte dos minerais está sendo igualmente explorada nas áreas de rochas sedimentares e nas de estruturas cristalinas. A sequência correta é :     
  13. 13. UEA 2014
    Os pontos numerados no mapa indicam importantes áreas de exploração mineral na região Norte do país, com extração de manganês, bauxita, ferro, cobre, ouro e níquel. Os grandes projetos relacionados aos pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente,
  14. 14. G1 - UTFPR 2012
    Quanto à origem geológica, os tipos de rochas se classificam em:
  15. 15. ENEM PPL 2012
    Na Serra do Navio (AP), uma empresa construiu uma usina de beneficiamento, um porto, uma estrada de ferro e vilas. Entretanto, depois que as reservas foram exauridas, a companhia fechou a mina e as vilas se esvaziaram. Sobrou uma pequena comunidade de pescadores. São 1,8 mil moradores que sofrem com graves problemas nos rins, dores no corpo, diarreia, e vômitos decorrentes da contaminação do solo e da água por arsênio. MILANEZ, B. “Impactos da mineração”. Le monde diplomatique. São Paulo, ano 3, n. 36. Adaptado. A existência de práticas de exploração mineral predatórias no Brasil tem provocado o(a)  
  16. 16. PUC-MG 2007
    A extração mineral é uma atividade econômica que, em geral, gera reflexos ambientais, sendo INCORRETO afirmar:
  17. 17. UFRRJ 2000
    O mapa adiante coloca em destaque uma região cuja atividade econômica está articulada com os portos de Vitória (ES) e Santos (SP). Trata-se da região conhecida como  
  18. 18. UEG 2015
    A atividade de mineração no Brasil acabou por contribuir para a instalação de um sistema de infraestrutura na área de transporte e geração de energia. Nesse sentido, para a instalação de um grande projeto de extração de minério de ferro pela Vale do Rio Doce no estado do Pará no início da década de 1980, foi necessária a construção da 
  19. 19. PUC-RS 2012
    A antiguidade geológica do território brasileiro, associada aos diferentes tipos de rochas e terrenos que se formaram ao longo de mais de dois bilhões de anos, possibilita ao país uma atividade econômica importante na exploração de produtos minerais. Atualmente, a exploração de ________________ ocorre _____________, e a de ______________ ocorre _____________.
  20. 20. UFPE 2008
    A Região de Carajás é uma das provincias minerais mais importantes do Brasil. Nela, são encontradas expressivas jazidas de ferro, manganês, cobre e bauxita, que tem uma participação destacada na pauta de exportações do país. A BAUXITA é utilizada sobretudo para a produção de :
  21. 21. UERN 2012
    “A camada pré-sal é uma faixa que se estende ao longo de 800 quilômetros entre os Estados do Espírito Santo e Santa Catarina, abaixo do leito do mar, e engloba três bacias sedimentares (Espírito Santo, Campos e Santos). O petróleo encontrado nesta área está a profundidades que superam os 7 mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conservam a qualidade do petróleo”. (http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u440468.shtml) O petróleo é um combustível fóssil encontrado em terrenos de rochas
  22. 22. PUC-RS 2007
    Sobre a área assinalada no mapa, é correto afirmar: I. Representa Carajás, uma das maiores concentrações de minério de ferro no planeta, cuja exportação se destina, entre outros países, ao Japão. II. Trata-se da Serra do Navio, constituída por rochas cristalinas e grande produtora de bauxita. III. Os minérios explorados nessa área (como ocorre em outras regiões do Brasil) são comercializados a baixos preços no mercado internacional, o que desvaloriza esses produtos e reduz o lucro. IV. Compreende o Maciço de Urucum, importante concentração de minério de manganês, que é exportado principalmente para a Argentina. Está/Estão correta(s) apenas
  23. 23. ENEM 2010
    O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis de animais do Período Jurássico. As rochas em que se encontram esses fósseis são
  24. 24. CEFET-MG 2015
    Analise as afirmativas sobre os recursos minerais do Brasil: I. Os minerais metálicos estão localizados em áreas de escudos cristalinos, onde há predominância de rochas magmáticas e metamórficas. II. Nas bacias sedimentares são encontrados combustíveis fósseis derivados de restos de animais e plantas que foram soterrados junto aos sedimentos que originaram as rochas sedimentares. III. Em função da formação mais recente e do menor custo de exploração, os combustíveis fósseis tornam-se mais atrativos que os minerais metálicos. IV. O Brasil apresenta problemas associados à geração de energia em virtude da ausência de dobramentos modernos. V. No Quadrilátero Ferrífero, os combustíveis fósseis são encontrados em abundância em função das características geológicas da região. Estão corretas apenas as afirmativas:
  25. 25. UFU 2015
    No Brasil encontramos grandes depósitos importantes de minérios. Parte destes minerais encontrados são metálicos e estão presente em 4% do território brasileiro. O que poucos sabem é que os minerais metálicos não são renováveis, ou seja, a natureza não repõe. Disponível em: Acesso em: 14 de fev. 2015 A ocorrência, no território brasileiro, do recurso natural apresentado está relacionada
  26. 26. G1 - IFSC 2015
    O cimento portland é o mais importante material de construção, com vastíssimo campo de aplicação, incluindo desde a construção civil de habitações, estradas e barragens, a diversos tipos de produtos acabados, como telhas de fibrocimento, pré-moldados, caixas d’água e outros. A produção de cimento portland depende principalmente dos produtos minerais calcário, argila e gipso, e da disponibilidade de combustíveis, óleo ou carvão e energia elétrica. O calcário é o carbonato de cálcio que se apresenta na natureza com impurezas. Texto disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/ Arquivos/conhecimento/relato/cim.pdf. Acesso em: 10 ago. 2014. [Adaptado] Assinale a alternativa CORRETA. Em relação a sua origem podemos classificar o calcário como uma rocha:
  27. 27. UEL 2001
    Sobre os distintos tipos de rochas que formam os continentes, é correto afirmar:
  28. 28. UEL 2011
    Sobre a classificação das rochas, é correto afirmar: I. As rochas metamórficas resultam de uma rocha preexistente (protólito) no estado sólido. II. As rochas sedimentares são formadas pelos agentes de intemperismo e pedogênese. III. As rochas metamórficas são formadas pelo acúmulo de material sedimentar. IV. As rochas ígneas são formadas pelo resfriamento de material rochoso fundido. Assinale a alternativa correta.
  29. 29. FGV 2007
    Considere o mapa apresentado. A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta.
  30. 30. UNEMAT 2010
    A crosta terrestre é formada por rochas e minerais. Estas últimas podem ser definidas como agrupamentos de minerais que, por sua vez, são compostos de elementos químicos. Analise as proposições sobre as rochas, assinalando F para Falsa e V para Verdadeira. (     ) As rochas ígneas ou magmáticas formaram-se a partir do resfriamento e solidificação do magma, material em estado de fusão de que é constituído o manto. (     ) As rochas ígneas foram, originalmente, rochas magmáticas, sedimentares ou metamórficas que, pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura. (     ) As rochas sedimentares derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos, como atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações químicas e físicas e pela ação dos seres vivos. (     ) A areia, o calcário e o arenito são exemplos de rochas metamórficas. (     ) Originalmente, as rochas metamórficas foram magmáticas, sedimentares ou metamórficas, mas pela ação do calor ou pela pressão existente no interior da Terra, adquiriram outra estrutura. Assinale a alternativa correta.
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login