Exercícios de Região Sudeste

Voltar para Região Sudeste

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Região Sudeste dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UFSM 2001
    "(...) é responsável peIa maior produção brasileira de minérios de ferro e manganês (...). Ao seu redor ou diretamente vinculadas à disponibilidade de seus minérios, encontram-se diversas indústrias siderúrgicas, responsáveis pela produção de aço. Há dois canais para o escoamento do minério (...) através de Estrada de Ferro Vitória-Minas (...) e através da Estrada de Ferro Central do Brasil (...)." (SENE E. & MOREIRA. J. C. 'Geografia Geral e do Brasil. Espaço Geográfico e Globalização'. São Paulo: Scipione, 1998. p. 214.) A área de extração mineral a que o texto se refere é o(a):
  2. 2. UNESP 1998
    Um polo de inovação tecnológica pode ser definido em função de sua capacidade criativa de reciclagem e de difusão de tecnologia de ponta. Tecnopolo é a denominação atribuída à cidade que reúne as principais características de um polo de inovação tecnológica. Assinale a alternativa que apresenta três cidades paulistas que, na atualidade, reúnem tais características.
  3. 3. UFPE 2003
    No último quartel do século XX, particularmente na década de 90, uma nova forma de organização empresarial tem agregado os centros de formação de pessoal de alto nível as unidades de produção e de serviços, empregando os mais modernos recursos de microeletrônica. Em tais centros estão se implantando atividades de alta tecnologia, como em Campinas e São José dos Campos, na região Sudeste do Brasil. Qual a denominação dada a esses centros?
  4. 4. UNESP 2015
    Florestas tropicais recobrindo níveis de morros costeiros, escarpas terminais tipo 'Serra do Mar' e setores serranos mamelonizados dos planaltos compartimentados e acidentados do Brasil de Sudeste. Florestas biodiversas, dotadas de diferentes biotas primariamente recobrindo mais de 85% do espaço total. O domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil do país em relação às ações antrópicas. Aziz Nacib Ab'Sáber. Os domínios de natureza no Brasil, 2003. Adaptado. O domínio paisagístico brasileiro descrito no texto é o de:
  5. 5. G1 - CPS 2014
    É quase impossível visitar cidades como Campinas, São José dos Campos, Franca, Piracicaba e Ribeirão Preto sem observar a grande quantidade de indústrias ali instaladas. Esse processo de industrialização do interior paulista deve-se fundamentalmente à:
  6. 6. G1 - CFTMG 2005
    (ADAPTADO) O Centro-Sul do Brasil apresenta as maiores diversidades na organização do espaço geográfico. A área mais urbanizada e industrializada localiza-se numa faixa de terra que vai da Grande São Paulo até o Rio de Janeiro, incluindo a Baixada Santista, Vale do Paraíba, Campinas e seus arredores. Contribuíram para essa concentração os seguintes fatores: I - maior concentração de capital; II - presença de grandes reservas de carvão mineral; III - amplo mercado consumidor; IV - aproveitamento energético dos cursos de água; V - expansão da agroindústria canavieira. São verdadeiros apenas os itens:
  7. 7. MACKENZIE 2014
    Brisa marinha mais úmida A temperatura superficial do oceano Atlântico no litoral paulista aumentou cerca de um grau entre os anos de 1950 e 2010. Passou de 21 ,5°C para 22,5ºC. Pode parecer pouco, mas uma das consequências desse aquecimento é aumentar a taxa de evaporação da água do oceano, combustível que torna a brisa marinha ainda mais carregada de umidade. Esse processo tem repercussões sobre o clima acima da serra do Mar, no planalto onde fica a região metropolitana. Revista da FAPESP, 11/05/2012 De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir. I. A alteração da umidade da brisa marítima é um fator considerável nos transtornos causados pelas enchentes em São Paulo, somado a outros, como a impermeabilização dos solos. II. A elevação da temperatura do Oceano Atlântico é uma prova indiscutível do processo de Aquecimento Global. Esse fato é a principal causa de fenômenos locais, como as enchentes em São Paulo; regionais, como tornados em Santa Catarina, e globais, como a Tsunami que atingiu o Japão em março de 2011. III. O aumento da umidade da brisa marítima provoca, entre outros fatores, uma elevação dos índices de pluviosidade na escarpa da Serra do Mar, em razão das chuvas orográficas, típicas da região. Assinale a alternativa correta.
  8. 8. FUVEST 2014
    Considere o mapa do IDHM - Renda (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - Renda) da região Sudeste. A leitura do mapa permite identificar que o IDHM - Renda, no Sudeste, é, predominantemente,
  9. 9. MACKENZIE 2015
    Observe e analise a imagem a seguir. A respeito da área mapeada, considere as afirmativas. I. Corresponde à Bacia de Campos, onde a produção de petróleo e gás natural ocorre desde a década de 1960. II. Destaca o campo Tupi na Bacia de Santos, onde recentes descobertas ampliaram as estimativas das reservas de petróleo e gás natural do Brasil. III. O potencial de exploração de hidrocarbonetos das reservas do pré-sal suscitaram discussões e mudanças legais em relação aos royalties para estados produtores, como BA, ES, RJ, SP, PR, SC e RS. Assinale:
  10. 10. UEL 2008
    Observe a figura a seguir Com base na figura e nos conhecimentos sobre classificação das Unidades de Relevo brasileiro, classifique a Unidade 2, conforme Jurandir Ross, corretamente:
  11. 11. UTFPR 2016
    Assinale a alternativa que contém elementos que sejam característicos apenas da região Sudeste (IBGE) do Brasil.
  12. 12. UFMG 2001
    Um estudo do IBGE informa que o crescimento da economia mineira, entre 1985 e 1997, foi maior que o registrado em todo o Brasil. Considerando-se esse crescimento, é INCORRETO afirmar que
  13. 13. UEL 2009
    Um dos principais aspectos da modernização dos portos brasileiros apontados pelo texto é o uso de contêineres, que exigiu a introdução nos portos brasileiros de novos requisitos técnicos para esse tipo de operação. Essa modernização provocou a concentração das operações com contêineres em sete portos responsáveis por 85% do movimento dessas unidades. As regiões brasileiras em que se localizam esses portos são:
  14. 14. UFMG 2004
    Considerando-se a organização espacial da indústria na Região Sudeste brasileira, é INCORRETO afirmar que
  15. 15. UFMG 2005
    Considerando-se as paisagens serranas do meio tropical do Sudeste brasileiro, com altitudes superiores a 1200 m – como as da Serra da Mantiqueira –, é INCORRETO afirmar que elas
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login