Exercícios de Região Sul

Voltar para Região Sul

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Região Sul dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. G1 - UTFPR 2013
    Na maior parte do Paraná e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul ocorre o clima subtropical, que apresenta temperaturas médias anuais inferiores as da zona tropical e sofre maior influência das massas de ar frias. A região também era ocupada em grande parte pelas matas ou floresta:
  2. 2. ENEM 2011
    A imagem retrata a araucária, árvore que faz parte de um importante bioma brasileiro que, no entanto, já foi bastante degradado pela ocupação humana. Uma das formas de intervenção humana relacionada à degradação desse bioma foi:
  3. 3. UFT 2011
    O gráfico abaixo apresenta as características das temperaturas e precipitações médias mensais que ocorrem durante o ano em determinada localidade. Analise-o e assinale a alternativa correta que representa uma capital de estado do Brasil com essas características de clima:
  4. 4. UFMG 2007
    Considerando-se a organização geoeconômica da Região Sul brasileira, é INCORRETO afirmar que:
  5. 5. UPE 2014
    Observe atentamente o mapa a seguir: Com relação a essa região brasileira, NÃO É CORRETO afirmar que:
  6. 6. FGV 2014
    De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é correto afirmar:
  7. 7. PUCPR 2004
    Leia o texto a seguir:  Com uma numerosa mão de obra disponível e com vastas terras a serem desbravadas, atravessando o rio Itararé, a frente agrícola transpôs o limite dos séculos - XIX para o XX - e dos estados - de São Paulo para o Paraná. Os vermelhos e férteis solos do norte paranaense se revelavam, à medida que se derrubava a floresta tropical e se plantavam os pés que geravam a riqueza e um rápido povoamento rural e urbano. Fazendas e cidades brotavam lado a lado no norte pioneiro. Mas a marcha não podia cessar era o ouro verde do país que estava sendo colhido. As margens do Tibagi foram atravessadas e o novo norte trocava suas matas pela agricultura, pelas cidades e pela sensação de progresso. Nascem tímidas, mas crescem irrequietas, Londrina, depois Maringá. Na metade do século XX, o noroeste, o último cantinho, o fim da linha no norte paranaense, também teve a sua hora e a nova civilização agrícola e urbana definitivamente se instalava nesses sertões do Paraná. A frente agrícola que motivou o povoamento do norte do Paraná nas primeiras décadas do século XX foi:
  8. 8. PUCPR 2001
    Assinale a única expressão que completa corretamente o texto: Em Santa Catarina, abatedouros e frigoríficos para comercialização de carne suína e de aves concentram-se:
  9. 9. UFRGS 2015
    Observe o mapa de precipitação média anual abaixo e assinale a alternativa que indica os fatores geradores da condição apresentada.
  10. 10. UDESC 2012
    A região sul do Brasil difere das demais regiões brasileiras no que diz respeito ao clima. Nesta região o clima é controlado por massas de ar tropicais e polares, e nas demais regiões do país os climas são controlados por massas de ar equatoriais e tropicais. Analise as proposições sobre o clima da região sul: I. Predomina a Massa Tropical Atlântica, que provoca chuvas abundantes, principalmente no verão. II. No inverno é frequente a penetração da frente polar, que dá origem a chuvas frontais - precipitações devidas ao encontro da massa quente com a fria, ocorrendo a condensação do vapor de água atmosférico. III. O índice médio anual de pluviosidade é alto, e as chuvas são bem distribuídas durante o ano, inexistindo uma estação seca. IV. É um clima que pode ser classificado como mesotérmico, isto é, de médias temperaturas. V. A amplitude térmica anual é elevada, a maior dos climas brasileiros. Assinale a alternativa correta.
  11. 11. UDESC 2016
    O Oeste catarinense possui características peculiares quanto à produção industrial e agrícola. Analise as proposições em relação à informação.   I.   As atividades mais importantes são a extração de madeira, a produção de erva mate e a indústria metal-mecânica.   II.   Predominam as atividades industriais ligadas à produção de suínos e à de aves.   III.   A extração de carvão mineral, antes feita na região Sul, tem sido gradativamente implantada no Oeste, gerando resultados excelentes nos últimos anos.   IV.   As indústrias de celulose e de papel são características da região, onde também se destacam as atividades agrícolas de produção de gramíneas e de cana-de-açúcar.   Assinale a alternativa correta.
  12. 12. UNICENTRO 2013
    Assinale a alternativa INCORRETA sobre as discussões em torno da criação de novas unidades federativas no Brasil.
  13. 13. UNICENTRO 2011
    A região Sul do Brasil é formada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Abrange uma área de 576409,6 quilômetros quadrados, considerada como o menor complexo regional do Brasil. Sua população totaliza um quantitativo de 27 719 118 habitantes, apresentando uma densidade demográfica de 48 habitantes por quilômetro quadrado. Disponível em: . Acesso em: 23 out. 2010.   O texto e os conhecimentos sobre a Região Sul do Brasil, permitem afirmar:
  14. 14. UNICENTRO 2009
    Todas as alternativas apresentam características corretas da Região Sul do Brasil, EXCETO
  15. 15. UNICENTRO 2012
    Em relação à estrutura fundiária e às atividades agrícolas, a Região Sul
  16. 16. UNICENTRO 2010
    Entre 1980 e 2000, o Estado do Paraná criou 109 municípios. A Constituição Brasileira, aprovada em 1988 favoreceu esta organização. Vários motivos justificaram a criação desses novos municípios, principalmente nos estados que compõem a região Sul.   Assinale a alternativa INCORRETA, que NÃO corresponde a motivos válidos.
  17. 17. UNICENTRO 2008
    Com base nos conhecimentos sobre a regionalização e as desigualdades, no Brasil, pode-se afirmar:
  18. 18. UNICENTRO 2007
    Sobre os contrastes regionais do Brasil, pode-se afirmar:
  19. 19. ACAFE 2016
    Sobre Santa Catarina, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
  20. 20. ACAFE 2016
    O Turismo é destaque na economia de Santa Catarina. O estado recebe anualmente milhares de visitantes, incluindo estrangeiros, que buscam as regiões que apresentam as mais diferenciadas motivações turísticas. Sobre o turismo catarinense, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
  21. 21. ACAFE 2015
    A evolução do processo histórico catarinense foi marcada por múltiplas determinações de ordem natural e humana, responsáveis pela estrutura socioeconômica que caracteriza o estado.   Sobre Santa Catarina, analise as afirmações a seguir. I. A partir da vila de São Paulo, homens de posse deslocam-se com escravos e agregados pelo litoral, na segunda metade do século XVIII, fundando ao longo da costa núcleos como São Francisco do Sul (1658), Desterro (1673) e Laguna (1676), no atual litoral de Santa Catarina. ll. O avanço dos fluxos de povoamento pelas vastas extensões do planalto no sul do Brasil fez-se através das manchas de campos que, a partir de São Paulo, serviram de pontos de parada para descanso e alimentação do gado e dos tropeiros, responsáveis em Santa Catarina pelo surgimento de cidades como Lages. lll. Ao iniciar o Brasil independente, os vales fluviais da vertente do Atlântico começam a ser ocupados por imigrantes europeus a partir de 1829 quando estabelecem São Pedro de Alcântara e, anos depois, Blumenau e Brusque, no vale do Itajaí, além de Joinville no nordeste catarinense e de novas frentes que fundam colônias menores. lV. A bacia do rio Itajaí-Açu sofre constantes inundações motivadas pela configuração da bacia, pela alta declividade de alguns cursos d’água que nascem na serra Geral e pela baixa declividade que existe desde Blumenau até a foz, além da alteração na vegetação e da ocupação desenfreada de encostas e de solos urbanos. V. O caminho dos Príncipes é um roteiro turístico catarinense importante que preserva costumes e tradições dos imigrantes alemães, com destaque para Lages, cidade e polo industrial importante, onde são realizadas a Festa do Pinhão e da Maçã, sendo tal roteiro um ótimo destino para quem aprecia as águas termais existentes em vários municípios.   Todas as afirmações corretas estão em:
  22. 22. PUC-RS 2016
    Os grandes volumes de precipitação acumulados nos meses de setembro e outubro últimos no Rio Grande do Sul resultaram em constantes inundações, principalmente em áreas próximas aos rios da Região Metropolitana da Capital que desaguam no Lago Guaíba. Em situação normal, há um maior volume de chuvas registrado nos meses de primavera nos estados da Região Sul do Brasil; entretanto, em 2015, os valores ultrapassaram as médias dos últimos quinze anos, ocasionando, inclusive, o fechamento das comportas do Cais do Porto Mauá, para evitar uma possível inundação na área central de Porto Alegre. Sobre esse evento afirma-se: I. Está relacionado ao fenômeno El Nino, que determina um padrão diferenciado de circulação entre os ventos atmosféricos e as correntes oceânicas superficiais no Oceano Pacífico, provocando o aumento de precipitações na região. II. A ocupação das áreas urbanas se projeta para o leito de vazante de rios e lagos e, por isso, em períodos excepcionais, essas áreas são invadidas. III. Como o Lago Guaíba está à montante dos rios Caí, Sinos, Jacuí e Gravataí, o volume de suas águas atinge níveis excepcionais. IV. A ocorrência de ventos do quadrante sul é um fator agravante no transbordamento das águas do Lago Guaíba, pois eles funcionam como um represador do escoamento natural das águas. Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
  23. 23. UPF 2012
    Analise as afirmativas sobre a ocupação e organização do espaço do Rio Grande do Sul. I. O oeste constitui a chamada Campanha gaúcha, cuja vegetação é predominantemente de campos. A atividade pecuária é expressiva e praticada em extensas propriedades, mas nos últimos anos vem dividindo espaço com lavouras mecanizadas. II. O norte, especialmente o chamado Planalto Médio, é formado por terras elevadas e relativamente planas. Ocupado mais efetivamente no início do século XX por descendentes de imigrantes alemães e italianos, é uma zona agrícola de uso intensivo de verão e intensivo de inverno. III. O centro constitui uma área plana e baixa, drenada pelo rio Jacuí e seus afluentes. Zona agrícola de cultura diversificada, é o principal reduto da imigração italiana e da exploração da vitivinicultura. IV. O leste é marcado pela costa litorânea, de terras baixas e arenosas e, a exemplo de todo o litoral brasileiro, de intensa ocupação populacional. Com uma forte influência espanhola, apresenta uma economia baseada na atividade pesqueira e industrialização e exportação do pescado, destacando-se neste ramo os municípios do norte, especialmente Mostardas e Torres. É correto o que se afirma em:
  24. 24. UPF 2016
    Em relação ao Sistema Aquífero Guarani, é correto afirmar que:
  25. 25. UNICENTRO 2005
    Leia o texto a seguir. Em 05 de maio último, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta às coordenadorias da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, desaconselhando, até o final daquela semana, a atividade pesqueira e o lazer no mar naqueles estados. O alerta advertia sobre a possível ocorrência de um ciclone extratropical, que poderia provocar temporais, rajadas elétricas e fortes ventos. Trata-se de um fenômeno comum naquela região do país durante o outono. A Sedec manteve equipe de plantão, inclusive uma meteorologista, para acompanhar o desenvolvimento da formação do ciclone. Segundo a meteorologista Cristina Lourenço “[...] o fenômeno não tem semelhança com o ciclone Catarina, que, no último mês de março, atingiu o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.” (Adaptado. Disponível em:  Acesso em 20 jul. 2004.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A formação dos ciclones extratropicais ocorre no período de outono, no litoral dos estados do sul e sudeste do Brasil, pois está associada a frentes frias geradas pelo deslocamento da massa polar atlântica (mPa). II. As variações de temperatura, umidade e pressão da atmosfera são elementos de individualização das massas de ar e estão na base de seu deslocamento e da formação de sistemas frontais. III. A formação de tempestades como o ciclone Catarina, no sul do Brasil, ocorre devido ao choque entre a massa Equatorial atlântica (mEa), que tem origem no litoral da região nordeste, e as massas Tropical continental (mTc) e Polar atlântica(mPa), as quais têm origem na região polar. IV. O clima dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, pode ser classificado como Tropical Continental, com invernos frios e secos, que causa m os contrastes de umidade responsáveis pelos problemas apontados no texto, para a região litorânea desses estados. Estão corretas apenas as afirmativas:
  26. 26. UNICENTRO 2005
    A partir de meados dos anos 1930, a realização de grandes projetos de colonização geridos pela iniciativa privada deu origem a um conjunto próspero de novas cidades situadas na parte Norte do terceiro planalto paranaense, tais como Londrina e Maringá. O crescimento da região baseou-se na cultura cafeeira e no transporte ferroviário para o escoamento das safras e para o abastecimento dos núcleos urbanos, atraindo, assim, milhares de pessoas para a região. Sobre os desdobramentos desse processo de ocupação é correto afirmar:
  27. 27. UFMG 2004
    Todas as alternativas apresentam aspectos da evolução da economia da Região Sul do Brasil nos últimos anos, EXCETO
  28. 28. PUC-RS 2010
    Ao ler o mapa do estado do Rio Grande do Sul, pode-se reconhecer diferentes paisagens que se configuram por apresentarem significativas relações entre os elementos que as compõem. Dentre  os  elementos  a  seguir,  quais  apresentam relações que explicam a configuração das paisagens gaúchas?   I. A existência de campos sobre os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, pois os solos nestas áreas de ocorrência são rasos para a sustentação de matas densas. II. A concentração de indústrias de celulose sustentando a economia do município de Rio Grande, pois as coxilhas da metade sul do estado estão povoadas pela silvicultura. III. As  lavouras  de  soja  e  trigo  no  noroeste  do estado,  em  função  das  chuvas  sazonais  e  da facilidade de exportação. IV. A  poluição  do  curso  médio  do  Rio  Jacuí  na Depressão Periférica, em função da extração do carvão.
  29. 29. UNICENTRO 2010
    Com base nos conhecimentos sobre os aspectos físicos do Paraná, é correto afirmar que esse Estado
  30. 30. UEL 2009
    Um dos principais aspectos da modernização dos portos brasileiros apontados pelo texto é o uso de contêineres, que exigiu a introdução nos portos brasileiros de novos requisitos técnicos para esse tipo de operação. Essa modernização provocou a concentração das operações com contêineres em sete portos responsáveis por 85% do movimento dessas unidades. As regiões brasileiras em que se localizam esses portos são:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login