Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Questão 26 de 31

Exercícios de Região Sul

Listagem de exercícios

PUC-RS 2016

Os grandes volumes de precipitação acumulados nos meses de setembro e outubro últimos no Rio Grande do Sul resultaram em constantes inundações, principalmente em áreas próximas aos rios da Região Metropolitana da Capital que desaguam no Lago Guaíba. Em situação normal, há um maior volume de chuvas registrado nos meses de primavera nos estados da Região Sul do Brasil; entretanto, em 2015, os valores ultrapassaram as médias dos últimos quinze anos, ocasionando, inclusive, o fechamento das comportas do Cais do Porto Mauá, para evitar uma possível inundação na área central de Porto Alegre.

Sobre esse evento afirma-se:

I. Está relacionado ao fenômeno El Nino, que determina um padrão diferenciado de circulação entre os ventos atmosféricos e as correntes oceânicas superficiais no Oceano Pacífico, provocando o aumento de precipitações na região.

II. A ocupação das áreas urbanas se projeta para o leito de vazante de rios e lagos e, por isso, em períodos excepcionais, essas áreas são invadidas.

III. Como o Lago Guaíba está à montante dos rios Caí, Sinos, Jacuí e Gravataí, o volume de suas águas atinge níveis excepcionais.

IV. A ocorrência de ventos do quadrante sul é um fator agravante no transbordamento das águas do Lago Guaíba, pois eles funcionam como um represador do escoamento natural das águas.

Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login