Exercícios de Tigres Asiáticos

Voltar para Tigres Asiáticos

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Tigres Asiáticos dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Geografia com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. UNIFESP 2009
    A industrialização do sudeste asiático ocorreu em duas etapas. Na primeira, surgiram os chamados tigres de primeira geração, que receberam capital do Japão. Na segunda, eles investiram nos tigres da segunda geração. Assinale a alternativa que lista corretamente os tigres asiáticos de primeira e de segunda geração.
  2. 2. UEL 2011
    Com base nos conhecimentos acerca dos países denominados "Tigres Asiáticos", considere as afirmativas a seguir. I. A denominação 'Tigres Asiáticos' refere-se ao modo agressivo com que estes países protegeram suas economias dos investimentos estrangeiros. II. Os Tigres Asiáticos fecharam as relações econômicas exteriores e optaram por nacionalizar os meios de produção de bens e serviços. III. O modelo econômico adotado pelos Tigres Asiáticos é essencialmente exportador, com uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação. IV. Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan têm em comum o acelerado desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico apresentado a partir de 1970. Assinale a alternativa correta.
  3. 3. PUCCAMP 2001
    Há algumas décadas, o comércio exterior dos tigres asiáticos era baseado em produtos de baixa tecnologia e qualidade duvidosa. Hoje, com os grandes investimentos no setor industrial, estes quatro tigres são exportadores de produtos de alta tecnologia, deixando para a China e os 'novos tigres' os produtos que consumimos nas lojas de R$1,99... Dentre os 'novos tigres' referidos no texto podem-se citar:
  4. 4. FUVEST 2001
    Sobre o modelo de industrialização implementado em países do Sudeste Asiático, como Coreia do Sul e Taiwan, e o adotado em países da América Latina, como a Argentina, o Brasil e o México, pode-se afirmar que,
  5. 5. G1 - UTFPR 2013
    Apesar da importância econômica dos 'Tigres Asiáticos', o Sudeste da Ásia ainda registra grande população rural e baixos índices de desenvolvimento humano. Os 'novos Tigres Asiáticos', no entanto, tentam mudar essa realidade. Assinale a única alternativa que explica corretamente esse processo econômico em curso na região.
  6. 6. MACKENZIE 2003
    A arrancada industrial dos Tigres Asiáticos, pós Segunda Guerra Mundial, coincide com a implantação da Guerra Fria no mundo bipolarizado da época. Esse fato só foi possível em virtude:
  7. 7. UEL 2008
    Leia o texto seguinte: "O PIB per capita da Coreia do Sul, em 1970, era de U$ 275, cerca de 75% do PIB per capita brasileiro. Em 1975, a renda per capita da Coreia do Sul era de U$ 250, cerca de metade da brasileira, enquanto que o PIB brasileiro era quatro vezes maior que o PIB sul coreano. Entre 1980 e 1999, o crescimento médio do PIB sul coreano foi de 7,6% ao ano, contra o crescimento médio do PIB brasileiro de 2,9% ao ano, no mesmo período. Em 2001, o PIB per capita sul coreano é de 2,5 vezes maior do que o brasileiro". Adaptado de: CAVALCANTI, M. Conhecimento e desigualdade. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ/CRIE. 2003. Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas. I. Em 1980 a Coreia do Sul registrou oito patentes nos EUA, enquanto o Brasil registrou 24 patentes. Em 1999, a Coreia do Sul tinha registrado 3.314 patentes contra apenas 98 patentes brasileiras. Isso se deu em consequência do investimento suI coreano de 3% do PIB ao ano em Ciência e Tecnologia, com percentuais crescentes, enquanto o Brasil chegou lentamente no ano 2000, com apenas 1% investido em Ciência e Tecnologia. II. O governo sul coreano herdou o programa de reforma agrária, realizada nos anos de 1950 sob inspiração norte americana. Também foi adotado a partir de 1970, um programa de Educação inspirado no exemplo japonês. Com isso, o índice e analfabetismo geral (pessoas com mais de 15 nos de idade) caiu de 15% a população para menos de 2,5% da população em 1999. No Brasil, a taxa de analfabetismo e de 1 1,1% de pessoas acima e 15 anos. Este índice equivale a 14 milhões de brasileiros analfabetos. III. "O Brasil tem concentrado sua economia nos fatores tradicionais de produção", de acordo com economista francês Jean Baptist Say (1767-1832), o primeiro estudioso a definir terra, capital e trabalho como os três principais fatores de produção. A Coreia do Sul, por sua vez, adotou a 'economia do conhecimento', que deslocou o eixo da riqueza e do desenvolvimento de setores industriais tradicionais, para setores cujos produtos, processos e serviços são intensivos em tecnologia e conhecimento. IV. A Comissão Trilateral, criada em 1973, foi composta naquela época pelos Estados Unidos, Europa Ocidental e o bloco Coreia do Sul-Japão. Sua carta de princípios,"a partir de uma análise dos principais interesses que envolvem os países da Tríade, para o desenvolvimento neoliberal", passou a difundir um ideal platônico de ordem e supervisão, sustentada por uma classe privilegiada de tecnocratas que coloca sua perícia e sua experiência acima das reivindicações profanas de simples cidadãos: "Um local protegido, a Cidade Trilateral, onde o tecno e' a lei". Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
  8. 8. FGV 2005
    Na distribuição da indústria no mundo, além de fatores histórico-políticos, há também os chamados 'fatores locacionais'. No caso dos Tigres Asiáticos, os fatores locacionais mais importantes são:
  9. 9. UFU 2006
    A partir da década de 1970, quatro países asiáticos surpreenderam o mundo com uma expressiva industrialização. Devido às características desse processo e à localização de Cingapura. Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan, estes foram denominados Tigres Asiáticos. Recentemente, esses quatro países expandiram sua economia para países vizinhos do Sudeste Asiático, agora denominados de novos Tigres Asiáticos. Sobre a economia desses países, analise as afirmativas abaixo. I - Nos novos Tigres, devido à mão de obra extremamente qualificada e barata, foram instaladas indústrias de produtos de informática, microeletrônica, hardware e software. II - Além dos investimentos dos quatro Tigres Asiáticos, os novos Tigres passaram a fazer parte das redes de negócios de empresas dos Estados Unidos, Japão e de outros países desenvolvidos. III - Para produzir mercadorias sob encomenda, criadas e planejadas em outros lugares do mundo, surgiram milhares de pequenas empresas em cada um desses novos países. IV- As reformas políticas, sociais e econômicas implantadas e o aumento do mercado interno de consumo fortaleceram o desenvolvimento dos novos Tigres. Marque a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas.
  10. 10. PUCRJ 2003
    As economias do bloco oriental do Pacífico - Japão, Formosa, Hong Kong, Cingapura e Coreia do Sul - alcançaram, nas últimas décadas do século XX, elevados níveis de tecnologia produtiva e de controle das praças financeiras. No entanto, nas décadas de 50 e 60, parecia que o crescimento de algumas economias latino-americanas, como a brasileira, a mexicana e a argentina, fosse dar a estas últimas o lugar hoje ocupado por aquelas. Assinale a alternativa que NÃO indica o fator que provocou esse crescimento diferenciado:
  11. 11. UEL 2011
    Com base nos conhecimentos acerca dos países denominados “Tigres Asiáticos”, considere as afirmativas a seguir. I. A denominação “Tigres Asiáticos” refere-se ao modo agressivo com que estes países protegeram suas economias dos investimentos estrangeiros. II. Os Tigres Asiáticos fecharam as relações econômicas exteriores e optaram por nacionalizar os meios de produção de bens e serviços. III. O modelo econômico adotado pelos Tigres Asiáticos é essencialmente exportador, com uma política de baixos impostos, investimentos em tecnologia e educação. IV. Hong Kong, Cingapura, Coreia do Sul e Taiwan têm em comum o acelerado desenvolvimento econômico, industrial e tecnológico apresentado a partir de 1970. Assinale a alternativa correta.  
  12. 12. UFTM 2009
    Um choque petrolífero pode, com um intervalo de tempo, provocar uma desaceleração ou uma recessão numa região do mundo e, simultaneamente, estimular a economia numa outra região. No total, uma transferência de atividades intensivas em energia dos países do Norte para os países emergentes soma-se a um aumento do tráfego mundial de mercadorias para acrescer finalmente o consumo de energia. As pretensas “economias do conhecimento” pós-industriais da OCDE (organização que reúne os 30 países mais ricos do mundo) repousam numa transferência maciça da sua base material e energética para as “economias emergentes”.  Disponível em: www.resistir.info. É um exemplo dessa transferência
  13. 13. UNIPAM 2014
    A partir do início dos anos 1980, quatro países da Ásia (Cingapura, Hong Kong, Coreia do Sul e Taiwan) apresentaram um acelerado processo de industrialização. Em razão da agressividade administrativa e da localização dos países, eles ficaram conhecidos mundialmente como Tigres Asiáticos. CERQUEIRA, W. Tigres asiáticos. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2013.   Assinale a alternativa CORRETA sobre o processo de industrialização dos Tigres Asiáticos.
  14. 14. UEMG 2006
    Os chamados “Tigres Asiáticos” são pequenos países industrializados do Extremo Oriente, exportadores de produtos eletrônicos e brinquedos, que atingiram elevados níveis de industrialização, na segunda metade do século XX.   Um fator econômico que favoreceu o desenvolvimento alcançado por esses países é
  15. 15. UFAM 2010
    É um dos oito “Tigres Asiáticos”. Destaca-se na produção de bens de alta tecnologia e setores da computação e das telecomunicações. Sua expansão industrial foi muito rápida, a entrada maciça de capital estrangeiro e condições estruturais de desenvolvimento, favoreceram este quadro. Hoje, é um dos mais poderosos países emergentes. O texto acima se refere à:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login