UEPB 2012

O sistema de transportes territorializados reflete o grau de desenvolvimento econômico e social de um país. Analise as proposições tratam dos pontos básicos que estruturaram o perfil dos transportes no Brasil e identifique a resposta correta.

I. Até 1930, não existia uma malha de transportes, mas linhas sem conexão Iateral que ligavam diretamente o interior aos portos Iitorâneos em virtude da economia exportadora. Com o advento da industrialização, o território começa a se integrar, a formação do mercado nacional passou a exigir fluidez no espaço. Várias estradas foram construídas e se interconectaram, estruturando-se, dessa forma, o sistema de transportes no país. Fruto de governos desenvolvimentistas, o novo modelo teve como centro o rodoviarismo, que foi introduzido sem compor um sistema intermodal com o já existente, daí a decadência do sistema ferroviário.
II. A adoção de um modelo industrial com perfil de destaque reservado as empresas automobilísticas acabou por influir no predomínio transporte rodoviário. Atualmente, esse modelo vem recebendo críticas e modificações, principalmente com o sucateamento das estradas. É irracional transportar safras do interior do país para os portos Iitorãneos por caminhões que trafegam ao lado de rios navegáveis.
III. Com a privatização na decada de 1990, a rede ferroviária foi totalmente reformulada com o objetivo de tornar-se o grande meio de transporte de cargas pesadas nos corredores de exportação. Seus novos donos já concretizaram totalmente esse processo no espaço brasileiro. As hidrovias não se prestam para esse tipo de serviço, daí o governo não investir nesse meio de transporte.
IV. O transporte multimodal é a melhor opção para o Brasil, a associação de vários sistemas de transporte e a criação de terminais rodovia ferroviários e hidroviários, reduziriam fretes, aumentariam a competitividade dos produtos e uma maior integração territorial.

Estão corretas as proposições:

Escolha uma das alternativas.