Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

UEG 2007

No processo de reestruturação da rede urbana brasileira a partir da década de 1970, cabe reconhecer que, nos novos papéis e valores desempenhados pelas cidades e suas respectivas regiões, identificam-se novas funções urbanas e novas interações espaciais nas escalas intra e interurbana. Assim, a rede urbana brasileira pode ser caracterizada pelas diversas relações que assume (relação cidade-campo, relação entre cidades, redes de comunicação e transporte, entre outras) e que possibilitam a sua integração, marcada, no entanto, por disparidades regionais. Em relação a esse processo, julgue a validade das proposições a seguir.

I. O Sudeste possui as maiores cidades, as quais estão bem articuladas nas escalas regional, nacional e internacional, inclusive abrigando uma metrópole global.
II. A região Norte encontra-se parcialmente desarticulada do território nacional, destacando-se, no entanto, algumas metrópoles com influência regional, como, por exemplo, Manaus e Belém.
III. A região Nordeste possui a segunda rede urbana mais importante do país, destacando-se a área litorânea onde estão localizadas as regiões metropolitanas de Salvador, Recife e Fortaleza.
IV. O Centro-Oeste revela uma nova dinâmica urbana por causa da expansão do setor agropecuário, que possibilita a atração populacional, favorecendo o surgimento de novos núcleos urbanos, como Chapadão do Céu (GO), Alta Floresta (MT) e Chapadão do Sul (MS).
V. A região Sul apresenta também as mesmas características da região Centro-Oeste, com poucas cidades importantes e um sistema de comunicação e transporte precário.

Assinale a alternativa CORRETA: