UEL 2012

A DILMA NÃO É LULODEPENDENTE

 

“Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Cristão de boa cepa – já quis até ser padre –, o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, continua com o hábito de escolher, matinalmente, o versículo do dia. O da quarta-feira, 27 de julho, era este de Mateus 11, 28-30. Oprimido ele não está, mas o cansaço não dá para esconder. “Isso aqui não para”, disse logo depois de voltar de mais uma reunião “com a Dilma”. É como ele a trata, alternando com o “presidenta” quando acha mais adequado. “Eu chamo mais ela de Dilma que chamava o Lula de Lula. O Lula gostava muito que a gente o chamasse de presidente”. Aos 60 anos, o ex-seminarista, ex-sindicalista e ex-dirigente do PT quer ser ex-ministro no fim deste mandato, “se a presidenta quiser que eu fique até lá”.

 

 

Sobre o texto, considere as afirmativas a seguir.

 


I. No trecho “Vinde a mim vós todos que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”, as aspas são empregadas por se tratar de uma citação.
II. Em “Eu chamomais ela de Dilma que chamava o Lula de Lula. O Lula gostava muito que a gente o chamasse de presidente”, o uso das aspas é para expressar o discurso direto.
III. O artigo “o” utilizado no trecho “É como ele a trata, alternando com o ‘presidenta”’ representa a resistência em usar o feminino para “presidenta”.
IV. No trecho “Cristão de boa cepa – já quis até ser padre –”, os travessões são utilizados para inserir uma oração intercalada.

 

Assinale a alternativa correta.

Escolha uma das alternativas.