UEG 2004
Leia atentamente o texto abaixo.
— Nem eu te digo outra coisa. É difícil, come tempo, muito tempo, leva anos, paciência, trabalho e felizes os que chegam a entrar na terra prometida! Os que lá não penetram, engole-os a obscuridade. Mas os que triunfam! E tu triunfarás, crê-me. Verás cair as muralhas de Jericó ao som das trompas sagradas. Só então poderás dizer que está fixado. Começa nesse dia a tua fase de ornamento indispensável, de figura obrigada, de rótulo. Acabou a necessidade de farejar ocasiões, comissões, irmandades; elas virão ter contigo, com seu ar pesadão e cru de substantivos desajetivados, e tu serás o adjetivo dessas orações opacas, o odorífero das flores, o anilado dos céus, o prestimoso dos cidadãos, o noticioso e suculento dos relatórios. E ser isso é ser o principal, porque o adjetivo é a alma do idioma, a sua porção idealista e metafísica. O substantivo é a realidade nua e crua, é o naturalismo do vocabulário.
ASSIS, Machado de. Teoria do medalhão. In: –.Contos. São Paulo: FTD. 2002.
O trecho acima foi retirado do conto “Teoria do medalhão”, cujo enredo consiste em o pai ensinar ao filho, que completa 21 anos, como tornar-se um medalhão.
Com base nesse trecho, julgue as proposições a seguir.
I. A afirmação de que o adjetivo “é a alma do idioma, a sua porção idealista e metafísica” mostra a refinada e recorrente ironia machadiana, uma vez que o apreço pelos adjetivos é comum aos escritores românticos e não a Machado de Assis, cuja característica peculiar é justamente um estilo sóbrio e conciso, livre de ornamentos e excessos de adjetivos.
II. Considerando-se as metáforas do adjetivo e do substantivo, exploradas no texto como um modo de ser, percebe-se o propósito do pai de aconselhar o filho a cultivar valores da aparência, se se considerar que, na maioria das vezes, o adjetivo tem valor acessório numa oração.
III. Os adjetivos sublinhados no trecho são um exemplo do virtuosismo estilístico e técnico do autor, uma vez que, embora tenham o sentido de adjetivos, estão aí empregados com a função de substantivos e, dessa forma, são termos principais, ornamentos indispensáveis.
IV. No trecho, as metáforas “substantivos desajetivados” e “orações opacas” dizem respeito aos referentes “o odorífero das flores, o anilado dos céus, o prestimoso dos cidadãos, o noticioso e suculento dos relatórios.”
Assinale a alternativa CORRETA:
Quem é TIM estuda de graça com nosso Cronograma de Estudos!
Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos?
Para habilitar seu benefício é preciso:
- Fazer o cadastro ou login no site Stoodi pelo celular
- Estar conectado a uma rede móvel da TIM
Vamos lá? :)