Tenha acesso completo aos conteúdos do Stoodi

Plano de estudos, exercícios, videoaulas, correção de redação e mais!

Exercícios de Interjeição

Voltar para Interjeição

Quer colocar o estudo em prática? O Stoodi tem exercícios de Interjeição dos maiores vestibulares do Brasil.

Estude Gramática com esses e mais de 30000 que caíram no ENEM, Fuvest, Unicamp, UFRJ, UNESP e muitos outros vestibulares!

Gerar PDF da Página
  1. 1. Stoodi
    Quais dos grupos de palavras são formados por interjeição:
  2. 2. CENTRO PAULA SOUZA
    Leia a tirinha abaixo e responda: No último quadrinho, a expressão DROGA! Refere-se a:
  3. 3. Stoodi
    Assinale a alternativa cujas interjeições preenchem corretamente as lacunas a seguir, respectivamente: 1) ________ não chova amanhã! 2) ________! Travessia de pedestres! 3) ________! Preciso de ajuda! 4) ________! Acabei a tarefa! 
  4. 4. Stoodi
    Relacione corretamente as colunas analisando o valor semântico atribuído pelas InterJeIções em cada situação: 1 - admiração 2 - espanto 3 - aversão 4 - alívio ( ) Nossa! Como você é formidável! ( ) Ufa! Terrninamos o trabalho em tempo hábil. ( ) Credo! Não gostei do que você falou. ( ) Nossa! Que homem estranho está percorrendo pelas ruas do bairro. a) 1.2.3.4 b) 4.3.2.1 c) 1.4.3.2 d) 3.1.2.4 e) 1.3.2.4
  5. 5. Stoodi
    Relacione corretamente as colunas analisando o valor semântico atribuído pelas Interjeições em cada situação: 1- alívio 2- admiração 3- impaciência 4- alegria ( ) Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho! ( ) Puxa! Pensei que não viesse mais. ( ) Puxa! Você é realmente um artista. ( ) Oba! A festa vai começar!
  6. 6. Stoodi
    Qual dos sentidos das interjeições está correto?
  7. 7. G1 - IFAL 2011
    Leia esta tirinha e responda à questão. Assinale a única alternativa correta quanto à classificação das palavras, feita a partir da análise do uso destas no diálogo entre a avó e os netos.
  8. 8. Stoodi
    Assinale a alternativa correta quanto à interjeição e o valor semântico a ela atribuído entre parênteses:
  9. 9. Stoodi
    Em qual frase o uso da interjeição é correto?
  10. 10. Stoodi
    Em qual alternativa falta a interjeição?
  11. 11. UNICENTRO 2009
    O educador educacionista O que é educacionismo, de Cristovam Buarque, 159 pp., Editora Brasiliense, São Paulo, 2008, R$16.   §1 Os "ismos" têm a sua utilidade. Identificam tendências, modos de pensar, doutrinas políticas e religiosas, teorias que desembocam em ações. O educacionismo é um deles. §2 O senador Cristovam Buarque apresenta o educacionismo com seu habitual estilo – utópico, mas sensato; contundente, mas não apocalíptico (ainda que o colapso esteja batendo às portas). E o contrapõe a outros "ismos": o economicismo, o neoliberalismo, o materialismo... §3 Didaticamente, como convém à tradicional coleção "Primeiros Passos", da Editora Brasiliense, o autor vai mostrando que o educacionismo, segundo sua concepção, é uma doutrina que vê a educação como possibilidade de conexão com o mundo, para além dos laços meramente econômicos; como forma de entender o mundo, para além da lógica do domínio e da exploração; como forma de promover o ser humano, para além da mentalidade baseada na competição e no sucesso egoísta. Um convite à adesão §4 Claro, sempre haverá quem ponha em xeque essas grandes intenções, por não acreditar nos poderes da educação. Ou por acreditar que vale a pena investir em outras urgências, como salvar bancos ou fazer propaganda política. Cristovam Buarque escapa e contra-ataca, elogiando a revolução educacionista e enfatizando que o trabalho do professor, do educador, precisa ser garantido e valorizado. Este mesmo educador educacionista, no entanto, não poderá exigir-se menos. Se merece ser apoiado e (vamos ao concreto) receber um salário melhor, trabalhar em condições melhores, também dele esperamos novas atitudes, novo comportamento. §5 Deverá superar práticas artesanais, ingressar na Idade Mídia. Lembrando que educadores são também os familiares. Os alunos necessitam da escola, mas se a família não cumprir a sua parte, inclusive para acompanhar o modo como as crianças e jovens lidam com a mídia e como são tratados na escola, todos os investimentos que se fizerem serão insuficientes. §6 A educação liberta. Há uma semelhança entre o movimento abolicionista do século 19 e este, educacionista, no século 21. Os escravos somos todos nós. Crianças sem escola, ou em escolas sem qualidade, estão algemadas ao subemprego. Adolescentes que não sabem ler e escrever como deveriam estão aprisionados à mediocridade. Adultos sem acesso ao conhecimento, à cultura, ao saber, são chicoteados diariamente pelo fracasso, estão a um passo de se tornarem inempregáveis. §7 O educacionismo não existe sem educacionistas. O livro de Cristovam Buarque é um convite à adesão. PERISSÉ, Gabriel. O Educador educacionista. In: Observatório da Imprensa. Ano 13, No. 509, 28 out. 2008. Disponível em: . Acesso em: 30 out. 2008.     O trecho “sempre haverá quem ponha em xeque essas grandes intenções” (§4) apresenta uma metáfora que poderia ser substituída, sem que haja mudança de sentido, por:
Gerar PDF da Página
Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login