G1 - IFCE 2011

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Velho papel pode estar com os anos contados

     Já imaginou, daqui a algumas décadas, seu neto lhe perguntando o que era papel? Pois é, alguns pesquisadores já estão trabalhando para que esse dia chegue logo.
     A suposta ameaça 7à fibra natural não é o desajeitado e-book, mas o papel eletrônico, uma "folha" que você carregaria dobrada no bolso.
     Ela seria capaz de mostrar o jornal do dia - com vídeos, fotos e notícias 8atuaIizadas -, o livro que você estivesse lendo ou qualquer informação antes impressa. Tudo ali.
     Desde os anos 70, está no ar a5ideia de papel eletrônico, mas as últimas novidades são de duas semanas atrás. Cientistas holandeses anunciaram que estão perto de criar uma tela com "quase todas" as propriedades do papel: 3leveza, flexibilidade, 4cIareza, etc.
     A novidade que deixa o invento um pouco mais palpável está nos transistores. No papel do futuro, eles não serão de 6silício, mas de plástico - que é maleável e barato.
     Os holandeses dizem já ter um protótipo que mostra imagens em movimento em uma tela de duas polegadas, ainda que de qualidade 1"meia-boca".
     2
Mas não vá celebrando o fim do desmatamento e do peso na mochila. A expectativa é que um papel eletrônico mais ou menos convincente apareça só daqui a cinco anos.

Folha de S. Paulo, 17 dez. 2001.
Folhateen, p. 10.

A forma adjetiva "...atualizadas..." (ref. 8) está concordando com os substantivos "fotos e notícias". Não se observou a concordância nominal em:

Conta de email não verificada

Não foi possível realizar o seu cadastro com a sua conta do Facebook pois o seu email não está confirmado no Facebook.

Clique aqui para ver como confirmar sua conta de email no Facebook ou complete seu cadastro por aqui.

Entendi
Clicando em "Criar perfil", você aceita os termos de uso do Stoodi.
Tem perfil no Stoodi? Fazer Login