PUC-RS 2008
1. Os adolescentes usam a web como uma espécie
2. de laboratório social, para testar limites do relacio-
3. namento. A estudante paulista L.S.B., 15 anos, assí-
4. dua no Orkut e no MSN, diz ter maior intimidade com
5. o computador do que com os pais. “Quando estou
6. dando uma bronca, prefiro falar pessoalmente, mas
7. tem coisas que só consigo digitar”, diz. As novidades
8. não dizem respeito apenas a relacionamentos e tro-
9. ca de informações – mas, também, a velocidade. A
10. antropóloga Anne Kirah observou que a maior difi-
11. culdade dos imigrantes (isto é, aquelas pessoas nas-
12. cidas quando o telefone tinha disco e que, em caso
13. de urgência, enviavam telegramas) é entrar em
14. sintonia com o ritmo atual e acelerado da sociedade
15. on-line. Para os jovens, que não conheceram outra
16. vida, isso é perfeitamente natural.
17. A tecnologia abriu uma porta para que as pesso-
18. as possam estar em contato permanente umas com
19. as outras e para que tenham acesso ininterrupto à
20. informação. Ainda é cedo para conhecer os efeitos a
21. longo prazo da cultura da comunicação. O modelo é
22. espetacular, e seus benefícios para a difusão do co-
23. nhecimento são evidentes. Em contrapartida, a co-
24. nexão permanente parece estar reduzindo o tempo
25. disponível para simplesmente sentar e pensar.
Em relação à frase “Quando estou dando uma bronca, prefiro falar pessoalmente, mas tem coisas que só consigo digitar” (linhas 05 a 07), é INCORRETO afirmar que
Quem é TIM estuda de graça com nosso Cronograma de Estudos!
+
Você que é cliente TIM já tem acesso ilimitado às videoaulas e exercícios de todas as disciplinas do Stoodi, sem consumir seu pacote de dados. Agora, que tal aproveitar acesso gratuito ao nosso Cronograma de Estudos?
Para habilitar seu benefício é preciso:
- Fazer o cadastro ou login no site Stoodi pelo celular
- Estar conectado a uma rede móvel da TIM
Vamos lá? :)