UNAMA 2011

VOLUNTÁRIO

 

A velha tapuia Rosa já não podia cuidar da pequena lavoura que lhe deixara o marido. Vivia só com o filho, que passava os dias na pesca do pirarucu e do peixe-boi, vendido no porto de Alenquer e de que tiravam ambos o sustento, pois o cacau mal chegava para a roupa e para o tabaco. (...) Pedro era, em 1865, um rapagão de dezenove anos, desempenado e forte. Tinha olhos pequenos, tais quais os do pai, com a diferença de que eram vivos, e de uma negrura de pasmar. A face era cor de cobre, as feições achatadas e grosseiras, de caboclo legítimo, mas com um cunho de bondade e de candura, que atraía o coração de quantos lhe punham a vista em cima. (...) Ninguém o podia dizer, mas é certo que até o princípio do ano de 1865, correram tranquilos os dias no cacoal do velho Rosa. Pedro labutava em paz, apesar das desgraças do tempo, ouvidas aos domingos, depois da missa, no adro da matriz. E quando lhe perguntavam se não receava o “recrutamento” dizia, com a candura habitual, que nunca fizera mal a ninguém, e era filho único de mulher viúva. Quem tomaria conta da pobre velhinha? (...) Ela contou-me a sua história, interrompendo-se a miúdo para limpar na manga do vestido as lágrimas que lhe corriam (...)

(...) Ainda há bem pouco tempo, vagava pela cidade de Santarém uma pobre tapuia doida. A maior parte do dia passava-o a percorrer a praia, com o olhar perdido no horizonte, contando com voz trêmula e desenxabida a quadrinha popular:

Meu anel de diamantes caiu n’água e foi ao fundo: os peixinhos me disseram: viva Dom Pedro Segundo.

 

(Inglês de Souza, "Voluntário". In:Contos Amazônicos).

 

No conto "Voluntário", do qual foram tirados os fragmentos acima, Inglês de Souza faz uso da linguagem narrativa. Entretanto, isso não significa que todas as partes de um conto sejam narrativas, uma vez que gêneros com linguagem especificamente narrativa são raros. De modo geral, o que se tem é uma mistura de linguagens num mesmo texto, embora exista a predominância de uma delas.

Com base nesse pensamento, avalie as passagens presentes nas alternativas a seguir e indique a que se caracteriza mais como descritiva:

Escolha uma das alternativas.

Helpy PRO

Recebemos sua dúvida! Em breve enviaremos a resolução para seu email de cadastro.

As dúvidas serão atendidas por ordem de chegada. Enquanto isso, continue seu Plano de Estudos ;-)

Helpy PRO é uma ferramenta exclusiva para assinantes dos planos Avançado e Stoodi Carreiras e foi feita para tirar suas dúvidas com nossos monitores.
Inicialmente disponível para .

Saiba mais sobre o Helpy PRO Conheça nossos planos

Você pode acompanhar o seu progresso em cada matéria durante seus primeiros 15 dias no Stoodi.