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Exercícios de Orações Coordenadas

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  1. 1. CESGRANRIO 2000
    Perfeição Vamos celebrar a estupidez humana A estupidez de todas as nações (...) Vamos celebrar a estupidez do povo Nossa policia e televisão (...) Vamos celebrar a fome (...) Vamos celebrar nossa bandeira Nosso passado de absurdos gloriosos (...) Tudo o que é normal Vamos cantar juntos o Hino Nacional (...) Venha, o amor tem sempre a porta aberta E vem chegando a primavera Nosso futuro recomeça: Venha, que o que vem é perfeição. Legião Urbana A última estrofe confirma o apelo que caracteriza todo o texto. Este apelo é reforçado em "Venha. QUE o que vem é perfeição.” (v. 13), onde o QUE tem valor
  2. 2. FGV 2007
       Pastora de nuvens, fui posta a serviço por uma campina tão desamparada que não principia nem também termina, e onde nunca é noite e nunca madrugada.    (Pastores da terra, vós tendes sossego, que olhais para o soi e encontrais direção. Sabeis quando é tarde, sabeis quando é cedo. Eu, não.) Esse trecho faz parte de um poema de Cecília Meireles, intitulado Destino, uma espécie de profissão de fé da autora. O conjunto das duas orações coordenadas que compõem o segundo verso da segunda estrofe - "que olhais para o sol e encontrais direção" -tem sentido
  3. 3. FUVEST 2001
    Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção MAS, apenas em:
  4. 4. FUVEST 1999
           Transforma-se o amador na cousa amada,      por virtude do muito imaginar;      não tenho, logo, mais que desejar,      pois em mim tenho a parte desejada.          Se nela está minh'alma transformada,          que mais deseja o corpo de alcançar?          Em si somente pode descansar,          pois consigo tal alma está liada.      Mas esta linda e pura semideia,      que, como um acidente em seu sujeito,      assi co a alma minha se conforma,          está no pensamento como ideia:          e o vivo e puro amor de que sou feito,          como a matéria simples busca a forma. (Camões, ed. A. J. da Costa Pimpão) A relação semântica expressa pelo termo LOGO no verso "Não tenho, LOGO, mais que desejar" ocorre igualmente em:
  5. 5. G1 1996
    Em qual das orações a seguir, a conjunção coordenativa POIS estabelece uma conclusão?
  6. 6. UERJ 2001
    "A Internet é o portal da nova era, mas apenas 3% da população brasileira têm hoje acesso à rede." ('O Globo'. 09/07/2000) Analisando o emprego do conectivo MAS na construção acima, é possível concluir que, além de ligar duas partes da frase, ele desempenha a seguinte função:
  7. 7. FGV 2002
       Inicialmente, deve-se estudar a sociedade no seu aspecto exterior. Considerada sob esse ângulo, aparece como formada por uma massa de população, com uma certa densidade, distribuída de uma certa maneira sobre o terreno, dispersada na zona rural ou concentrada nas cidades etc.; ocupa um território mais ou menos extenso, situado de tal ou qual maneira com referência aos oceanos e aos territórios dos povos vizinhos, cortado mais ou menos intensamente por cursos de água, por vias de comunicação de todos os tipos, que estabelecem uma relação mais frouxa ou mais intima entre os habitantes. Este território, suas dimensões, sua configuração, a composição da população que se desloca sobre sua superfície são fatores naturalmente importantes da vida social; este e o substrato e, tal como no indivíduo a vida psíquica varia segundo a composição anatômica do cerebro que a sustem, os fenômenos coletivos variam segundo a constituição do substrato social. Existe portanto um lugar para uma ciência social que faça essa anatomia; e visto que esta ciência tem por objeto a forma exterior e material da sociedade, propomos chamá-la de MORFOLOGlA SOCIAL. (DURKHEIM, p. 42. Organizador José Albertino Rodrigues. Coordenador Florestan Fernandes. São Paulo: Atica, 1993.) Observe o seguinte fragmento do texto: "Existe portanto um lugar para uma ciência social que faça essa anatomia...". NeIe. há uma conjunção conclusiva que:
  8. 8. ITA 1999
    Parei num cruzamento. Lembrei-me do garoto do porão. Se um dia eu precisasse fugir, tentaria levá-lo comigo. Queria dar a ele uma chance. Atravessei a rua e me lembrei de como eu era diferente, apenas algumas semanas atrás. Não vacilava ao receber uma ordem, por mais incompreensível que fosse. Ler algumas páginas do diário do Dr. Bertonni foi o mesmo que virar o mundo pelo avesso. Eu tinha direito a ração, casa e trabalho. Pensava que fosse feliz por isso. Enquanto desvendava a história do mundo, através dos antigos jornais e pelo diário, era tomado pelo medo. Muitas vezes pensei ter perdido a felicidade por saber tanto. Mas agora eu percebo: meses atrás eu não era feliz, mas apenas ignorante. Costa, Marcos Túlio. O CANTO DA AVE MALDITA. Rio de Janeiro: Record, 1986. Nesse mesmo texto, assinale a opção correspondente a função da conjunção 'mas' na última linha do texto:
  9. 9. UNIFESP 2008
       E disse [Deus]: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele.    E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres.    Assim, pois, riu-se Sara consigo, dizendo: Terei ainda deleite depois de haver envelhecido, sendo também o meu senhor já velho? (...)    E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado.    (www.bibliaonline.com.br, Gn 18. 10-12; 21, 2.) Em - Assim, POIS, riu-se Sara consigo... - ...que Deus LHE tinha falado. a conjunção POIS tem valor _________ e o pronome LHE refere-se ao termo _________ . Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com
  10. 10. UFC 1999
    Identifique o valor semântico da conjunção 'E' nos períodos a seguir. I - O poeta nasceu ao final das duas primeiras décadas deste século 'E' ainda continua perplexo dentro deste mundo atormentado. II - As pessoas conviviam com personalidades de todos os matizes 'E' aprendiam a lidar com gente boa e gente má. III - Por amar Fortaleza, o poeta fez-lhe um canto de amor 'E' o leu ao receber o título de 'Cidadão de Fortaleza'. Assinale a opção cuja sequência corresponde à relação existente entre as orações dos períodos I, II e III.
  11. 11. FCMMG 2012
    “Somos pacifistas mas não abrimos mão de estudos e manipulações científicas que se entrelaçam, quer para fins bélicos ou pacíficos”. A conjunção mas, destacada no fragmento, estabelece relação lógico-semântica de
  12. 12. EEAR 2019
     Marque a alternativa incorreta quanto à classificação das orações coordenadas sindéticas destacadas.   
  13. 13. UPF 2014
    Vespertina tropical   Então Deus, tendo acabado de criar o firmamento e os continentes, o homem e a mulher, a zebra, os elétrons, o umbu e a neblina, quis dar um último toque em Sua obra: num arroubo de lirismo, lá pelas 17h54 do sexto dia, pintou a aurora boreal. É, de fato, um troço estupendo: mais bonito que o pôr do sol, mais improvável que a girafa, mais grandioso que o relâmpago. Era pra ser o corolário da criação, a maior atração da Terra, diante da qual casais em lua de mel deixariam cair os queixos, japoneses ergueriam as câmeras e mochileiros bateriam palmas, contentes por terem nascido neste planeta abençoado e multicolor, mas, infelizmente, como se sabe, a aurora boreal não pegou.  Claro: é longe, é raro e é muito cedo, como esses espetáculos incríveis encenados domingo de manhã no Sesc Belenzinho. Imagina se a aurora boreal fosse nos trópicos, seis e meia da tarde? O sujeito tá num táxi na avenida Atlântica, olha pro lado, o céu todo verde e amarelo e laranja e roxo, saca o celular, faz um “selfie” [tava louco pra usar essa palavra], posta “#vespertinatropical!!!” e segue pra casa, satisfeito. Mas não, é pra lá da Groenlândia, 4h30 AM, ninguém sabe quando: aí, não adianta reclamar que o público é ignorante e prefere a caretice hollywoodiana de um arco-íris.  Fosse só a aurora boreal, beleza, mas a natureza tá cheia de desarranjos semelhantes. Não surpreende: ela foi criada há milhões de anos, nunca passou por uma revisão e ainda é administrada pelo fundador. Se eu fosse Javé, chamava uma dessas consultorias especializadas em fazer a transição de empresas familiares para organizações, digamos, mais competitivas, e dava um choque de gestão. Nem precisa gastar muito, basta alocar melhor os recursos.  Veja os cometas, por exemplo. Tudo espalhado por aí, nos visitam só a cada 70, cem anos, às vezes chegam de lado, outras vezes de dia, ninguém vê, baita desperdício de energia. Por que não otimizar essas órbitas? Fazer com que venham cinco, dez ao mesmo tempo na noite de Réveillon, proporcionando uma queima de fogos global à nossa sofrida humanidade?  A gravidade é outro assunto que merece uma calibrada: tem que ser mesmo 9,8 m/s2? Por quê? Como Deus chegou a esse número? Gostaria que Ele abrisse as planilhas para entendermos se cada m/s2 é realmente necessário. Com metade dessa atração, nós continuaríamos colados ao chão e seria muito mais agradável se locomover por aí. O mínimo que o Senhor poderia fazer era dar uma amainada de dezembro a março: imagina que alívio encarar esse calorão com 25% menos esforço, durante a “Gravidade de Verão”. Sem falar, óbvio, em 50% para grávidas, idosos e cadeirantes.  Não tenho dúvida de que o Todo Poderoso resistirá a essas e outras reformas. Criar o Universo é o tipo da coisa que infla um pouco o ego do sujeito, mas seria bom se Ele se animasse a colocar o mundo nos eixos - literalmente: já repararam como a Terra gira toda torta, envergada como um frei Damião?  Se meu pacote de sugestões não puder convencê-Lo pelo bom senso, quem sabe ao menos uma parte cutuque a Sua vaidade? Ora, El Shaddai, a aurora boreal é um negócio tão lindo, tão grandioso, tão divino, não é justo que siga sendo exibida, ano após ano, apenas para os ursos-polares, as focas e a Björk, é ou não é?    PRATA, Antonio. “Vespertina Tropical”. Folha de São Paulo. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2014/02/1406077-vespertina-tropical.shtml. Acesso em 21 mar. 2014  “O sujeito tá num táxi na avenida Atlântica, olha pro lado, o céu todo verde e amarelo e laranja e roxo, saca o celular, faz um “selfie” [tava louco pra usar essa palavra], posta “#vespertinatropical!!!” e segue pra casa, satisfeito” (ref. 11). Considerando o trecho acima, extraído do texto, é correto afirmar que:    
  14. 14. UFSM 2007
    Observe a pontuação do seguinte texto: Nesta eleição, pela última vez, vigora a verticalização das candidaturas e, pela primeira vez, os partidos pequenos jogam seu futuro na exigência de fazer um mínimo de 3% da votação nacional, na chamada cláusula de barreira. Para se adequar às exigências de pontuação da norma culta, seria necessário o emprego de uma vírgula para 
  15. 15. Espcex (Aman) 2016
    Assinale a alternativa em que está destacada uma oração coordenada explicativa.
  16. 16. UNEMAT 2009
    Analise o funcionamento das conjunções em destaque nos seguintes enunciados.   I. Como proteger seu dinheiro    O novo guia para você entender o efeito da crise global no seu bolso - e as melhores estratégias para enfrentar estes tempos de aperto. (Época, 28/02/09)   II. Internet sem sair do sofá   Novas tecnologias levam os vídeos da rede à TV da sala. Portanto, começa uma nova batalha pela sua audiência. (Adaptado. Época, 28/02/09)   III. A verdade crua, assada e cozida   Um novo estudo sobre os efeitos da carne sugere que ela pode ser nociva - mas apenas em excesso. É o argumento que faltava para quem adora um filé. (Época, 28/02/09)   As conjunções “e”, “Portanto” e “mas” estabelecem entre as orações, respectivamente, relação de:
  17. 17. ENEM PPL 2012
    O bonde abre a viagem, No banco ninguém, Estou só, Estou sem. Depois sobe um homem, No banco sentou, Companheiro vou. O bonde está cheio, De novo porém Não sou mais ninguém. ANDRADE, M. Poesias completas. Belo Horizonte: Itatiaia, 2005. Em um texto literário, é comum que os recursos poéticos e linguísticos participem do significado do texto, isto é, forma e conteúdo se relacionam significativamente. Com relação ao poema de Mário de Andrade, a correlação entre um recurso formal e um aspecto da significação do texto é
  18. 18. UFMS 2009
    Analise os dois períodos abaixo.   I. Às quatro horas da madrugada, enquanto os habitantes da cidadezinha ainda dormiam, as corujas foram testemunhas de um crime pavoroso. II. Eram quatro horas da madrugada, os habitantes da cidadezinha ainda dormiam e as corujas foram testemunhas de um crime pavoroso.   Assinale a alternativa correta.
  19. 19. UFAM 2009
    Assinale a oração em que ocorrem orações coordenadas e subordinadas:
  20. 20. UFAC 2011
    Para responder à questão, leia os fragmentos a seguir, retirados da reportagem Cientistas criam árvore artificial contra aquecimento global, publicada no site da BBC.   Um grupo de cientistas da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, anunciou ter criado árvores artificiais que podem ajudar no combate ao aquecimento global, já que absorvem CO2 da atmosfera quase mil vezes mais rapidamente do que árvores de verdade. Disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/07/090708arvoressinteticasebc.shtml.   A oração “que podem ajudar no combate ao aquecimento global” deve ser classificada como:
  21. 21. FGV-SP 2011
    Em Defesa dos Adjetivos Muitas vezes nos mandam cortar nossos adjetivos. O bom estilo, conforme dizem, sobrevive perfeitamente sem eles; bastariam o resistente arco dos substantivos e a flecha dinâmica e onipresente dos verbos. Substantivos e verbos bastam apenas a soldados e líderes de países totalitários. Pois o adjetivo é o imprescindível avalista da individualidade de pessoas e coisas. Vejo uma pilha de melões na bancada de uma quitanda. Para um adversário dos adjetivos, não há dificuldade: “Melões estão empilhados na bancada da quitan da.” Todavia um dos melões é pálido; outro é verde, imaturo, cheio de arrogância juvenil; outro ainda tem faces encovadas e está perdido num silêncio profundo e fúnebre, como se não suportasse a saudade dos campos da Provença. Não há dois melões iguais. Uns são ovais, outros são bojudos. Duros ou macios. Têm cheiro do campo, do pôr do sol, ou estão secos, resignados, exauridos pela viagem, pela chuva, pelo contato das mãos de estranhos, pelos céus cinzentos de um subúrbio parisiense. Vida longa ao adjetivo! Pequeno ou grande, esquecido ou corrente. Precisamos de você, esbelto e maleável adjetivo que repousa delicadamente sobre coisas e pessoas e cuida para que elas não percam o gosto revigorante da individualidade. Cidades e ruas sombrias se banham de um sol pálido e cruel. Nuvens cor de asa de pombo, nuvens negras, nuvens enormes e cheias de fúria, o que seria de vocês sem a retaguarda dos voláteis adjetivos? A. Zagajewski, http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-52. Adaptado.   Considere as seguintes afirmações sobre o texto: I. Com as expressões “flecha dinâmica” e “voláteis adjetivos”, referindo-se, respectivamente, a “verbos” e “nuvens”, o autor obtém efeito expressivo com base na reiteração semântica. II. A possibilidade do contraditório, como parte da argumentação, não foi considerada pelo autor. III. Na afirmação de que o adjetivo pode ser “esquecido ou corrente” , está pressuposta a variação histórica da língua. IV. A estrutura sintática do texto inclui tanto frases nominais e períodos simples quanto orações coordenadas e subordinadas. Pode-se inferir apenas o que se afirma em
  22. 22. UNAMA 2007
    “O ditador caiu duma cadeira, os árabes deixaram de vender petróleo, o morto é o melhor amigo do vivo, as coisas nunca são o que parecem, quando vires um centauro acredita nos teus olhos, se uma rã escarnecer de ti atravessa o rio. Tudo são objectos. Quase.” (José Saramago, Objecto Quase)   Na construção desse parágrafo, Saramago valeu-se de diferentes recursos de linguagem cujo resultado evidencia seu singular estilo como prosador.   Avalie as seguintes afirmações sobre o uso desses recursos para assinalar a alternativa que aponta os que foram empregados pelo escritor:   I. O primeiro período é constituído por orações predominantemente justapostas, como um mosaico. II. Cada oração desse primeiro período contém uma declaração que contradiz a expectativa racional do leitor. III. Essa inversão de expectativa se torna coerente graças às duas últimas frases do parágrafo.    São corretas:
  23. 23. UNEMAT 2006
    Sopa picante de morango Misture os morangos com o açúcar e a pimenta. Reserve por 1 hora. Passe ao copo do liquidificador. Junte sucos de tomate, sal e creme de leite. Bata bem. Reserve. Esfregue o alho nas fatias de pão ciabalta. Pincele azeite. Toste no forno. Retire. Reserve. Ferva a sopa por 5 min (em dias quentes, pode-se servi-la fria). Sirva sopa, com 1 pingo de creme de leite, e fatias de ciabalta. Revista Caras nº35   Com base na análise do texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  24. 24. FGV 2014
    VIAGEM INTERIOR DE KEROUAC Adaptações literárias representam um risco enorme e Walter Salles sabe bem disso. Seu longa de estreia, "A Grande Arte" (1992), não escapou do fiasco apesar de roteirizado pela mesmo Rubem Fonseca, que escreveu o livro. Na década seguinte, Salles foi ainda mais ousado, dessa vez com melhor resultado, ao adaptar para o sertão nordestino a prosa de lsmail Kadaré, cujo primoroso romance "Abril Despedaçado" se passava nas montanhas da Albânia. Em 2004, ele trabalhou com o roteirista porto­riquenho Jase Rivera em "Diários de Motocicleta': baseado nas notas de viagem de Che Guevara e nas memórias de Alberto Granado.  A experiência bem-sucedida fez com que a parceria com Rivera fosse reeditada em mais um road movie, só que as semelhanças entre "Diários" e "Na Estrada': dois filmes sobre jovens amigos aventureiros, são menores do que parecem. Enquanto em um, suas vidas são mudadas para sempre pela paisagem humana da America Latina, no outro, as estradas norte-americanas servem apenas como rota de fuga e deslocamento, jamais como elemento transformador. É justamente este um dos aspectos que mais pode desagradar aos cultuadores da obra de Kerouac: ao condensar o livro, o roteiro deixou de lado boa parte dos momentos em que se bota a pé na estrada.  Marcelo Janot, O Globo, 13/7 /2012. Adaptado.    Considere as afirmações sobre os seguintes trechos do texto: I. "Seu longa de estreia": encontra-se, em um dos vocábulos desse trecho, um exemplo de derivação imprópria, que é um dos processos de formação de palavras.  II. "só que as semelhanças entre 'Diários' e 'Na Estrada"': a expressão sublinhada tem valor adversativo.  III. "um dos aspectos que mais pode desagradar": o verbo "poder" dessa frase deveria estar no plural, de acordo com a norma culta.   Está correto apenas o que se afirma em
  25. 25. UFAM 2009
    Assinale a opção em que o período é composto por coordenação e subordinação:
  26. 26. UNIR 2010
    Por onde anda Emília?   Dona Benta e Tia Anastácia faleceram, Rabicó virou presunto há muito tempo, Pedrinho e Narizinho tornaram-se adultos e sumiram. Mas Emília continua viva. Idosa agora – mesmo bonecas envelhecem –, ela continua a mesma contestadora de sempre. Continua em busca da Casa das chaves, aquela em que penetrou buscando desligar a Chave da Guerra (mas enganou-se: desligou a Chave do Tamanho, e tornou-se a precursora – bem melhor que a sequela – do filme Querida, encolhi as crianças). As chaves que Emília agora quer desligar são as chaves da Pobreza, do Desemprego, da Fome. Mas será difícil. Se não conseguiu isso há 50 anos, não conseguirá agora, que sua energia é muito menor.   Emília sonha. Com que sonha? Com o Sítio do Picapau Amarelo. E sonha que o sítio está sendo invadido pelos sem-terra, que ali tentam se instalar. Querem plantar, no que era o território da fantasia, milho e feijão. Emília hesita; seu lado anarquista quer aderir aos invasores, seu lado conservador acha isso uma barbaridade. Procura uma resposta, mas não acha; o único que poderia aconselhá-la, o amável escritor chamado Monteiro Lobato, morreu há muito tempo. SCLIAR, Moacyr. In MESQUITA, R.M. Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2007.   Sobre usos de recursos linguísticos e textuais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A relação intertextual com o filme Querida, encolhi as crianças mostra o mesmo engano tanto na obra A Chave do Tamanho quanto no filme. ( ) O período "Se não conseguiu isso há 50 anos, não conseguirá agora, que sua energia é muito menor." é constituído de três orações, uma principal, uma subordinada e uma coordenada. ( ) As várias frases curtas que iniciam o segundo parágrafo imprimem tom oral, ênfase informacional e ritmo aligeirado. ( ) O primeiro período do texto traz as ideias de cada oração em igualdade de posição sintática e semântica pelo uso do processo de coordenação.   Assinale a sequência correta.
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