Sabe aquela vaga na universidade dos sonhos? Ela pode ser sua!

Matricule-se agora
Vagas abertas para o Extensivo 2022
Pessoa com tinta no rosto e com a palavra 'aprovadx' na testa sorrindo

FMC 2022

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: 

Disparidade na saúde: como a desigualdade social afeta o acesso à saúde

A desigualdade social é um fator debilitante em qualquer comunidade. E, assim como afeta o padrão de vida das pessoas e a atenção dedicada aos cuidados mais básicos dos indivíduos, ocorre uma disparidade na saúde que não pode ser ignorada.

1O acesso à saúde é um problema que afeta não apenas os países em desenvolvimento, mas nações tidas como superpotências. É o caso dos EUA, que já vêm relatando estudos cujos prejuízos são calculados aos montes em decorrência da desigualdade social.

Em 2011, um estudo foi conduzido e mostrou que os custos no setor teriam uma economia anual de US$ 15,6 bilhões se não houvesse essa disparidade na saúde. Isso ocorreu por conta da análise de que certas doenças (como diabetes, hipertensão, derrame, entre outras) não afetariam as camadas mais carentes da sociedade se elas tivessem o mesmo acesso à saúde do que os cidadãos com mais poder aquisitivo.

2No Brasil não é diferente. O baixo investimento – apenas 10,7% do orçamento total dos governos – no setor é um grande contraste com a necessidade de uso do sistema público de saúde do país, o SUS.

Pesquisa aponta que sete em cada dez brasileiros usam o SUS, e o país ainda acumula uma carência com cerca de 30 milhões de pessoas sem acesso à saúde.

3Há, portanto, uma disparidade na saúde que pode e deve ser analisada com base nos desafios, seus impactos e as soluções para reduzi-la gradualmente.

Fragmento. Disponível em: https://nexxto.com/disparidade-na-saude-como-a-desigualdade-social-afeta-o-acesso-a-saude/ Acesso em: 25 out. 2021. 
 

“O acesso à saúde é um problema que afeta não apenas os países em desenvolvimento, mas nações tidas como superpotências.” (ref. 1)

A relação que se estabelece entre os dois termos acima demarcados é de 

Escolha uma das alternativas.