Exercícios de Baixa Idade Média - Aspectos Culturais

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  1. 1. UFRGS 2011
    A Idade Média também foi denominada o "tempo das catedrais". Data deste período da História a construção da catedral de Burgos, na Espanha, reproduzida na flgura abaixo O estilo arquitetônico da catedral de Burgos é o
  2. 2. UNIFESP 2008
    Houve, nos últimos séculos da Idade Média ocidental, um grande florescimento no campo da literatura e da arquitetura. Contudo, se no âmbito da primeira predominou a diversidade (literária), no da segunda predominou a unidade (arquitetônica). O estilo que marcou essa unidade arquitetônica corresponde ao
  3. 3. UFPI 2007
    Sobre a cultura na Idade Média, é correto afirmar que:
  4. 4. UFRN 2002
    A catedral de Chartres, reproduzida na figura a seguir, e representativa da arquitetura gótica, que predominou na Baixa Idade Média. Esse estilo arquitetônico está ligado às circunstâncias históricas e às concepções religiosas do final da Idade Média. Nesse sentido, o estilo gótico relaciona-se
  5. 5. UFJF 2006
    As primeiras universidades criadas na Baixa Idade Média foram a Universidade de Bolonha e a de Paris. Em sua grande maioria, eram ligadas à Igreja, fundadas pelo Papa ou por eIe confirmadas. Monarcas e príncipes também julgavam-se no direito de poder criá-Ias. Sobre as universidades medievais, é INCORRETO afirmar que:
  6. 6. UFRGS 2014
    Leia o segmento abaixo. O homem medieval pensa no cotidiano usando os mesmos moldes de sua teologia. HUIZINGA, Johan. O outono da Idade Média. São Paulo: Cosacnaify, 2010. p. 375. A base da teologia, no mundo medieval, sustenta-se
  7. 7. PUC-PR 2003
    "Como instituição, a Universidade possuía simultaneamente uma influência limitadora e libertadora. Como aspecto limitador, ela era o baluarte da fé e da Igreja, o instrumento dos papas, reis, prelados e das ordens religiosas, que dela obtinham um novo estamento clerical formado por especialistas e nas leis civis, tais homens tornaram-se auxiliares valiosos para o ascendente poder da lgreja e das monarquias. Mas as universidades eram também oásis de liberdade, onde todas as questões cuja discussão estava proibida em outras partes eram debatidas com o que críticos hostis consideram descarado atrevimento. Seria difícil pensar qualquer problema espinhoso relativo a Deus, o mundo, a lgreja, o cristianismo e o dogma que não tenha sido discutido em tais bases nas universidades dos séculos Xlll e XIV" (Inácio, Inês C. e Luca, Tania Regina de. 'O Pensamento Medieval'. São Paulo. Ática. 1988). Analise as afirmações sobre as universidades medievais. I - A palavra universidade significava inicialmente uma associação ou corporação de ofícios, reunindo professores e estudantes. II - O ensino nas universidades era ministrado somente em grego por ser uma lingua clássica e de acesso a apenas poucos privilegiados. III - Medicina, Direito, Teologia e Artes eram cursos encontrados nas universidades medievais. IV - Salerno ficou famosa pelos estudos de Medicina enquanto que Bolonha distinguiu-se nos estudos de Direito. V - A Igreja Católica não reconheceu o valor das universidades inclusive proibiu suas ordens de nelas lecionarem. Estão corretas:
  8. 8. UEPB 2014
    A questão central que vai atravessar todo o pensamento filosófico medieval é a harmonização de duas esferas: a fé e a razão. Assinale a alternativa correta:
  9. 9. UFSM 2015
    No princípio do século XII, teve início na Europa uma economia fundada no comercio, e o centro da vida social deslocou-se do campo para as cidades, surgindo uma nova classe social: a burguesia urbana. Também resultado desse processo, a arte românica passou a ser abandonada em favor de um novo estilo, a arte gótica, a qual apresentava as seguintes características arquitetônicas:
  10. 10. UFG 2008
    Leia o texto. "Somos anões carregados nos ombros de gigantes. Assim vemos mais, e vemos mais longe do que eles, não porque nossa visão seja mais aguda ou nossa estatura mais elevada, mas porque eles nos carregam no alto e nos levantam acima de sua altura gigantesca". (LE GOFF, Jacques. "Os intelectuais na Idade Média". Rio de Janeiro: José Olímpio. 2003. p. 36.) As Universidades nasceram no Ocidente, nos séculos XII e XIII, no cenário do renascimento urbano, ligadas ao desenvolvimento da escolástica e sob o peso da contribuição greco-árabe. O texto apresentado acima é uma citação do mestre Bernard, professor do principal centro científico do século XII, a Escola de Chartres, e expressa uma nova concepção do que é a ciência e o conhecimento. Nesse período, conhecer significava
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