UEM 2006

O domínio da fé é uno, mas há um triplo estatuto na Ordem. A lei humana impõe duas condições: o nobre e o servo não estão submetidos ao mesmo regime. Os guerreiros são protetores das igrejas. Eles defendem os poderosos e os fracos [...]. Os servos, por sua vez, têm outra condição. Esta raça de infelizes não tem nada sem sofrimento. Quem poderia reconstituir o esforço dos servos, o curso de sua vida e seus numerosos trabalhos? Fornecer a todos alimento e vestimenta: eis a função do servo. A casa de Deus que parece una é portanto tripla: uns rezam, outros combatem e outros trabalham. Todos os três formam um conjunto e não se separam: a obra de uns permite o trabalho dos outros dois e cada qual por sua vez presta apoio aos outros.

Bispo Adalberon de Laon, século XI. In: FRANCO JR, H. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

 

O fragmento de texto citado acima sintetiza, de forma admirável, a concepção de ordem social prevalecente na sociedade feudal europeia. A respeito da ordem social feudal, destaca-se o fato de que

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